domingo, 11 de março de 2012

AS TRÊS ARCAS

AS TRÊS ARCAS






1ª ARCA: ''Faze uma arca de tábuas de cipreste'' Gen, 6: 14 (a)
2ª '' : ''Também farão uma arca de madeira'' Ex: 25:10 (a)
3ª '' : ''Pela fé, Noé foi divinamente avisado das coisas que ainda não se viam... temeu
Hb 11:17

Deus tem sempre um projeto para realizar, por isso , tudo tem sentido, quando se fala na ''Palavra Santa''. Desde a queda do homem , que todo seu proposito está voltado para o resgate da sua criatura, que foi a maravilha da sua criação. Deus se arrependeu de ter dado vida ao ser humano, mas seu coração bondoso não permitiu, que ele destruísse, a sua obra, por isso , por '' conta e risco próprio''que resolveu criar novas oportunidades , e assim o fez.

O Senhor olhou , lá da sua santa morada, e observou que ''O homem era continuadamente mal'' Gen. 6:5 mas ao ver o coração de Noé, resolveu começar ''Nova humanidade '' a partir desse lavrador que era plantador de uvas , e iniciou seu projeto , ordenando a construção da Arca, porque ia destruir tudo com a água do diluvio.

Noé obedeceu e seguindo a ordem natural das coisas começou, em primeiro lugar,falando sobre o que ia acontecer para que todos tivessem oportunidade de serem '' Salvos ''da calamidade que ia cair sobre a terra. Ninguém acreditou e ainda ridicularizaram o Profeta. Quando refletimos nesses acontecimentos, nos vem a mente, as Parábolas de Jesus : das ''Virgens Néscias e das prudentes'' com relação ao tempo da ''Graça'' cujas portas um dia irão se fechar e quem :'' Estiver fora não entra , e quem estiver dentro não sai''.

E como o Profeta Isaías , podemos dizer :''Quem deu crédito a nossa pregação?” .Estamos como Noé, avisando, alertando, mas são poucos os que escutam e chegam ao “ conhecimento pleno da verdade''.Cada hum tem seus preceitos , que serve de pretexto ,para tentar cair fora do contexto.

A Arca tem um outro sentido mais profundo: que é o da Família. Veja , que Noé colocou ,ele e a esposa , colocou os filhos e suas esposas e por fim os animais. Tudo isso obedeceu a uma hierarquia e a Bíblia narra o episódio do dilúvio , que durou quarenta dias e quarenta noites
e salvo só foi , quem estava dentro da Arca. E toda carne expirou.

Uma outra lição que tiramos desse texto é com relação aos filhos de Noé. A Bíblia narra que ao sair da Arca , Noé embriagou-se e tirou a roupa , e seu filho mais jovem o ridicularizou ,'' mostrando a nudez do Pai''.Quando falamos do procedimento do nosso irmão, estamos simplesmente mostrando a sua nudez, o que é inaceitável porque ''estamos sujeitos as mesmas fraquezas''.

Uma outra lição é comportamental e é com relação aos animais da Arca. O interessante é que sempre fazemos um paralelo do comportamento do homem com o procedimento dos animais. Se a criatura não tem conhecimento de nada, e tem dificuldade de aprendizado é chamado de ''Burro''. Se vive em um lugar sujo é chamado de ''Porco''. Se é briguento é chamado de ''Cachorro''.Se é  brabo é um leão.
Se gosta de confusão é chamado de ''Cobra''. Se é intratável é logo  chamado de ''Cavalo'' e se é calmo parece um passarinho. As vezes penso que todos esses animais estão dentro de cada um de nós , dependendo da ocasião, todavia todos eles terão que ser extirpado para dar lugar a um só animal ao qual Jesus foi comparado: Uma Ovelha ou o que foi escrito ''Eis o cordeiro de Deus''.O crente tem que ser ovelha , ou cordeiro.

A arca, ao longo dos tempos , tem sido motivo de muitas especulações, por parte dos religiosos, da ciência, do Islamismo, dos cristãos etc...

A segunda Arca , ou seja a Arca da Aliança, cuja confecção foi de responsabilidade de Moisés , representava a presença de Deus , em qualquer lugar que ela estivesse e serviu também para guardar as tabuas da Lei, o maná escondido e a vara de Arão. O primeiro propósito de Deus foi o de lembrar aos homens, as suas leis , para meditar '' de dia e de noite'', caminhando, em casa, no trabalho e acima de tudo obedecendo os seus estatutos, para que tudo desse certo em suas vidas.

Essa Arca esta dentro da história de Israel e ninguém sabe, onde ela se encontra nos dias atuais, já que a sua função terminou, quando Jesus inaugurou '' no calvário , o tempo da ''Graça''. Muitas especulações surgiram sobre o lugar onde se encontra ,mas em Jeremias
Capitulo 3 , verso 16 diz que: ''...não a visitarão, nem se lembrarão dela , nem dela sentirão falta; e não se fará outra.''

Outra hipótese , é que a Arca tenha sido levada por Nabucodonosor, como troféu, depois que conquistou Jerusalém, e a ultima ´hipótese é que: A Arca esteja no céu com o maná escondido, a vara de Arão e as tabuas da lei. Apoc. 11:19 ).

A terceira Arca ,simbolicamente , é Jesus Cristo e o evangelho, que salvará o homem , não de algum diluvio mas de ''se mesmo'' ou seja de seus pecados. Jesus veio a este mundo com a missão de resgatar o ser humano de seus caminhos tortuosos, e trazê-los para a sua divina luz. Em Jesus Cristo , Deus pai cumpriu as promessas que fez no livro de Gênesis de que
''Nasceria de uma mulher, quem iria pisar a cabeça da serpente'' .Gen. 3: 15(c)

E para você , que ainda não é evangélico, ficam dois conselhos: Saia do ''mar da vida'' e embarque na '' Arca da salvação'', que é dirigida pelo Senhor Jesus. O mar da vida está cheio de ondas: Ondas de roubos, de assaltos, de vícios, de prostituições etc.. que só o
levarão para o inferno, na dimensão espiritual .Lembre-se que a salvação (não terá nem presente nem passado e nem futuro ) , porque é ETERNA

O segundo conselho é: encontrar uma Arca. E vai encontrá-la na Igreja Evangélica mais próxima da sua casa. Não se incomode com a denominação.Porque Jesus é dono de todas elas. Somente procure ter certeza se o livro de fé e prática, é a Bíblia e se os louvores dão ao Deus da Glória, a devida honra. Nós os evangélicos o
convidamos a entrar na ''Arca da Salvação'' , para juntos fazermos essa viajem , para a eternidade, onde não haverá ''choro, nem pranto e nem mais se lembrará das coisas passadas'', diz a Bíblia. Vamos lá? Ainda há tempo, meu querido, e minha querida.Estamos te esperando. Ok?

3 comentários:

  1. Com certeza, só quem salva é JESUS. Ledo engano quem pensa que a SALVAÇÃO é adquirida por pertencer a igrja A ou B. A SALVAÇÃO é um presente, não é comprado por obras, nem merecido. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em CRISTO JESUS." Rm 6.23
    Que Deus continue te abençoando poderosamente

    ResponderExcluir
  2. Oh amada! que maravilha ver sua presença aqui. Que Deus te abençõe poderosamente . Ore por mim pois esse novo cargo que Deus me deu é de muita responsabilidade por causa das cobranças que já começaram
    através do meu filho e da minha neta. Um abraço da irmã que a ama em
    Cristo Jesus.
    Dalva

    ResponderExcluir