segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

OS TROPEÇOS








''Consultou Davi os capitães de mil,.os de cem, e todos os príncipes, e disse a toda congregação de Israel : Se bem vos parece, e se vem isso do Senhor, Deus , enviemos depressa mensagens a todos os outros nossos irmãos em todas as terras de Israel e aos Sacerdotes e aos Levitas com eles nas cidades e nos seus arredores para que se reúnem conosco...''1 Cron. 13:1-14



Quando comecei a preparar essa reflexão e tentava entender por que um homem chamado Uzá morreu ao tentar proteger a Arca da Aliança, de cair da carroça quando os bois tropeçaram .Tive uma surpresa ao ler esta frase '' Por que fazemos tudo certo e dá tudo errado? '' Foi o que aconteceu com o bom homem chamado Uzá que procurou ajudar e foi fulminado e morto por Deus.

Tropeçar é ''esbarrar em algum obstaculo''( Dicinário ). Isso pode  aconteçer em  qualquer  área .Vemos isso  constantemente  na  parte  física  e  na  espitiual. Qualquer  lugar  que  o  ser humano ocupe , ele  deve se  poiliciar, para não falar e escrever o que não deve, tirando  conclusões apressadas, julgando , crucificando e  matando as  pessoas  que estão próximas  e também as que  longe  estão.



A priore somos tentados a julgar a atitude do Senhor Deus, quando pensamos em nossa condição humana e se não faríamos a mesma coisa que Uzá fez se lá estivéssemos. Todavia quando prestamos atenção na historia começamos a entender o que realmente aconteceu. .Houve uma sucessão de erros por falta de obediência a Palavra de Deus e por falta de conhecimento das Escrituras. No Livro de Números capitulo 4: 15- 20 , ensina como deveriam levar a Arca e que somente os filhos de Coate poderiam tocá-la,ou seja ''Os levitas”.

Os erros começaram com o Rei Davi, No inicio da leitura de 1 Cronicas, observamos o Rei Davi preocupado em convidar o pessoal importante da cidade. A sociedade (classe A) foi toda convidada , gente rica, políticos, e príncipes para ir buscar a Arca.. Em seguida pediu a opinião do povo e concluiu demonstrando total ''abuso de autoridade'' ao levar o povo a palavra final, que nada mais era que a dele mesmo.

O primeiro erro de um líder, dentro de uma Igreja é querer dar destaque a pessoas ricas, doutores, políticos e poderes constituídos. Sabemos que essas pessoas em sua maioria nada querem com Deus porque já tem tudo. No Novo Testamento , vemos Jesus convidando um jovem rico a largar tudo e segui-lo. A Bíblia diz que ele afastou-se triste porque era muito rico e não queria abdicar da riqueza..

Continuando a leitura de 1 Cronicas , lemos que o povo jubilava de alegria. Estavam felizes cantando e louvando e caminhando para ir buscar a ''Arca da Aliança'' que estava em Quiria-Jearim, localidade de Judá, desde os tempos do Rei Saul. Colocaram a Arca em cima de um carro de boi. Total falta de consideração para com Deus porque foi dele a orientação de trazê-la nos ombros dos Levitas,

A Arca estava na casa Habinadabe que tinha dois filhos: Uzá e Aiô. Era um dia festivo. Ouvia-se de longe o som do Alaude, da Harpa, Tamboril,, Címbalos e Trombetas (v.8). Mas quando chegaram a um lugarejo chamado Guidom, os bois tropeçaram e a Arca ia cair quando Uzá colocou a mão na Arca e evitou que ela caísse . A Bíblia diz que a ira do Senhor acendeu e o fulminou ali mesmo. Uzá morreu e todo Israel silenciou. Davi ficou triste e ninguém entendeu porque Deus fizera aquilo. Tem tanta coisa que não entendemos.

As vezes pensamos que estamos fazendo tudo certo e dá tudo errado. Quantos jovens oram pedindo um casamento e estão fazendo o certo, mas quando casam é que veem que deu tudo errado. Ai surge a pergunta : Que aconteceu? Onde foi que errei? Por que tudo deu errado? Orou, Jejuou e errou. Faltou alguma coisa? 

 As vezes dentro da Igreja observamos comportamentos iguais o de Uzá e até mesmo de alguns lideres que não escuta ninguém. Tomam atitudes que nem sempre condiz com a realidade da Igreja e não querem ser confrontados e (ai )de quem falar alguma coisa, que logo será chamado de'' rebelde.''

 Temos na Bíblia o exemplo do profeta Natan ao reclamar com o Rei Davi , sobre o erro dele contra Urias , O próprio Senhor Jesus quando reclamou com os errados chamou-os de ''Raça de víboras''. Exemplo: por causa da loucura de um líder, duzentas pessoas se suicidaram nas Guianas, tomando veneno, como foi o caso de Gim Jones. Igualmente a Uzá, eles eram bem intencionados mas estavam fazendo tudo errado.
,

Voltando ao assunto , Davi consternado com a situação , resolveu deixar a ''Arca do Concerto'' na casa de Obede-Edom, um pobre homem que morava numa tapera a beira da estrada . Aquele homem tinha tanto respeito pela Arca que Deus se agradou e começou a abençoá-lo em todos os setores de sua vida e durante três meses  aquela Arca ficou na casa do homem,  o que motivou o  o  rei Davi,  mudar os seus conceitos ; rever a Palavra de Deus e fazer o que era certo com relação ao Shekiná de Deus. (presença de Deus).

Quando vamos a igreja vamos buscar a presença de Deus em nossas vidas e por que muitas vezes dá tudo errado? Não estamos fazendo o que é certo? A samaritana perguntou a Jesus onde se devia adorar , se era em Jerusalém ou em Samaria e o Mestre respondeu :''Não é onde , é como.'' Uma das causas de nada dar certo é a irreverencia. 

 Observamos que muitas das nossas Igrejas é uma falta de educação terrível. É um entra e sai constante na hora do culto. É uma sêde terrível e ninguem para de beber água, e o banheiro nem se fala. Mas o terrível é que alguns irmãos inventam de conversar na hora da pregação.

 E isso as vezes começa de onde deveria começar o exemplo naquelas cadeiras que estão atras do púlpito . Então quando fazem o apelo ! É aquela decepção e sabe por que? Fez tudo certo mas na hora que deveriam adorar estavam no ''bate-papo ''. Então Deus fala ''Esse povo se aproxima de mim , e dizem que seus lábios me louvam, mas seu coração esta longe de mim''.

Muitos crentes vão a Igreja para distrair os outros e ficam conversando e atrapalhando quem quer escutar o sermão. Eu mesma já fui a cultos que tive que sair do banco e ficar em pé por causa de irmãs que não tem reverencia no culto. Fez o que era certo ? A resposta é sim ,mas  faz o povo tropeçar como os bois da historia que estamos comentando.

 Não se iluda meu irmão ou minha irmã que gosta de conversar na hora do culto. Com Deus não se brinca. Ele está observando tudo e é por isso que você diz que , ora , adora , jejua e no final ,perde a benção.

Uma da Igrejas que serve de exemplo é a Igreja católica. Em matéria de reverencia , eles são nota dez. Por todos os lugares da Igreja , estão aquelas imagens (enormes) que em qualquer lugar da igreja , em que estejamos temos a impressão de que estão olhando para nós .

 O artista que as fez até (parece) que deu vida a elas através da tinta. Mas tem uma coisa importante lá , que é a reverencia que nós podemos copiar e colocar no nosso dia a dia na nossa Igreja.


Um certo dia , lá no Rio de Janeiro, um irmão se preparou para evangelizar no trem e quando começou a falar, alguém levantou-se e gritando o proibiu de pregar, entretanto confiado que Deus iria agir em seu favor continuou a falar mas então o sujeito levantou e começou a esbofeteá-lo ,tomando-lhe a Bíblia e jogando-a pela janela do trem em movimento e nada aconteceu. 

Aquele irmão estava fazendo a coisa certa, mas sem ajuda , ficou decepcionado e quando desceu do trem já estava desviado. Jogou tudo para o alto por sentir que estava só . Passaram-se cinco anos e certo dia alguém o convidou para ir a Igreja , Apesar de relutante resolveu ir assistir o culto. Começaram a dar oportunidades e entre elas chamaram um rapaz que começou a contar essa historia.

'' Ha cinco anos atrás , eu estava passando por sérios problemas financeiros e resolvi me suicidar. Entre os meios de transporte para consumar o fato , escolhi a linha do trem porque ao meu ver era impossível se juntar os pedacinhos do meu ''ser''.

 Fui para a Central e quando me preparava para me jogar, levei uma pancada tão violenta na cabeça que cai fora dos trilhos e movido pela curiosidade fui ver que objeto era aquele que me atingiu .'' Era a Bíblia que agora ele exibia na mão. O irmão pregador reconheceu que a Bíblia usada era justamente a que o rapaz tomara dele no trem . Aquele crente estava fazendo tudo certo e jamais imaginou teria um fim tão maravilhoso.

Concluirmos , lembrando de Uzá que tentou fazer o certo. Temos que nos lembrar de que ao fazer o que pensamos que está certo , não podemos esquecer os pequenos detalhes que tira as nossas bençãos e que fazem outros tropeçarem como tropeçaram os bois desta história.

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu caro irmão você citou a igreja católica como ex. Você se equivocou e tropecou compare as coisas santas com algo que reflete a mesma coisa citarei pra vc um exemplo de igreja que você deveria por por exemplo a congregação.

      Excluir
    2. Josival Soares de Oliveira a proposta palavra de Deus diz que os filhos das trevas são mas prudente que os dá luz.
      Então minha amada não errou em fazer a comparação é com respaldo bíblico.

      Excluir
    3. Entendo que a amada foi sábia em fazer a comparação, pois a própria palavra diz que os filhos das trevas são mas prudentes que os filhos das luz, paz

      Excluir
  2. Uzá não pertencia ao clã dos coatitas, mas pert ao clã dos Meraritas, portanto Uzá era levita.I Crônocas 6.29,30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Uzá era Levita, porem somente os levitas coatitas tinham autorização para transportar a arca.

      Excluir
    2. Oi amado! obrigada por me mostrar este detalhe. Eu acho que ele foi fulminado por isso. Deus te abençoe .

      Excluir
  3. E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
    E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.

    2 Samuel 6:3-4

    ResponderExcluir
  4. parabéns muito bom este teu texto Deus te abençoe .

    ResponderExcluir
  5. parabéns muito bom este teu texto Deus te abençoe .

    ResponderExcluir
  6. irmã muito bonita sua historia, mais só fazendo uma observação uzá era levita sim, porem não designado a tocar na arca. Deus te abeçoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Irmão james souza.
      Em primeiro lugar a historia não minha . Esta historia está escrita no livro de 1ª Cronicas 13 e no Livro de 2° Samuel 6 . Todavia , depois que leio o texto peço a Deus em oração o (contexto) e naquele dia ele me veio ao coração assim.Quanto a Uza era um levita sim , Não sei qual o seu trabalho na Igreja mas espero que seja muito feliz no seu Ministério. Também espero que texto, e contexto sirva de pretexto para grandes amizades Cristãs . Deus o abençõe

      Excluir