sábado, 20 de maio de 2017

GUARDA A FORTALEZA



Resultado de imagem para guarda a tua fortaleza


''O destruidor sobe contra ti. Guarda tu a fortaleza, vigia o caminho, robustece os lombos, arregimenta bem as tuas forças''.   Naum 2:1

Na postagem passada  meditamos  sobre as  muralhas e observamos que o sentido é  mesmo. As muralhas  de Jericó  escrita por  Josué não são tão  diferentes das  fortalezas escritas  pelo Profeta  Naum.

Na primeira são as pedras que  somente  Deus poderia  destruir e  as segundas são os  cuidados que o homem tem  que  ter para preservar  sua pessoa  física , sua alma e  seu espirito.


Naquele tempo as muralhas  guardavam  a cidade e  eram  verdadeiras  fortalezas  para  segurança dos  que habitavam naquele  lugar.

Naum foi um profeta  menor e seu  nome  significa '' o consolador'', e tudo  está  acontecendo em  Nínive a mesma  cidade  que cento e  cinquenta  anos , recebeu a  mensagem trazida por  Jonas.

O  tempo passou e o povo  esqueceu do  que prometera a  Deus. Voltaram  as  ruindades, e as  maldades se  multiplicaram. Chegavam a retirar a pele das  pessoas  e forrarem  suas  tendas.

Estavam fazendo  atrocidades terríveis por  trás  daquelas  muralhas físicas

Todavia  se formos nos  aprofundar neste termo, observaremos  que as  muralhas visíveis   é uma  coisa , mas  existem as invisíveis ,  criadas pelas  circunstancias,  e até criadas  por  nós mesmo.

As criadas  pelas  circunstancias , são  aquelas que  não  dependem de nós. Elas  aparecem  e  nos  cercam com tantas  restrições que é  ai  que  entra o  conselho do profeta  Naum:''Guarda a fortaleza''.

''Guardar a  fortaleza'', não  depende  da nossa  força  física, não  depende da nossa conta  bancária, nem dos  amigos importantes,  nem do nosso nome  de família,  mas  sim da nossa  fé.

Como  exemplo podemos  citar a atual  conjuntura do nosso pais. Podemos  fazer alguma  coisa? Os  desmandos atingiram a  nossa nação e nos  cercaram de  tal forma, que estamos  presos dentro dessa  muralha de   descasos , que  somente  Deus pode nos  ajudar.

Diz o  ditado  que :''Coração é  terra  que  ninguém  pisa''. Somente  Deus pode chegar ao  coração dos  homens e  reverter as  situações. O  desemprego está ''em alta'' dentro  da  muralha construídas pelos  homens .

Está  faltando  tudo em  todas  as  áreas da sociedade, O Brasil está  cercado pelas muralhas das  carências: Nas  escolas, na  saúde publica , na  segurança, nos  meios  de  transporte etc... Somente Deus  pode  fortalecer  a  nossa  fé para  termos  força  de  guardar a nossa  fortaleza.

Paralelo a esse  fato, podemos  falar sobre  as muralhas que  nós mesmo criamos em  redor  da  nossa  vida espiritual. Quando não  aceitamos a  Palavra  de  Deus, estamos  criando uma  muralha espiritual  , onde nada  entra e nada sai.

Na  Bíblia temos , vemos  os exemplos  de Ana e  de  Penina. A  vida  de Penina era  cheia de  filhos  e a  de  Ana  era  vazia.
Quando Ana descobriu  essa  muralha , começou a guardar a fortaleza  através da oração.

E nós? Quantos filhos poderíamos ter, se  guardássemos  a  fortaleza. Somos um povo que poderíamos  ter  muitos "filhos" (empregos, casas, carros, saúde, segurança etc...) se orássemos mais, considerando que os  nossos  sonhos são as capsulas dos  nossos desejos.

Penina foi uma inspiração para  Ana. A  Bíblia não cita, mas quem  sabe se Penina não estava  em  sintonia com a oração e adoração a Deus , e  Ele  queria  que Ana fizesse o  mesmo.

 Uma  cidade  americana  fez oitenta  horas  de  oração , continuada. Resultado : as muralhas  da violência  diminuíram consideravelmente. O Emprego  voltou a  crescer , a  saúde melhorou muito. 

O povo  da  cidade  guardou a fortaleza pela oração e as  muralhas da  violência  ruíram. Quem sabe  se  Deus não  quer  que  façamos  o  mesmo. ''A oração pode  tudo  em  seus  efeitos'' Tiago  5:15.

Através  da oração , as  muralhas   são destruídas, os  cegos  enxergam , os  aleijados  andam, os  mudos  falam e os  milagres  acontecem.

Vamos  orar , amados . Vamos  guardar  as fortalezas através  da oração  ao Deus  de Moisés, Abraão Isaque  e  Jacó  que  hoje em  dia , é  o nosso Deus.

Quando  citar os  nomes  dos patriarcas, cite o seu também e veja  como somos  importantes em  fazer  parte  desta  galeria da  fé,  que  não  existe destruidor que faça nada  contra, porque  Deus é nossa  fortaleza, socorro  bem presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário