terça-feira, 24 de abril de 2012

PORQUE

'Por que'' ''Porque'' e ''Porquê''
2ª Parte




O terceiro ''Porque''
'' Porque não me envergonho do evangelho de Jesus Cristo, pois é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...'' Rom. 1:16

O que é sentir vergonha de algo ou de alguém?
Muitas são as definições desse sentimento, mas prefiro uma que diz :''Vergonha é ficar sempre embaraçado'' diante de uma situação , ou de algo que tenha que falar , agir ou cantar''. Quando o Apostolo Paulo escreveu esse versículo, sabia que no seu tempo e nos séculos vindouros, iriam aparecer entre os crentes , aqueles que a Bíblia diz:

''Serem prudentes diante de si mesmo'' Isa.5:21( b), ou em outras palavras , que teriam vergonha de proclamar as ''Boas Novas''. Nos dias atuais , o ''Evangelho'' já está mais respeitado e existe até aqueles que ,afirmam : '' Ser evangélico , sinônimo de Status e até mesmo os artistas, tem exibido sua fé em publico, mas no tempo do apostolo até poucos anos atras, havia uma verdadeira anarquia, um desprezo, uma zombaria de tudo que se referia a Jesus. Ainda existe mas em menor intensidade.

Paulo sentiu isso em Atenas e Roma e por isso falou e escreveu: ''Não me envergonho do Evangelho do Senhor Jesus , pois é poder para a salvação de todo aquele que crê''. O poder ai citado , toma uma conotação diferente , porque quando se fala em poder, logo se pensa em :Poder Politico; poder religioso; poder social; poder econômico etc... Mas nesse caso é o Poder Espiritual.

È o Poder de Deus, porque nenhum poder pode restaurar o homem . Somente o poder do alto que vem do todo poderoso. O poder das autoridades foi criado por Deus , para que o homem obedeça a Ele ( o Todo Poderoso) Obedecendo a outro homem. O Apostolo foi ridicularizado pelos homens do seu tempo. E nós? Será que também somos anarquizados? É claro que sim . Quando aceitamos o Evangelho, as primeiras gozações vem dos nossos familiares.

Vamos parar por isso? Será que a vergonha vai ganhar destaque no nosso comportamento, só porque estamos seguindo por um caminho certo? Devemos obedecer o que diz o Apostolo: ''PORQUE ,não me envergonho do evangelho do Senhor Jesus , porque é poder de Deus, para a Salvação''.Existem verdadeiros ''Agentes secretos do Reino de Deus''. Não falam de Jesus porque tem vergonha. Na vida secular tem os livros de ''Auto ajuda'' ,mas só a ''Ajuda do alto'' tem poder de transformar o homem.

Eu não tenho vergonha de falar do Evangelho e você tem? Lembre-se que Jesus não teve vergonha de nenhum de nós e ele mesmo diz : ''Quem não deixa pai , mãe e família por amor de mim, não é digno de mim''. E quem tem vergonha o que será que acontece? Meditemos nisso.



O quarto ''Porque''
''Por que estas abatida , ó minha alma e por que te perturbas dentro de mim. Espera em Deus pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro e é o meu Deus'' Salmo 42:11


Existem na Bíblia ,versículos de: Sabedoria, esperança, paciência, revelações, exortações, misericórdia, conselhos, confiança, poder etc... mas vamos discorrer sobre a esperança que tem um poder maravilhoso . Tudo que cai dentro da alma vai fundo, e parece uma ''Areia movediça'' que absorve tudo que é jogado na superfície e que da mesma forma que suga o negativo , aspira também o que é positivo , e neste contexto está a palavra ''Esperança''.

Uma alma angustiada, abatida e sofrida traz no semblante os traços da dor da perda, da dor da enfermidade , do sofrimento emocional, do sofrimento físico, da turbulência espiritual que estão sempre rondando o ser humano em todos os tempos em todas as nações e em todas as raças. Para todas essas situações a Bíblia diz: ''Espera em Deus''.

Tudo na vida se repete , por isso escolhemos três poesias em que pode estar espelhado algum sofrimento da alma. Separamos uma poesia secular, uma poesia de amor altruísta e uma poesia espiritual e para cada uma delas , aconselhamos: ''Espera em Deus''.

''Tomara que a tristeza te convença// Que a saudade não compensa// E que a ausência não dá paz//
E o verdadeiro amor de quem se ama// Tece a mesma antiga trama que não se desfaz..'' Vinícius de Moraes. Essa palavra poética é para quem está triste, quem tem saudade, quem não tem paz, quem ama e não é amado e quem está só ou quem perdeu um ente querido. Para quem esta vivendo este contexto existencial tem um conselho :''Espera em Deus''.

Castro Alves escreveu defendendo os negros Africanos que eram trazidos para o Brasil como escravos;Na Poesia ''Navio Negreiro '' ele retrata o sofrimento dos negros , em alto mar
comparando o sofrimento das mulheres com o sofrimento de Agar e Ismael no deserto. Em outra poesia '' Vozes da Africa '' ele interpreta o grito silencioso dos negros quando escreveu:''Deus , ó Deus , onde estás que não respondes? // Em que mundo , em que estrela te escondes.// Embuçado no céu? // Há dois mil anos te mandei meu grito// Que embalde desde então , corre o infinito// Onde estás Senhor Deus?'' .

Existem muitas pessoas que estão com esse grito preso na garganta. Quando o sofrimento está terrível e como Jonas ,'' preso no ventre da baleia ''e apertado por todos os lados somente pode olhar para cima e clamar e chorar como fez o profeta que clamou e chorou angustiado. Para elas tem um conselho:''Espera em Deus''.

A ultima diz respeito ao próprio Jesus Cristo:'' Naquele dia , triste angustiado// Cristo chorou ao olhar Jerusalém// Ele se ofereceu para dar a liberdade// Perdoar-lhes os pecados // E por isso foi no madeiro pendurado// Como malfeitor foi considerado// Foi cuspido açoitado , humilhado e ultrajado// E assim pagou uma conta que não devia// rasgou a cédula que contra nós havia// Mas do alto da cruz abrindo o coração e a boca // Ele clamou cheio de amor: Está consumado.'' D.V.C.

Eu e você já sofremos a esse ponto?
Passamos por isso alguma vez? Para esses sofrimentos, não houve conselhos. Ele sofreu ,'' morreu e ressuscitou e ''seu nome é sobre todo nome em cima no céu e em baixo na terra''. Não precisou ''Esperar '' porque ele é o próprio Deus e é a própria '' esperança''.A sua palavra é o farol que guia o navegante, é a bussola que orienta os perdidos no grande mar da vida e é o porto seguro para quem está a deriva na vida espiritual.

O quinto ''Porquê''.
Concluindo todos esses ''Porquês'': Queremos que digam em seus corações em alto e bom tom Porque
''Jesus é Deus... Jesus é Deus...Jesus é Deus...
Porque amou; não se envergonhou e trouxe esperança de vida ''Eterna'' para o mundo ''que amou de tal maneira que …'' Só o amor , pode fazer isso.

3 comentários:

  1. O que mas chama a atenção nesse texto,irma Dalva é que falamos do nosso time de futebol e declaramos isso publicamente, falamos de politica com muita enfase, debatemos outros temas, e porque que ao falarmos do nome de Jesus nos intimidamos. Precisamos refletir sobre isso, parabéns pela postagem. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Se existe algo que falo com muito prazer é no nome de Jesus e ele sabe disso. Uma ocasião eu fui assaltada e mesmo assim eu alertei ao assaltante o perigo de não ter Jesus; Ele que estava gritando baixou o tom da voz e ainda me beijou na testa, pode? rsrsrs beijo de assaltante!!!!!!!!!!é pra rir mesmo. Espero que leia essa resposta pra rir também. Abraço

    ResponderExcluir
  3. rssss. Achei muito engraçado..... Mas é Deus....

    ResponderExcluir