sexta-feira, 14 de julho de 2017

FAZER O QUE?

Dalva Coutinho
Resultado de imagem para Rei josafá de judá



 “Ah! Nosso Deus […] em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”(v.12). A resposta divina à oração do rei de Judá foi surpreendente e emblemática: “ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos dará” (v.17).


Vamos  meditar na  vida do rei Josafá ,  rei  de  Judá. Cada personagem  Bíblico ,serve  de  demonstração para tudo que acontece na vida. São  grandes  exemplos que nos dão grandes  lições, para  cada momento  de  nossas  vidas.

''Nada há  de  novo  debaixo do  sol'' , diz a Bíblia no livro  de Eclesiastes: 1:3. Pode mudar o  cenário , mas a  historia  se  repete na  vida  de todos os  moradores  da  terra.  A fome, a pobreza, a maldade, os pecados etc... que fizeram historia no passado são   os  mesmo  que fazem a  historia nos  dias  atuais.

Surge então a pergunta. Fazer o  que? São  tantas  situações  inesperadas que nos  deixam  assustados e impotentes diante  delas e  sobre isso vamos  meditar na  vida  do  Rei Josafá.

Josafá foi um dos  reis  de  Judá, que  reinou vinte  e  cinco anos e fez  sempre  o que  era  reto  diante Deus. Filho de Asa e dono  de uma  visão privilegiada e de um coração receptivo a vontade do Senhor, Josafá lutou muito  contra a  idolatria.

Mesmo assim, com toda  boa  vontade em obedecer as ordenanças  divinas , ele  enfrentou situações de  risco e  muitos problemas surgiram para confrontar  seu  reinado .

Josafá , tomou conhecimento de  que os  amonitas  e  moabitas, povos  vizinhos e inimigos  de Israel , estavam  se unindo para invadir Judá. O rei Josafá  temeu e ficou  sem  saber o  que  fazer.

Existe situações na  vida que não sabemos  o  que  fazer.As vezes o inimigo invade nossa  casa , pelo computador que usa  as  redes  sociais para  desfazer a  educação que damos  aos  nossos  filhos . É a invasão dos  ''Moabitas''  com o  nome  de ''pedofilia.''

Em outra ocasião , são os  ''Amonitas '' com o nome  de ''drogas '', para  destruir a  saúde física , mental emocional e  psicológica  e  espiritual  dos nossos  familiares  e  a  sociedade , vai sendo invadida  pelo inimigo das  nossas  almas.

Paralelo a  esses  acontecimentos surgem as invasões  da idolatria que  assume os  mais  diversos aspectos das nossas  escolhas.O  desemprego  as  enfermidades e  então, surge a  pergunta : O  que  fazer?

O rei  Josafá se  sentiu perdido e nós também nos  sentimos perdidos  sem saber o que  fazer. Só  existe um  caminho, o mesmo  que  o  rei  fez:  A oração. Porque  Deus   respondeu a Josafá  e  hoje  responde  da  mesma maneira  para você e para  mim.

Josafá  apesar  de  todo  desconforto das  situações não  tirou os olhos  do Senhor e  disse : 
“Ah! Nosso Deus […] em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”(v.12).

E Deus  respondeu:
 A resposta divina à oração do rei de Judá foi surpreendente e emblemática: “ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos dará” (v.17). Esse é o  conselho do nosso Deus para hoje:
Ficai Parados para  ver o livramento do Senhor, que  pode todas  as  coisas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário