segunda-feira, 10 de julho de 2017

ADORAÇÃO

Resultado de imagem para Hebreus 13:8-15

Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou, levando seu  vitupério. Hebreus: 13: 13


A Bíblia é uma grande e linda cocha de retalhos em que qualquer versículo unido a outro, forma uma mensagem , não importando o capitulo e nem o livro em que  estejam escrito. 

 Esse versículo do livro de  Hebreus nos  leva a  meditar sobre  as  nossas obrigações sociais e espirituais.Estive  meditando sobre a  adoração. Perguntei ao  Senhor onde e  quando  deveria  adora-lo, e  Ele  respondeu através da leitura do Livro  de  Hebreus capitulo 13.

Estamos  vivendo  épocas  difíceis, porque surgiram as mais  diversas interpretações. Umas tem interpretações coerentes  , outras interpretações estranhas, senão  vejamos o que isso  quer  dizer.

ADORAÇÃO
Com relação a  adoração surge a pergunta :Onde adorar ao Senhor  Jesus?  Certa ocasião Jesus conversava  com a  samaritana , e  ela  perguntou:''Senhor  onde  devemos adorar  a  Deus é em Samaria ou em  Jerusalém?''

Vamos meditar  na  historia. Não havia simpatia entre os  judeus de Jerusalém e o povo  de  Samaria. Também ,não podia haver amizades entre  homens e mulheres e vice-versa.

Tudo começou na  divisão do  reinado de Salomão. As tribos  se  dividiram entre norte  e  sul e  no meio  delas  ficou Samaria, que  hoje  compreende a  (Cisjordânia),e que  muito sofreu com  essa  divisão. 

Mas  os  samaritanos  começaram a adorar ''deuses  estranhos'' Moloque, Baal etc...e no passar  dos anos eles chegaram a jogar ossos  de  defuntos no salão do templo de Salomão o que  gerou um  tremendo ódio entre os  judeus.

Coisa interessante é  que  eles, também  adoravam  a Deus Criador , o que  fez a  samaritana  perguntar ao Senhor  Jesus , onde  se  deveria  adorar, escrito no  dialogo  de  Jesus com a mulher , a  beira do poço. João 4:1-26.

Neste  dialogo, Jesus  quebrou todos os  tabus . Homem não  falava com mulher.  Jesus  falou e ainda pediu água. Jesus revelou a  vida  da  mulher: "Tiveste  cinco marido e o  que  tens  não é teu'' e provou para aquela mulher que adorar a Deus , não é ''Onde'' e  sim ''Como".

O que  faz  um  verdadeiro adorador não  depende  da suntuosidade  do  templo, não  depende do ouro que a  pessoa possui , não  depende da posição social e  não  depende do  lugar etc... Nada  dessas  coisas faz o verdadeiro adorador.

Podemos  adorar a Deus em casa , na  Igreja  Batista,na Assembleia de Deus ,na  Metodista etc...



Poque o  verdadeiro adorador: ''Adora em  espirito e em  verdade' Adorar é fazer nosso aquilo que pode  nos  completar espiritualmente''. E isso só pode  acontecer dentro da  verdade. E a palavra de  Deus é a  verdade.

Neste  contexto está O  Senhor  Jesus que é a verdade. Adorar  pode  ser em casa, na  Igreja, Na  rua, em outra Igreja Porque o  versículo 8 do livro  de  hebreus, no  capitulo 13 diz: ''Jesus  Cristo é  o mesmo, ontem e  hoje,é o mesmo  e o será  para  sempre.

Portanto adorar  Jesus Cristo independe  de  lugar e  até  mesmo do  tempo. ''Jesus Cristo ,ontem, hoje e será  eternamente''.

Precisamos pedir a  Deus  o  discernimento para entender as  coisas profundas  de Deus, evitando assim o  misticismo, travestido de  cristianismo.

Misticismo: Conjunto de normas e práticas quem tem por objetivo alcançar uma comunhão direta com Deus. O problema que os místicos sempre exaltam a experiência em detrimento a Palavra. É a atitude da pessoa que deposita sua confiança em algo que não existe, ou, mesmo que exista, é ineficaz. Exemplos: orixás, Iemanjá, ninfas, duendes, ídolos, amuletos, simpatias, água benta, óleo ungido, galho de arruda e sal grosso. Seu nome deriva do termo grego “mystikós”, relativo aos mistérios. Estes eram religiões herméticas, somente reveladas aos iniciados, que deviam fazer voto de guardar total silêncio a seu respeito. Na Grécia antiga, conhece-se os mistérios de Elêusis e de Dioniso como seus principais representantes. O adjetivo “mystikós” deriva do verbo “mio”, que significa fechar; mais especificamente, fechar os olhos, porta de entrada do mundo sensível, para que se torne possível o acesso a uma experiência de ordem anímica ou espiritual; e fechar a boca, para que esta não procure falar disso que, em sua essência, manifesta-se como indizível.

O versículo 9 diz:''Não  vos  deixeis envolver por doutrinas  varias  e  estranhas, porquanto o que  vale é o  coração confirmado com  graça e não com alimentos pois nunca tiveram proveitos os  que  com isto se preocupam."

Versículo 13 diz: ''Por isso , foi que Também  Jesus , para  santificar o povo sofreu fora  da  porta''. Jesus deixou todo  seu poder saindo fora da  sua  força  Divina.(Porta)
Versículo 13 diz: ''Saiamos pois a  ele  fora  do arraial,levando  seu  vitupério''.Este é  um  versículo de  evangelismo que  nos  aconselha  a sairmos  do  arraial, levando  seu  vitupério''. Temos  que  sair das  nossas igrejas, dos  nossos comodismos , das  zonas  de  conforto para ir contar ao mundo o  que  foi a vergonha  da  Cruz (vitupério).

O  versículo 14 diz: ''não  temos  aqui cidade permanente, mas  buscamos a  que  há  de  vir.''Não  temos igreja permanente (cidade) mas  estamos buscando a Igreja  eterna, onde  Jesus Cristo   será o Rei .

O versículo 16 diz;" não negligencieis a  prática  do  bem e a  cooperação ,pois com  tais  sacrifícios  Deus  se  agrada". Igrejas  tem  que  cooperarem entre  si, irmãos  tem  que  cooperarem  entre  si.


 Portanto ,a bondade, a  misericórdia, a  benignidade, a  gratidão, a  fé, a paz ,paciência alegria, amabilidade, mansidão e domínio próprio.A roda desses procedimentos  fazem  o amor horizontal girar e  formar na vertical a adoração , 

Nenhum comentário:

Postar um comentário