terça-feira, 17 de abril de 2012

PORQUE

PORQUE



Existe no português essa forma de perguntar que se chama adverbio interrogativo e estamos dando esse titulo a essa reflexão para entendermos um pouco mais da Palavra de Deus.
As palavras (Por que? e Porque ), embora sejam idênticas, tem diferentes sentidos . A primeira ''separada '', faz as perguntas e a segunda ''unida'', responde. São incontáveis perguntas e incontáveis respostas e ambas formam textos, que narram historias , com personagens e cenários reais. Queremos , nesta postagem refletir sobre os acontecimentos por isso reunimos cinco ''porquês '' Bíblicos .

O primeiro ''Porquê'': Por que o Amor?
''Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho, para que todos que nele creia não pereça mas tenha a vida eterna'' Jo. 3:16
Por que Deus amou?
Só existe uma razão para Deus ter agido dessa forma: O amor.

O amor é um sentimento tão perfeito que é o nome de ''Deus''.''Deus é amor e importa que aqueles que se aproximem dele o ame em espirito e em verdade''. O amor , é um sentimento que abre um leque de opções , na qual se apontam : Afeição,misericórdia,bondade, querer bem etc... Existe no amor um vinculo emocional , muito forte e invisível que prende a alma e sofre estimulações sensoriais e psicológica para ser mantido. O amor é infinito e duradouro.

Existe confusão entre amor e paixão. A Paixão é cega, é um sentimento conturbado, onde a pessoa perde a identidade emocional, psicologia e espiritual em função de um outro, por causa de um fascínio, que a priori,chega a ser uma alavanca para o amor , mas que na maioria dos casos torna-se patológica e perigosa.

O amor é o próprio Deus e ele ensina aos seus servos como é que quer , esse sentimento em cada um de nós, através de 1º Corintios 13 cujo capitulo é um poema escrito por divina inspiração , pelo apostolo Paulo. Muitos poetas escreveram sobre o amor e um dos mais famosos é declamado assim: ''O amor é fogo que arde sem queimar: É ferida que doí e não se sente:È um contentamento descontente: É dor que desatina sem doer....''Luiz V. De Camões.

Tudo que se escreveu sobre o amor , tem por traz do que está escrito ,alguém que sabe o que é amar . Mas ninguém fez um sacrifico tão grande como fez o Todo Poderoso que tinha todo poder para desarticular toda programação Satânica , mas não o fez por amor a todos nós que não merecemos absolutamente nada.

.
O amor ''É um sentimento , que de um modo geral forma um vinculo emocional com alguém ou algo que seja capaz de receber esse comportamento amoroso'' Wikipédia. Existem diversos tipos de amor , cujo nome difere , pela intensidade e pela forma com que acontece e para quem é endereçado. Existe o amor materno (pela mãe); O amor fraterno (pelo irmão) ; O Eros ( de um homem por uma mulher) ;

O Philia ( o amor altruísta -de ajuda ao próximo) e o Ágape que é o amor perfeito e esse é o amor de Deus. O amor a sua criatura ,que foi criado no sexto dia a sua imagem e semelhança , o deixou tão encantado que ele exclamou:'' Muito bom!!!!''. A sua criação quebrou-se em vários pedaços ao pecar , e desde então ele criou vários planos de resgate. Usou as leis, usou os Profetas e por fim deu seu ''Único filho por amor a humanidade''. Foi tudo por Amor, amor , amor. E que Amor!

O segundo ''Porquê'': Por que a certeza?
''Porque estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados,nem as coisas do presente,nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade,nem qualquer outra criatura, poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus''Rom.8:38.

O escritor evangélico T. Austin Sparks. Escreveu o livro intitulado ''Guerra do Diabo nos últimos dias''. Com a sensibilidade espiritual , esse servo do Senhor, sentiu que os problemas ''das lutas espirituais'' estava alcançando proporções cada vez maiores e estava atingindo desde os púlpitos , até os bancos. Os ministérios estavam sendo atacados, esvaziados , paralisados e alguns destruídos. Ao escrever este livro, Spark dá a receita da vitória aos crentes e faz um apelo:

Oração, jejum e leitura Bíblica para enfraquecer o poder do inimigo. O apostolo Paulo . Observou , que o inimigo vinha através dos tempos bloqueando as mentes e os corações e por isso muitos caíram e tem caído nas malhas Satânicas pelo ataque ferrenho de um espirito chamado ''Engano''. O Apostolo observou que os ataques eram renhidos tanto no no passado como nos dias de hoje, pelo'' Espirito da mentira'' que deixa a ''Verdade'' ficar enfraquecida e corroída, não só pelos ardis maldosos como também pelas promessas de riqueza fácil.

Nos tempos de hoje é fácil , todos podem ver a chegada do inimigo , através de seu comportamento violento, ''chutando latas''como diz o ditado popular, mas quando ele vem calçando ''sapatinhos de lã '', fica difícil identificá-lo e com isso ele ganha espaço em varias áreas da vida de alguns crentes , e fazem um terrível estrago. O Apostolo Paulo sentiu o problema e começou a reforçar o lado espiritual dos Evangélicos, porque sabia do ''Impacto'' que causa a tentação ,para bloquear as mentes e iniciou esse tratamento com uma ousada pergunta, a saber:

''Quem nos separara do amor de Cristo?'' e completa:'' a tribulação,angustias, perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?''Rom. 8:35 As provações não tem muita ''graça'' e quando vem acompanhada de privação , torna-se cruel,e,quase insuportável , mas essas palavras do Apostolo tem ajudado muito , pois sente-se que tudo é por pouco tempo. Também vem a certeza que : Depois de aprovado , as bençãos multiplicam-se e o nome do Senhor é glorificado.



Os ''Porquês'' restantes estarão na próxima postagem.

2 comentários:

  1. Como sempre mais uma bela reflexão, muito profunda, falou tremendamente comigo, Deixo uma sugestão pra você irma Dalva,escrever livros nessa área, seus artigos são muito profundo acho que seria uma benção seus livros. Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Paz querido Pastor . Muita bondade sua . Gosto muito que escreve também não só pelo conteúdo como também pela variedade de assuntos . Deus me deu cinco reflexões que irei colocando uma a cada semana. desejo-lhe uma exelente semana. Um abraço.

    ResponderExcluir