domingo, 10 de julho de 2022

 

TEMPERAMENTO CONTROLADO PELO ESPIRITO SANTO

“Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.  E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.  Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.  Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.  Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.” (Rm 7.15-20)

Todos nós , somos  o  somatório   de  todas as   qualidades  e  defeitos   dos nossos pais.  Temos a  herança genética no físico, na pisque psique humana consiste nos processos psíquicos que podem ser conscientes ou inconscientes. Sigmund Freud, o pai da psicanálise, defendeu a noção que a psique humana está divida em três partes: id (parte inconsciente), ego (parte consciente) e superego.

Mas  tudo se processa  no consciente  (ego). O superego  registra todas  as  proibições , Isso não pode,  aquilo é errado etc... e  nada como a  Bíblia para orientar  .
A  Bíblia, composta por 66 livros, é ela a responsável por guardar os ensinamentos de Cristo. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho", Salmos 119:105

Toda herança genética  traz  no físico , as primeiras evidencias, que  está na  cor  dos olhos , na  cor da pele , na  altura e em toda  aparência,  contudo  ela  vai  precisar de  educação  social  e de educação religiosa.

Porque ela  ainda  será um produto  do meio  em  que  vive porque  precisa  estudar  as  letras   na  área  secular.  Isso  tudo está no físico,  no exterior,  mas  no interior ,na área invisível, está  algo que registra de como realmente somos  que  se  chama temperamento.

Surge a pergunta . O que é Temperamento ? É  a habilidade
que  temos  na interação social. Estamos vivendo uma intolerância  mundial terrível. Estamos  no meio de uma onda  de impaciência gerada pelo corre corre  do  dia  a  dia.

As  vezes  me  pergunto para  que essa  pressa toda?  Para onde se está indo? Se  o  fim é a morte, para que a pressa? A Bíblia  diz : ''1 Timóteo 6:8-10 Se temos  o  que  comer e o  que  vestir e onde morar estejamos  com isso satisfeito''.

Mas  está  no pacote humano , o  temperamento que  pode  ser  dividido em  4 tipos:
Primeiro tipo é  o  sanguíneo- exuberante.
Ele é  cordial,eufórico,vigoroso, folgasão, são  bons vendedores, professores, conferencistas , atores  e  oradores.

O  Segundo tipo é o colérico - intransigente.
Vivaz, ardente,ativo, prático, voluntarioso, auto-suficiente, e independente.  Nunca é  estimulado , ao contrário , estimula os outros.

Terceiro tipo -   Melancólico.
Considerado  hostil , por  ser introvertido, é  abnegado, amigo  fiel  e  confiável. . Não perde a  calma. O  seu ponto de ebulição nunca  se  eleva por isso nunca se enfada. É uma  pessoa boa ,  fácil de  se  tratar e    agradável .

Todos  esses  temperamentos  tem  que  ser controlados pelo Espírito Santo. Todos  eles  podem ser , as  vezes, negativos e  positivos , por  isso o Apóstolo Paulo  escreveu:

“Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.  E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.  Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.  Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.  Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.” (Rm 7.15-20)

Fleumático

Este temperamento é sonhador, pacífico, dócil.
Os fleumáticos prezam a rotina, o silêncio e dificilmente perdem o controle, pois costumam avaliar toda a situação antes de reagir.
Pacientes, observadores e disciplinados, preferem não manifestar suas opiniões em público e não costumam reagir bem às críticas.
  • Pontos fortes: são equilibrados e confiáveis;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: lentidão, resistência as mudanças e indecisão.

 Nascer de  novo pode  fazer um novo homem  e  esse  novo homem é  controlado  Pelo poder do  Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário