sexta-feira, 19 de outubro de 2012

VENCENDO GIGANTES

VENCENDO GIGANTES.
Diac. Dalva Vasconcelos  Coutinho




 ''Os amalequitas, habitam na terra, do Neguebe ; os heteus,os Jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então , Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse; Eia, subamos e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela. Porém os homens , que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte que nós''. Números 13: 28- 31

 Calebe foi aquele homem , considerado braço direito de Moisés, que na sua ausência tomava a direção do trabalho de levar o povo para Canaã, onde corria leite e mel. Calebe cuidou de enviar ,os espiões para observar a terra e estudar, como seria a estrategia de como invadir. Afinal ,ia estar lidando com povos desconhecidos. Ao voltarem , os homens trouxeram uma noticia que fez a diferença .

 Eles chegaram com a terrível noticia de que havia ali , gigantes. Uma coisa foi revelada , apareceram os medrosos e os corajosos e os primeiros foram em grande número. A Bíblia diz que, os judeus foram comparados com gafanhotos. O povo de Israel foi convocado para destruir gigantes .

Quando contextualizamos vemos esses gigantes como problemas sociais, emocionais, físicos e materiais. E nesse drama aparecem os corajosos e os medrosos que aumentam o tamanho dos problemas.Por conseguinte o tamanho dos gigantes.

 As nossas lutas começam quando somos gerados. Nós somos o resultado de milhões de espermatozoides que se deslocam numa velocidade incrível para alcançar o ovulo e o resultado ,é que somente um vencerá e dará inicio a uma vida, que foi a minha e a sua , no passado ,e que será sempre assim, pois a luta continua.

 Do nosso nascimento até a nossa morte enfrentaremos batalhas , dentro e fora de nós e esses gigantes sempre estarão pondo a prova a nossa coragem. Moisés teve uma incumbência Divina de levar o povo até Canaã. A primeira providencia dele, foi se preparar, para não entrar de qualquer jeito.

A primeira providencia foi a espionagem , e a Bíblia diz que os homens voltaram trazendo cachos de uvas enormes , e somente dos homens escolhidos , apenas dois tiveram coragem de ir e voltaram. Os outros dez ficaram de fora pois estavam com medo. O povo que iam enfrentar, eram os filhos de Anaque , ou seja eram gigantes.

 Uma característica de um lutador , deve sempre ser o interesse. Em Samuel capitulo 17:25 narra o episodio de Davi e lá está escrito'' Viste aquele homem que subiu para afrontar Davi?'' Naquele momento Davi , foi despertado pelo interesse e pela expectativa. Nasceu nele a postura de um destruidor lutador, principalmente quando escutou o que o rei ia oferecer como recompensa.

 Não entendo como se vai a uma batalha espiritual, sem ser para lutar por algo. Tem que haver interesse e expectativa de uma vitoria para se alcançar uma benção. Essa benção pode ser a vitoria da cura de uma enfermidade , pode ser a vitoria de um emprego, pode ser a vitoria da libertação das drogas de um parente, pode ser a salvação de alguém e tudo isso torna-se verdadeiros gigantes frente as nossas fragilidades.

 Davi foi lutar com o filisteu mas foi em nome do Senhor e venceu. Aquele gigante se fixou no seu tamanho e Davi se fixou no Deus de Israel cujo tamanho ninguém pode imaginar e nenhum gigante pode suportar. Porque uma fé move uma montanha quanto mais um gigante , O segredo da vitoria é , não perder o foco onde reside a fé. O foco é Jesus.

 Davi foi e matou o gigante e , não deu ouvidos aos falatórios , principalmente aos conselhos negativos . O irmão mais velho de Davi , chamado Eliabe foi o primeiro a ser contra. Ele viu a idade, viu o tamanho de Davi (que era baixinho) mas não viu o DEUS de Davi que no oculto trabalhava pela vitoria dele. È assim mesmo também nas Igrejas .

 Os mais velhos se acham (as vezes) os mais inteligentes, os mais espirituais, os mais experientes e esquecem que Deus, usa quem quer, quando quer e onde quer e como quer. Esquecem que Deus é especialista em confundir tudo . ''Faz o fraco ficar forte, faz o feio ficar bonito, faz o morto ressuscitar e para tudo tem uma saída e não tem gigante que suporte.

 Certa ocasião , alguém falou para um irmão , ''Não faça esse trabalho porque o senhor é marinheiro de primeira viagem . A pessoa respondeu quantos tipos de marinheiros tem o mar ? Tem os que navegam na superfície e tem os que estão nos submarinos , não é ?'' e arrematou . ''Assim somos nós não podemos subestimar um ao outro.

'' O matador de Gigantes não se preocupa nem com os holofotes e nem com os palcos da vida, porque não é do seu feitio aparecer. Sempre trabalha atrás dos bastidores. Quer ver um ministério que não chama atenção de muitos crentes , é o da intercessão. Porque não aparece e é justamente nesse que Deus mais trabalha e mais vitoria concede.

 Deus usa as coisas simples para confundir as fortes. Qual foi o gigante da mulher do fluxo de sangue? Qual foi o gigante do homem que vivia a beira do tanque de Betes da? Qual foi o gigante da filha de Jairo? Qual foi o gigante do surdo e gago das terras de Sidom?

 Qual foi o gigante do leproso? Qual o seu gigante? O que a atormenta e que lhe parece tão gigantesco? É alguma enfermidade? É a falta de emprego? É a escassez do alimento para os filhos? É a droga que seu filho consome?

 Lembre-se que foram pequenas coisas que derrubaram Gigantes . Uma pequena pedra fez Davi derrubar o gigante Golias. Um pouco de Óleo derrubou o gigante de um contrato que tomaria os filhos da viúva. E você pode derrubar os gigantes que te aborrecem . Lembre-se , que é o Senhor Jesus Cristo o maior vencedor de gigantes de todos os tempos.


5 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus!
    Nós ganhamos o ‘Prêmio Dardos’ em reconhecimento ao nosso trabalho no Senhor, e repassamos para você com muito carinho também pelo reconhecimento do seu trabalho. Sinta-se à vontade para aceitá-lo ou não. Caso seja do seu interesse, passe lá no Blog na página PREMIO DADOS e pegue o seu. http://catialvaro.blogspot.com.
    É só ler na postagem como obter o seu. Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  2. Muito grata amada vou ver o que é . Depois falo alguma coisa.bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Dalva,

    Sua mensagem está muito elucidativa, realmente por não observarmos, muitas vezes são as pequenas pedras é que nos fazem tropeçar. Portanto cabe a nós em Nome de Jesus remover as pequenas pedras para que as grandes montanhas caiam por terra para a glória de Deus!

    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Visite também o blog do irmão J.C. de Araújo Jorge
    http://discipulodecristo7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Catia , não vi nenhum premio e aquelas letras do recado não funciona. Valeu a brincadeira. Fica na paz

    ResponderExcluir