sábado, 3 de março de 2012

O REI PEDE ÁGUA

O REI PEDE ÁGUA








'' Suspirou Davi e disse : Quem me dera beber água do poço que está junto a Porta de Belém..;1° Crônicas 11:1


A Bíblia é o livro mais interessante que conheço. A Bíblia tem respostas para todas as indagações

Tem consolo para quem chora; Tem orientação para quem está perdido; Tem alimento para quem está com fome; E tem água para quem está com sede. Estamos vivendo tempos difíceis. Tempos em que muitas pessoas , estão a procura de algo que satisfaça as suas necessidades, por isso a correria de um lado para o outro, cuja finalidade é preencher as lacunas existenciais da alma.

Uma coisa interessante , neste livro encantador, são as ''Perolas de grande valor'' que estão escondida por trás de cada palavra e que tem um sentido diferente para cada situação.

As frases escritas , são cheias de sabedoria , ditas pelo nosso Deus através de seus profetas. Um servo do Altíssimo que tem sido motivo de especulação em ser ''O homem segundo o coração de Deus'' chama-se Davi e foi dele a incumbência de ser o pai de um rei sábio chamado Salomão que não pediu riqueza , mas pediu ao Senhor '' sabedoria'' para reinar em Israel.

Davi foi um personagem muito controvertido .Davi foi um pastor de ovelha, que nem sonhava que um dia , o Todo Poderoso o colocaria como rei de uma Nação. Davi foi um grande amigo de Jônatas filho do seu pior inimigo , o rei Saul a quem foi fiel até a morte . Davi entregou ao neto de Saul ,Mefibosete o que era seu por direito de herança. Davi lutou muito e ganhou todas as guerras mas Ele também teve seus momentos de fraqueza ao trair o homem de sua confiança chamado Urias. Mas também ele foi um dos que mais sofreu pois pagou muito caro pelos erros.


No livro de 1°Cronicas 11:17 esta escrito: ''Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber, água do poço que está junto a porta de Belém..'' Esta parte da historia de Davi, fala dos três heróis do rei.

Narra a história Bíblica , que o rei Saul morreu ao ''consultar uma mulher que invocava os mortos ao invés de consultar Javé''1° Cro. 10:12. Imediatamente Davi foi convocado a assumir o reinado,mas enfrentou logo no inicio , problemas com os Jebuseus.

Quem escolheu Davi , foi o Onipotente, mas alguns não entenderam e disseram a Davi :''Aqui você não entra''. A primeira pérola que tiramos desse texto , é que : Quando Deus escolhe está escolhido e quando ''fala está falado''. O ministério que o Senhor entregar nas mãos de algum servo , ninguém pode reclamar, seja o Pastorado, o Diaconato, o Ensino, o Louvor, o Evangelismo.

Etc..O maior exemplo disso foi o de Moisés quando foi perseguido por Datan e Abirão que queriam o Ministério a ele confiado..

O rei Davi convocou o povo para a luta .Lutou , ganhou e entrou em Jebus .Mas antes Davi falou:

''Quem atacar primeiro os Jebuseus, será nomeado comandante-chefe.'' 1° Cro. 11:6 .Quem atacou foi Joabe que ganhou a guerra e se tornou Comandante -Chefe. Davi ficou morando naquela fortaleza e lá passou a ser a cidade de Davi e Joabe foi o primeiro valente .

O segundo valente foi Eleazar. Esse homem lutou com toda garra contra os Filisteus, antigo inimigo de Israel desde os tempos de Sansão. A Bíblia diz que: os judeus correram com medo por entre a plantação de cevada (11:13) mas Eleazar ajudado por Deus , foi vitorioso ,e o terceiro valente , foi Jasobeão que brandindo sua lança, feriu trezentos. Ali estavam juntos os três valentes com o rei. Nesse momento Davi teve sede e suspirou dizendo '' Quem me dera beber da água do poço que está na porta de Belém''.Este lugar estava sob domínio dos filisteus, e chegar até lá exigia coragem, visto que iam invadir um terreno inimigo e tinham que caminhar entre as plantações uma distancia de trinta quilômetros, Mas ele não se intimidaram e foram. Eram Valentes.


A segunda perola que tiramos desse texto é que um líder precisa de pessoas valentes. Para lutar pela obra , de joelhos na oração, nas vigílias, nas congregações sabendo que vão aparecer os filisteus e midianitas modernos. Até mesmo dentro da igreja. Os trabalhos eclesiásticos estão carentes de obreiros para o evangelismo porque os berçários '' de bebes em Cristo Jesus,'' estão vazios , na maioria das Igrejas. Faltam ''Valentes'' para Oração, Evangelismo, Escola Dominical etc...


Voltando ao assunto, Davi estava com sede e os três valentes: Joabe, Eleazar e Jasobeão não pensaram ''duas vezes ''como diz o ditado e se infiltraram nas terras dos Filisteus , e atravessaram

correndo risco terríveis de perderem até a vida , para ir buscar água para o rei . Davi ficou emocionado com aquela prova de amor, e não aceitou a água e jogou ao chão ''como libação ao Senhor''.

A terceira pérola desta leitura é com relação ao Senhor, o Rei dos reis. O rei Davi quis água e o Rei

Jesus também quer . O que o rei Jesus quer de cada um de nós? Em primeiro lugar obediência, crescimento, coragem, valentia e trabalho. Sempre vamos enfrentar os filisteus, os jebuseus da vida , dentro e fora das Igrejas ,que nos confronta com a palavra de Deus . Precisamos estar firmes como estiveram os valentes de Davi que foram buscar água para ele beber.

Os valentes do Rei Jesus, precisam ser considerados ''Servos por excelência''.

O que o Rei Jesus quer dos valentes?
1°- Que sejam valentes no amor: Os valentes do amor sabem perdoar, não é soberbo, não trata com leviandade, não arde em ciúmes, é paciente,é benigno, não se ufana, não procura seus interesses, não é inconveniente, tudo sofre, tudo crê, tudo espera,tudo suporta etc... 1º Cor. 13
2°- Que sejam adeptos da unidade: Os valentes da unidade, são unidos, não falam mal um do outro para que o reino Cresça , e todos cheguem a estatura do Varão Perfeito.
3º-Que os valentes tenham caráter , honrando seus compromissos.
4°- Que os valentes sejam fieis em tudo.
5°- Que os valentes estejam a disposição do Reino, que sejam constantes, determinados, e impaciais

Você é valente? Eu estou tentando ser . Todavia só sabemos o que realmente somos quando aparece a oportunidade de provar o que pensamos, falamos e escrevemos. Quando retrocedemos na história é que vemos o quanto Jesus foi valente. Ele precisava passar por tudo que passou para ser exemplo para todos nós e hoje pede ''água'' aos valentes da fé. Vamos levar água para o Rei

porque ele merece. Meditemos nisso.

6 comentários:

  1. Diaconisa,Paz seja contigo!
    sou levita do Senhor, gostei muito do fechamento deste estudo cronicas 11. serviu para tirara muitas duvidas. Estarei aplicando mais e mais em minha vida.
    Sou voluntário do ministerio de Encontros de Casais com Cristo (E.C.C.)aqui em Salvador.
    Se não fosse a dureza de alguns corações, as coisas ficariam melhor. Tenho um irmão levita Chamado Lazaro que em uma de suas canções ele diz:_ A soberba, Deus não tira de nós, é nós que temos que mandá-la embora.
    Ela tem sido uma das grandes vilãs para a maioria das separções no nosso mundo.
    Deus continue te enchendo do Seu Espirito e te dê mais sabedoria e um coração sábio.Deus te abençoe.

    contato: valney.costa@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão em Cristo , estarei entrando em contato com o irmão pelo E-mail. Fico feliz porque o irmão leu e gostou. Que Deus te abençõe. Fica na paz.

    ResponderExcluir
  3. Deus continue te abençoando!!!
    lindo comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata Edilon Abençoado por suas palavras. Deus o abençoe também.

      Excluir
  4. Muito grata Edilon Abençoado por suas palavras. Deus o abençoe também.

    ResponderExcluir