sábado, 3 de março de 2012

O REI PEDE ÁGUA

O REI PEDE ÁGUA








'' Suspirou Davi e disse : Quem me dera beber água do poço que está junto a Porta de Belém..;1° Crônicas 11:1


A Bíblia é o livro mais interessante que conheço. A Bíblia tem respostas para todas as indagações

Tem consolo para quem chora; Tem orientação para quem está perdido; Tem alimento para quem está com fome; E tem água para quem está com sede. Estamos vivendo tempos difíceis. Tempos em que muitas pessoas , estão a procura de algo que satisfaça as suas necessidades, por isso a correria de um lado para o outro, cuja finalidade é preencher as lacunas existenciais da alma.

Uma coisa interessante , neste livro encantador, são as ''Perolas de grande valor'' que estão escondida por trás de cada palavra e que tem um sentido diferente para cada situação.

As frases escritas , são cheias de sabedoria , ditas pelo nosso Deus através de seus profetas. Um servo do Altíssimo que tem sido motivo de especulação em ser ''O homem segundo o coração de Deus'' chama-se Davi e foi dele a incumbência de ser o pai de um rei sábio chamado Salomão que não pediu riqueza , mas pediu ao Senhor '' sabedoria'' para reinar em Israel.

Davi foi um personagem muito controvertido .Davi foi um pastor de ovelha, que nem sonhava que um dia , o Todo Poderoso o colocaria como rei de uma Nação. Davi foi um grande amigo de Jônatas filho do seu pior inimigo , o rei Saul a quem foi fiel até a morte . Davi entregou ao neto de Saul ,Mefibosete o que era seu por direito de herança. Davi lutou muito e ganhou todas as guerras mas Ele também teve seus momentos de fraqueza ao trair o homem de sua confiança chamado Urias. Mas também ele foi um dos que mais sofreu pois pagou muito caro pelos erros.


No livro de 1°Cronicas 11:17 esta escrito: ''Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber, água do poço que está junto a porta de Belém..'' Esta parte da historia de Davi, fala dos três heróis do rei.

Narra a história Bíblica , que o rei Saul morreu ao ''consultar uma mulher que invocava os mortos ao invés de consultar Javé''1° Cro. 10:12. Imediatamente Davi foi convocado a assumir o reinado,mas enfrentou logo no inicio , problemas com os Jebuseus.

Quem escolheu Davi , foi o Onipotente, mas alguns não entenderam e disseram a Davi :''Aqui você não entra''. A primeira pérola que tiramos desse texto , é que : Quando Deus escolhe está escolhido e quando ''fala está falado''. O ministério que o Senhor entregar nas mãos de algum servo , ninguém pode reclamar, seja o Pastorado, o Diaconato, o Ensino, o Louvor, o Evangelismo.

Etc..O maior exemplo disso foi o de Moisés quando foi perseguido por Datan e Abirão que queriam o Ministério a ele confiado..

O rei Davi convocou o povo para a luta .Lutou , ganhou e entrou em Jebus .Mas antes Davi falou:

''Quem atacar primeiro os Jebuseus, será nomeado comandante-chefe.'' 1° Cro. 11:6 .Quem atacou foi Joabe que ganhou a guerra e se tornou Comandante -Chefe. Davi ficou morando naquela fortaleza e lá passou a ser a cidade de Davi e Joabe foi o primeiro valente .

O segundo valente foi Eleazar. Esse homem lutou com toda garra contra os Filisteus, antigo inimigo de Israel desde os tempos de Sansão. A Bíblia diz que: os judeus correram com medo por entre a plantação de cevada (11:13) mas Eleazar ajudado por Deus , foi vitorioso ,e o terceiro valente , foi Jasobeão que brandindo sua lança, feriu trezentos. Ali estavam juntos os três valentes com o rei. Nesse momento Davi teve sede e suspirou dizendo '' Quem me dera beber da água do poço que está na porta de Belém''.Este lugar estava sob domínio dos filisteus, e chegar até lá exigia coragem, visto que iam invadir um terreno inimigo e tinham que caminhar entre as plantações uma distancia de trinta quilômetros, Mas ele não se intimidaram e foram. Eram Valentes.


A segunda perola que tiramos desse texto é que um líder precisa de pessoas valentes. Para lutar pela obra , de joelhos na oração, nas vigílias, nas congregações sabendo que vão aparecer os filisteus e midianitas modernos. Até mesmo dentro da igreja. Os trabalhos eclesiásticos estão carentes de obreiros para o evangelismo porque os berçários '' de bebes em Cristo Jesus,'' estão vazios , na maioria das Igrejas. Faltam ''Valentes'' para Oração, Evangelismo, Escola Dominical etc...


Voltando ao assunto, Davi estava com sede e os três valentes: Joabe, Eleazar e Jasobeão não pensaram ''duas vezes ''como diz o ditado e se infiltraram nas terras dos Filisteus , e atravessaram

correndo risco terríveis de perderem até a vida , para ir buscar água para o rei . Davi ficou emocionado com aquela prova de amor, e não aceitou a água e jogou ao chão ''como libação ao Senhor''.

A terceira pérola desta leitura é com relação ao Senhor, o Rei dos reis. O rei Davi quis água e o Rei

Jesus também quer . O que o rei Jesus quer de cada um de nós? Em primeiro lugar obediência, crescimento, coragem, valentia e trabalho. Sempre vamos enfrentar os filisteus, os jebuseus da vida , dentro e fora das Igrejas ,que nos confronta com a palavra de Deus . Precisamos estar firmes como estiveram os valentes de Davi que foram buscar água para ele beber.

Os valentes do Rei Jesus, precisam ser considerados ''Servos por excelência''.

O que o Rei Jesus quer dos valentes?
1°- Que sejam valentes no amor: Os valentes do amor sabem perdoar, não é soberbo, não trata com leviandade, não arde em ciúmes, é paciente,é benigno, não se ufana, não procura seus interesses, não é inconveniente, tudo sofre, tudo crê, tudo espera,tudo suporta etc... 1º Cor. 13
2°- Que sejam adeptos da unidade: Os valentes da unidade, são unidos, não falam mal um do outro para que o reino Cresça , e todos cheguem a estatura do Varão Perfeito.
3º-Que os valentes tenham caráter , honrando seus compromissos.
4°- Que os valentes sejam fieis em tudo.
5°- Que os valentes estejam a disposição do Reino, que sejam constantes, determinados, e impaciais

Você é valente? Eu estou tentando ser . Todavia só sabemos o que realmente somos quando aparece a oportunidade de provar o que pensamos, falamos e escrevemos. Quando retrocedemos na história é que vemos o quanto Jesus foi valente. Ele precisava passar por tudo que passou para ser exemplo para todos nós e hoje pede ''água'' aos valentes da fé. Vamos levar água para o Rei

porque ele merece. Meditemos nisso.

11 comentários:

  1. Diaconisa,Paz seja contigo!
    sou levita do Senhor, gostei muito do fechamento deste estudo cronicas 11. serviu para tirara muitas duvidas. Estarei aplicando mais e mais em minha vida.
    Sou voluntário do ministerio de Encontros de Casais com Cristo (E.C.C.)aqui em Salvador.
    Se não fosse a dureza de alguns corações, as coisas ficariam melhor. Tenho um irmão levita Chamado Lazaro que em uma de suas canções ele diz:_ A soberba, Deus não tira de nós, é nós que temos que mandá-la embora.
    Ela tem sido uma das grandes vilãs para a maioria das separções no nosso mundo.
    Deus continue te enchendo do Seu Espirito e te dê mais sabedoria e um coração sábio.Deus te abençoe.

    contato: valney.costa@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão em Cristo , estarei entrando em contato com o irmão pelo E-mail. Fico feliz porque o irmão leu e gostou. Que Deus te abençõe. Fica na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus irmã gostei muito do estudo muito bom tirei as dúvidas que eu tinha desse texto muito bom Deus continue lhe usando em sua palavra com toda a sabedoria do Espírito Santo amém



      Excluir
  3. Deus continue te abençoando!!!
    lindo comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata Edilon Abençoado por suas palavras. Deus o abençoe também.

      Excluir
  4. Muito grata Edilon Abençoado por suas palavras. Deus o abençoe também.

    ResponderExcluir
  5. Diaconisa Dalva que O Senhor Jesus continue te Abençoando nessa. Caminhada para Glorificar O nome Dele foi para isso que Ele nós fez

    ResponderExcluir
  6. A paz de Cristo minha amada irmã.
    Essa noite Deus na sua bondade não me deixou dormir e em oração Ele me deu essa palavra. Davi desejou beber agua da Cisterna em Belém....Ele sempre fala em meu interior sobre o que devo ministrar a seu povo. Vim estudar e encontrei essa riquíssima ministração. Aleluiaaa. Deus me abriu a visão com a riqueza dos detalhes do que lhe ministrou. Certamente vou aplicar muito desse estudo, além daquilo que Deus por sua revelação na palavra também me deu.
    Deus continue te usando amada como canal de bênção em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata minha amada irmã em Cristo, pelo seu comentário. Deus te abençoe.

      Excluir
  7. A paz de Cristo minha amada irmã.
    Essa noite Deus na sua bondade não me deixou dormir e em oração Ele me deu essa palavra. Davi desejou beber agua da Cisterna em Belém....Ele sempre fala em meu interior sobre o que devo ministrar a seu povo. Vim estudar e encontrei essa riquíssima ministração. Aleluiaaa. Deus me abriu a visão com a riqueza dos detalhes do que lhe ministrou. Certamente vou aplicar muito desse estudo, além daquilo que Deus por sua revelação na palavra também me deu.
    Deus continue te usando amada como canal de bênção em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  8. A paz de Cristo minha amada irmã.
    Essa noite Deus na sua bondade não me deixou dormir e em oração Ele me deu essa palavra. Davi desejou beber agua da Cisterna em Belém....Ele sempre fala em meu interior sobre o que devo ministrar a seu povo. Vim estudar e encontrei essa riquíssima ministração. Aleluiaaa. Deus me abriu a visão com a riqueza dos detalhes do que lhe ministrou. Certamente vou aplicar muito desse estudo, além daquilo que Deus por sua revelação na palavra também me deu.
    Deus continue te usando amada como canal de bênção em nome de Jesus.

    ResponderExcluir