sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ENTREGA DAS MENSAGENS

Entrega das mensagens
''Levanta-te que te pertence esse negocio e nós seremos contigo. Tem bom animo e faze-o assim.
Então Esdras se levantou e ajuramentou os principais....'' Esdras 10:4-5

A Bíblia parece uma grande cocha de retalho , onde um versículo sempre completa o outro para formar um texto que serve para formar diversas mensagens para toda necessidade humana. No versículo 4 do capitulo 10 de Esdras , já observamos um verbo de incentivo''levanta-te''. Tudo leva a crer que Esdras estava sentado ou deitado. Mas não era no físico e sim no espiritual.

Esdras estava desanimado. Já se passara muitos anos e as promessas não estavam sendo cumpridas. Já havia acomodação dos judeus em terras estranhas, Já tinham organizado suas vidas , e já tinham se casados com mulheres estrangeiras , coisa que Deus não estava gostando e que desaprovava e aquele servo do Deus altíssimo tinha naquela hora a obrigação de orientar seus irmãos.

A tarefa não era fácil. Ele tinha que juntar o povo e cada homem era obrigado a mandar embora suas mulheres com seus filhos. Não foi fácil , obedecer essa ordem. Mas não se pode questionar uma ordem que vem do alto e naquela época Deus deu essa ordem que foi a única em toda história da humanidade e que podemos chamar de ''divorcio coletivo''.

Na realidade , Esdras estava desanimado, Muitas vezes estamos desanimados da mesma forma de Esdras. As vezes é tão difícil dar um recado do Deus altíssimo e isso me lembra do meu pastor Rogério que uma vez estava em um dilema terrível e me confidenciou a angustia que estava sentindo por ter que dar um recado muito triste a uma irmã relativamente jovem ,da nossa igreja.

Dizia-me ele :''Irmã eu tenho um recado do Senhor para a irmã Lúcia (fictício) '' e eu perguntei qual era o recado e ele me falou que ela ia para a glória e que o tempo dela nesta vida estava concluído. Confesso que fiquei angustiada pois eu a amava muito e ela me ajudava demais na
Escola Bíblica Dominical onde eu era a diretora. Naquela noite o sermão era justamente para
ela e o versículo dizia ''Prepara-te ó Israel para encontrares com teu Deus''.Amós 4:12

A glória é maravilhosa, mas parece que muito de nós não quer ir logo , sempre tem aquela desculpa ''eu ainda tenho muito que fazer aqui''. Tinha uma irmã que estava muito doente e o pastor foi na casa dela e começou a orar pela recuperação da sua saúde e dizia ele:
Senhor abençoe a nossa amada ,com a benção da saúde e ela respondeu ''amem'' e ele continuou orando e ela sempre dizendo ''amém'' mas na hora que ele falou:
Olha Senhor se ela não está mais nos seus planos prepara e leva. A irmã abriu os olhos e balbuciou em alta voz :''Hummmmmmmmmmm''


Para Esdras a ordem era para levantar-se , ter bom animo e agir mesmo porque ele não estava sozinho havia a promessa de que Deus estaria com ele. Se você tem alguma mensagem de Deus e tem certeza que não é ilusão do coração entregue . Ore , peça confirmação e entregue por mais difícil que seja. Faça como Esdras . Foi muito difícil . Eram famílias inteiras com crianças, mas quando Deus manda ele se responsabiliza. Tenho certeza que o coração maravilhoso e
grandioso do nosso Senhor não deixou que nada faltasse para aquelas mães e para aquelas crianças.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O MANÁ ENVELHECIDO

O maná envelhecido


''E vendo os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto'' Êxodo 16:15

Qual é o maná de hoje?
Esta é uma pergunta bem interessante, já que vamos falar sobre alimentos e a resposta é: Maná
envelhecido.
A palavra ''maná '' significa no hebraico a expressão ''Que é isto ?'' e o termo envelhecido quer
dizer que o alimento já não possui os ingredientes nutritivos de uma alimentação sadia.

A historia Bíblica descrita no livro de Êxodo , narra que os judeus começaram a murmurar sobre a
alimentação e falavam : '' Melhor seria ,que tivéssemos morrido no Egito entre as panelas de carne e pão.'' Ex 16:3. Deus ouviu as murmurações ,chamou Moisés e disse :'' Informe ao povo que terão carne e pão;

Tudo se cumpriu . A tarde havia cordonizes e pela manhã, depois que o orvalho evaporou, havia
algo parecido com escamas que deixaram os judeus intrigados e foi quando surgiu a pergunta :
'' Que é isto?'' ou seja ''Maná''.

A primeira lição que tiramos deste texto é que Deus ouve tudo. Ele escuta as orações, as petições
e as murmurações e quando promete cumpre. É melhor orar e pedir que murmurar. A murmuração
no plano espiritual é duvidar do poder do Senhor além de ofendê-lo..

Havia também uma ordem : Cada um teria direito a um gômer isto é 3,6 litros por dia e na sexta-feira recolheria dobrado , visto que não podiam colher no sábado. Essa foi uma partilha tão perfeita que
o versículo 18 diz ''Porém medindo-o com o gômer não sobejava ao que colhera muito e nem faltava ao que colhera menos...'' Eles recolhiam o maná , cozinhavam e faziam bolos para se alimentarem e esse bolo tinha gosto de mel.

O interessante é que eles saíram do Egito com uma promessa bem antiga que era de ir para uma terra onde ''Mana leite e mel'' No nosso idioma duas palavras iguais , mas um sinal na letra (a) ,muda o sentido ,porque uma é verbo e a outra substantivo comum,( mana e maná).

A maior parte não viu a terra prometida, porque não souberam esperar o cumprimento da promessa e fizeram um bezerro de ouro. Muitas vezes perdemos a benção porque não sabemos esperar o tempo de Deus e nas provas somos reprovados.

Mas havia uma ordem , não guardar o maná para o dia seguinte e na sexta-feira colher dobrado
porque no sábado não era permitido recolher nada. Mesmo assim aconteceu de alguns não querer obedecer e guardou mas viu o maná apodrecer , ficando cheio de bichos e com mal cheiro.

O maná era da seiva do tamarindo e tinha o sabor de mel e ainda hoje as crianças árabes recolhem maná antes do nascer do sol. O maná foi o alimento feito pelo milagre de Deus e alguns dizem que ele tinha a forma de semente de coentro.

Nos dias de hoje o maná é a palavra de Deus. Da mesma forma que corpo precisa de alimento a alma também precisa. É muito importante meditar na palavra de Deus porque ela se renova todos os dias. Muitas vezes um texto tem uma maneira de interpretação em uma pregação e em
outro dia o mesmo texto vem com uma conotação completamente diferente. É o maná novo alimentando o espirito.

O salmo 119:103 diz ''Quão doce são as tuas palavras ao meu paladar mais que o mel''. Quando perdemos tempo com coisas fúteis, assistindo e ouvindo o que não edifica ''teremos uma tristeza infinita porque o que comemos para a alma não nos alimenta para o céu'' (Meditação do céu).

A Bíblia é o alimento do crente .Ela é o maná que caiu do céu. Sua leitura tem os ingrediente certos para todas as áreas da nossa vida. Muitas vezes escutamos pessoas afastadas do evangelho
relembrando sermões do passado , relembrando quando foram batizadas com o Espirito Santo, relembrando os hinos que gostavam de louvar , quando tinham oportunidade, relembram as vigílias ,e as orações no monte. São os crentes que vivem do maná envelhecido que não servem para mais nada , são só vagas lembranças de um passado distante .

Um dia perguntei a uma dessas pessoas do ''Museu cristão'' , por que não volta ? que esta fazendo
aqui fora ? E lembrei que o Senhor Jesus um dia vai voltar e que ele ainda tem chance de retomar a caminhada deixar as recordações do passado e volta a ter intimidade com Deus do presente, alimentado seu espirito com o verdadeiro pão da vida e não com um maná envelhecido. E você querido irmão afastado , volte ainda é tempo de aproveitar o maná do dia.