terça-feira, 11 de maio de 2021

REFLEXÃO SOBRE OS SALMOS 109, 110 e 111

 ''O  temor  do Senhor  é  o principio  da  sabedoria''  Salmo : 109, 110 ,111



Mais  uma  vez  , fui convidada  pela  Líder  das  mulheres  da  Igreja  Batista  Missionária em  Barra  de  Jangada , a  Irmã  Andressa , para  fazer  uma  reflexão  sobre  os  Salmos  109, 110 e  111.. Para  mim é  uma  honra  participar  desse  trabalho de  Leitura  (em  grupo)  da  Bíblia..


O que são  os  Salmos:?  Para  refrescar  a  memoria, queremos  repetir  que:  Os  Salmos  são orações  poderosas,  que  podem  ser  recitadas ou cantadas ,mas  que  somente  funcionam para  quem  tem  fé.'' Sem fé  é  impossível  agradar a  Deus''. 

''A declaração “sem fé é impossível agradar a Deus” significa que ninguém pode se aproximar de Deus e ter comunhão com Ele se não for através da fé genuína. Na verdade, sem essa fé uma pessoa nem mesmo é capaz de ter a certeza de que Deus existe e se relaciona pessoalmente com o homem. O versículo que traz essa mensagem é Hebreus 11:6, ..''

Exemplos: Salmo 8 serve  para  nos  beneficiar do poder  Divino.

              Salmo 9 nos  protege contra  as injustiças , mentiras e  calunias.

               Salmo  10    para a  prosperidade  e  proteção e o salmo 11  serve  para  vencer  os  conflitos   dolorosos  da  vida.

Como usar  os  Salmos?

 Os  salmos  são  considerados  a ''Magia  da  Bíblia''.  e  são usados:

1- Como  devocional  diário.                                                                                       2- Como Ritual  Simples                                                                                             3-Usar  como Mantra

1-Devocional  Diário-. Leitura  fervorosa  durante as  orações  diárias  

                     2- Ritual  simples  - Fomos  conferir como é o ritual  Simples. Trata-se  de um  ritual            cheio  de  exigências  Vestir  roupas  brancas , acender  velas , Não pode  te r  relações  sexuais , purificar  a  mente  e se  encher de  fervor para  ler  o  Salmo Escolhido.  Também se  escolhe os  4 anjos  ,para  quem  vão  ver  os  Salmos  chamando-os pelos  nomes  de: Anjo Gabriel  ( Salmo  28:7) Anjo Uriel (Salmo 87:20 )  Anjo Raziel  ( salmo  80:10)  Anjo Zuriel (Salmo 89-96).

3 - Usar  o salmo como Mantra.  O mantra  é  usado pelos :

''Os mantras se originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo, bem como notoriamente por práticas espirituais que não têm vínculo com religiões estabelecidas. No tantrismo, são usados para materializar as divindades. O mantra é uma fórmula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente pelos fiéis de certas correntes ''

Bem trazendo para o nosso viver Diário eu diria que é uma verdadeira lavagem cerebral . Senão Vejamos : No meio comercial se usa muito. Na tv ér comum se ver a inofensiva propaganda de determinado produto , ser tantas vezes repetidas que quando se vai ao supermercado já se escolhe o produto da propaganda automaticamente. Por exemplo : Beba coca-cola ou compre extrato de tomate marca peixe.

O nosso cérebro já está tão impregnado que ja escolheu sem sentir por causa da propaganda que fez a lavagem cerebral.

Salmo 109 tem como Epigrafe o titulo ''Imprecaçóes contra o inimigo''.

Imprecações quer dizer: Desejo expresso de que algo de ruim aconteça a um ser, ou a uma coisa.

Imprecações são pragas , maldiçoes e vociferação (gritaria)

O Salmo 109 1- 4 mostra com palavras o sofrimento de Davi, quando foi caluniado, hostilizado , amaldiçoado , humilhado. Fez o bem e recebeu o mal e Davi entra com a imprecação. Ele desejou tudo de ruim para o inimigo, para os filhos do inimigo, para a mulher do inimigo, para seus negócios .

E ele enumera (n) de acontecimentos ruins para toda família. Isso vai na contramão dos ensinamentos Cristãos. No Antigo Testamento era tudo na Lei mas no Novo é tudo na Graça que é um favor imerecido.

O Salmo 109 tem 31 versiculos, assim divididos, ( do 1 até 4 são as queixas) do 5 em diante são as im precações.. Leitura do salmo 109

Salmos 109 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Davi pede a Deus o castigo dos ímpios e que o livre das suas aflições

1. Salmo de Davi. Ao regente do coro. Eu te louvo, ó Deus. Não fiques assim silencioso.

2. Os maus e os mentirosos falam contra mim e me caluniam.

3. Eles dizem coisas terríveis a meu respeito e me atacam sem motivo nenhum.

4. Eles me acusam, embora eu os ame e tenha orado por eles.

5. Eles pagam o bem com o mal e o amor, com o ódi

Salmo 110    as  resposta  de  Deus.

No No  versículo  hum  Deus  responde.  ''Senta-te a  minha  direita  até  que  eu ponha  teus  inimigos  debaixo dos  teus  ´pés''.  Interessante  é  que  Deus mandou  sentar. Por  que ?  Em outras  palavras  ( em pé cansa)   Ele  iria  mandar  Jesus    que  seria  da  linhagem  de  MeMelquisedeque. Alias  Melquisedeque   só é  citado  duas  vezes  na  Bíblia . Em, Geneses  capitulo 14   e  depois  neste  salmo 110; 

O  salmo 111  é  somente  de  glorificação . Bom  escutar o Vidéo  para  completar  todas as  informações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário