sexta-feira, 26 de outubro de 2012

OS LAÇOS DA VIDA




 ''Pois ele te livrará dos laços do passarinheiro'' Salmo 91:3


Já faz um certo tempo que esta palavra, ''laços'' está na minha memoria e pela intimidade que tenho com Deus, sinto que chegou a hora de fazer uma reflexão sobre esta palavra. Ela só tem duas silabas mas tem uma força tremenda tanto no mundo visível como no mundo invisível.

 O que vem a ser um laço? Um laço pode ser definido como sendo: '' Uma conexão entre relações especificas e pode ser definido também como um nó corredio que pode ser apertado''.(Dicionário) Existe uma diferença entre uma conexão e um nó corredio. O primeiro é porque a conexão são laços que pode se chamar de : Laços de família, fraternos (entre irmãos) afetivos (entre amigos e parentes) , e sociais( relacionamentos com a Igreja , vizinhos, sites,colegas de trabalho, de escola, de viagem .

 E o nó? O nó é diferente: ele uni, ajusta, aperta , faz um vinculo e aprisiona. Os laços e nós podem ser visível e invisível . O laço visível , todos podem ver nos enfeita dos cabelos , nos puxadores de animais nas  arvores  de natal etc...O invisível já é diferente não se vê, mas se sente e o maior exemplo disso é uma frase muito comum que sempre escutamos: ''Estou ,( ou )me amarro nisso ou naquilo, naquele ou naquela ''e por ai vai .

 Vamos falar de laços bíblicos e vamos dar exemplos , respaldado na Palavra de Deus. Reunimos alguns tópicos , interessante das escrituras. 1- Laço do Passarinheiro salmo 91:3 2-Laços da idolatria – Ex 23:33 3 Laços da morte – Salmo 18:4-5 4-Laços de armadilhas- Je. 5:26, Jó 18:8, Provérbios 12:13 5- Laços de prostituição Ecl. 7:26 6 -Laços da Iniquidade Atos 8:23 7 – O receio do homem Prov: 29:25 8-Laços de amor Oseias 11:4-''Atai-os com cordas humanas, Exemplos Bíblicos de homens e mulheres que foram envolvidos pelos laços.

O laço do  passarinheiro  é  uma maquina  de  ferro que  prende  os pássaros que nela encosta e existe as maquinas que apreende e mata . Contextualizando , podemos citar  que  nos dias atuais  ,  os laços  do passarinheiro que tem  de  nomes de : ''cartões de crédito.  empréstimos  bancários, consignados , propagandas  tentadoras etc... que podem aprisiona. e  fazer adoeçer , quem neles  . se  aprisionam,

Os  laços  de morte  diz  respeito  a Davi , quando se viu cercado pelo inimigo e  escreveu o  salmo 18. Em  Exôdo 23:33, vemos  a citação dos laços da Idolatria que  em que  Deus aconselha a não irmos a  determinados lugares , para não cairmos  nos laços  do engano e pecarmos contra  Ele. Jeremias   intercedeu  pelo povo, poque viu o povo  , amarrados  aos  laços  do engano.

Sansão  amarrou-se nos  laços  dos encantos de Dalila, que  pecou contra Deus , ao contar  do segredo que existia entre ele  e  o Senhor. Todos os  crentes tem  esse  particular com  o Todo poderoso  e  convèm, não contar a ninguém. Existem grandes exemplos  de laços  de  amor que  podemos citar:


 Na  Biblia .Os laços que prenderam Rute a Noemi, que apesar de serem de terras diferentes , tiveram uma relação tão forte de afetivida pura que, obrigou Rute a escolher entre as nações , entre os povos e entre os Deuses. Uma outro laço foi o relacionamento puro  de Davi e Jonata.

Os laços de fraternidade dentro das Igrejas ( Se não existir )é melhor fechar as portas porque não passa de uma grande farsa que Jesus chama de: ''Raças de Víbora!'' e acrescenta:''Quem vos ensinou a fugir da ira futura''. Certa ocasião, um irmão me contou que estava em um culto de oração quando começou uma discussão , sobre quem iria no arrebatamento. No meio da conversa Deus se utilizou de um Vaso que ficava no ultimo banco e que nunca falava nada e o levou lá para a frente e disse: ''Se eu voltasse hoje não subiria nenhum que está aqui''. Disse-me ele ,que o pranto foi coletivo e a conversão foi impressionante.

 Os laços estavam todos cortados, não existia a tela do amor de Deus. As vezes um pensamento mal corta os laços de amor que nos uni a Cristo Jesus.

 Vamos ver : Os laços no Ministério.

1º Timóteo 3:6-7''...Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo''. Lembro-me que quando era nova convertida eu , depois que venci a timidez de cantar eu comecei a me achar a melhor cantora do mundo.

Uma noite fui convidada para louvar e a vaidade tomou conta de mim. Abri a boca e a voz morreu na garganta e na igreja estava um número grande pessoas e eu tive uma experiencia tremenda. Aprendi que no púlpito : não se canta , não se louva , não se ensina e não se prega se não for pelo poder de Deus .

Você pode me dizer e porque tem uma pregações que ''Só  a  graça'': E eu lhe respondo por  um único versículo:''Eis que estou a porta e bato''. Jesus está do lado de fora da Igreja. Um exemplo bíblico:   Gideão. Quantos Ministérios caíram por causa do laço da  vaidade e  da arrogancia! e Na Bíblia , esse homem de Deus que passou pela prova da adversidade mas foi reprovado na prova da prosperidade.

 No livro de Juízes 8:27 conta que Gideão foi convidado a reinar, mas não quis e inventou de fazer um ''Éfode'' , que é uma estola e convidou todo Israel a participar. A Bíblia diz que foi um laço para a casa de Gideão. Israel trouxe muito ouro e a estola ou éfode ou laço foi feito todo em Ouro. Um exemplo vivo nos dias de hoje está nos louvores, nas pregações e em tudo que gere divisas . Gideão, ao não aceitar reinar, teve a infeliz ideia  de  dizer ao  povo que  cada um  fosse   responsavel por si mesmo.A Biblia diz ''Onde não existe  direção o povo se corrompe''. Aconteceu isso,  porque  o povo  caiu no laço da prostituição.

 O maior laço do mundo é o dinheiro e as igrejas e os lideres correm sérios riscos espirituais por causa dele. O sucesso tornou-se um laço terrível. Na Bíblia vemos Davi caindo no laço da vida opulenta e no pecado. Salomão começou tão bem e no fim terminou como idolatra. 1° Reis 11; 1-6. Uzias Buscou o Senhor, prosperou e se corrompeu 2ªCronicas26:5 .

 O apostolo Paulo escreveu que para não ficar soberbo , Deus lhe deu um Espinho na carne. Você que está lendo esta postagem tem algum laço lhe prendendo? Sempre existe. Será a idolatria? Ela não é somente os santinhos da Igreja católica. Ela é tudo que impede sua adoração, a novela por exemplo , quantos deixam de vir a igreja por causa dela. E  a palavra já diz tudo. ( Nó +Vela).

Será o filho a filha , a visita, a contrariedade que teve, as drogas do filho , porque orou e Deus não respondeu. Se Naamã tivesse desistido dos sete mergulhos não teria alcançado a benção. Nós mergulhamos na oração uma só vez e já queremos a resposta para ''ontem''. Sabe por que ? Porque estamos presos nos laços da impaciência, estamos presos nos laços do comodismo, da falta de fé etc...

Tudo aquilo que o impede de fazer a vontade de Deus são laços . Jesus , certa ocasião ,mandou os discípulos , buscarem um jumentinho que estava amarrado do lado de fora para levá-lo a Jerusalém. Isso é profundo. O jumentinho é um bichinho teimoso. Você empurra ele para a frente , ele vai para trás, Você empurra ele para traz ele vai para a frente. E o comportamento espiritual do ser humano é assim.

 Os que estão do lado de fora da igreja , sempre estão presos aos laços das drogas , dos vícios, das bebedeiras, das religiosidades. De tudo que o tonem cada vez mais longe do Evangelho do Senhor Jesus. Para concluir queremos que meditem: Qual o laço que o está prendendo? Nunca esqueça , que ninguém . deve se amarrar   a  nada. .

 Precisamos é amarrar o Diabo e quebrar todos os laços da alma. Tem isso também? Tem. Situações mal resolvidas que se tornaram laços psicológicos. Tudo que acontece na dimensão subjetiva vai para o psicológico e vice-versa. Os nossos laços de relacionamentos tem implicações emocionais e Espirituais.

 Tudo que nossos  olhos vêm tem implicações na nossa vida.. Precisamos quebrar alguns laços. Aqui está uma lista: Cortar os laços da prostituição, vídeos pornográficos, filmes eróticos, conversas malignas. A igreja precisa aprender a amarrar o diabo com cordas espirituais mesmo porque isso é um principio do Reino.

Mateus 3:27 diz ''Ninguém entra na casa do valente sem antes amarrá-lo''. O  objetivo dos laços: É desviar da verdade, neutralizar, aprisionar, impedir o crescimento . Mas Deus quer que cortemos esses laços que dificultam o  nosso  crescimento espiritual ,nem que para isso , ele coloque um espinho na nossa carne . Você quer ?

 Isso é para mim  também. Estou  presa a um laço  que me tem feito sofrer  muito e somente o tempo  pode cortar ,neutralizar e finalizar . Espero que ele passe logo , para gloria  de  Deus . Não quero espinho  pois esse  laço já   fere  bastante.

O unico laço  que deve nos  prender , é a  Palavra  de Deus.Esse é o único laço   saudavel ao  qual podemos chamar  , verdadeiramente  de:  ''Laços  da Vida''.




Nenhum comentário:

Postar um comentário