sábado, 17 de março de 2012

A MENSAGEM

A Mensagem




''Restitui -vos- ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e o lagarto e o meu grande exercito que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis e louvareis o nome do Senhor vosso Deus que procedeu maravilhosamente e o meu povo nunca mais será envergonhado. E sabereis que eu estou no meio de Israel, e que sou o Senhor....'' Joel 2: 25-27



As mensagens tem inúmeras funções: Elas servem para informar, aconselhar, exortar, ensinar, etc... E podem chegar através de cartas, de músicas, de placas, painéis, livros e na forma mais modernas de E-mail. Mas uma das formas mais comum é o chamado, mensagem do ''boca-a boca'' e foi com esse tipo de informação , que '' As boas novas'' atravessou esses dois mil anos e chegou até nós , para cumprir o ''Ide e pregai o evangelho'' do Senhor Jesus.


Na reflexão de hoje , vamos comentar sobre O Profeta Joel, cujo nome significa ''Jeová é Deus'' , que viveu no ano 836-796 A.C. E profetizou grande devastação no pais através da lagarta , do gafanhoto, da locusta e do pulgão. Nesses versículos , do capitulo 2: 25 -27 encontramos dentro dessa mensagem , quatro promessas: Promessa de restituição, promessa de abundancia, de maravilhas, e da presença ''Santa'' do Senhor, na vida de Israel.

Deus tem falado , para todos os homens , através dos profetas, das músicas , dos fatos que ocorrem nas nações ,até mesmo na natureza e ainda aconselha :''Escuta o que Espirito diz as Igrejas''. O ser humano é que nunca quer ouvir a voz do Senhor . Como foi no tempo de Noé , ele continua o mesmo.'' A desobediência e a infidelidade , tem dado legalidade aos demônios para agirem , no mundo.'' E isso tem sido a causa de tanta destruição , em massa, nessa vida.

E por tabela , o sofrimento vai se avolumando e tomando aspecto catastrófico, cuja manchetes estão em todos os jornais, televisão, radio e internet . E com o avanço da ciência tem sempre uma câmara , filmando os acontecimentos como testemunha viva ,das profecias Bíblicas, como foi o caso das torres Gêmeas, do Tsunami do Japão etc. Poderia citar os pormenores que está por traz de todo esse caós, mas a mensagem desse tema
não pode abrigar comentários dessa natureza porque a mensagem é de esperança.

Joel, com a sabedoria , vinda do alto, enumera esses bichinhos , como representantes da devastação e ruína, cuja ação atinge as diversas áreas da vida. A começar pela saude e em muitos casos , tornando-se epidemias terríveis que se alastram pelo mundo, ceifando milhões de vidas, que partem desse mundo , sem Deus e sem esperança. Em cadeia , vão arruinando os sonhos desfazendo as conquistas materiais, ganhas com tanto trabalho e demolindo planos futuros. Tudo isso , por causa do pecado.

Joel é considerado o profeta do avivamento que viveu em Jerusalém ,no tempo do rei Joás e teve a missão de levar a mensagem do arrependimento sincero. Esse comportamento é a base da espiritualidade. Israel estava vivendo uma época muito difícil , por causa do ataque dos gafanhotos, que destruiu toda plantação . Toda lavoura acabou ,bem como a plantação de uvas que gerava divisas ,para Israel. Pois era a base do vinho( era e é).

Joel chamou os quatro tipos de gafanhotos de: cortador,migrador,devorador e destruidor. Em Israel nada escapou. Toda destruição alcançou a saúde das famílias , as terras, as plantações, os animais e tudo foi atacado e nada escapou do sofrimento, mas vemos Joel no capitulo 2 :1-11 , animando o povo e profetizando uma grande invasão militar. Podemos tirar uma lição deste texto que nos faz observar que: ''Uma desgraça ,nunca vem só, sempre traz uma série de acontecimentos ruins''. Tem quem cite Jó mas , o caso dele foi de provação.

Joel fala no capitulo 1:4 narra a destruição em acontecimentos em efeito cascatas:''O que deixou o gafanhoto , o cortador comeu; o que deixou o cortador, comeu o migrador; o que deixou o migrador comeu o devorador; o que deixou o devorador comeu o destruidor.''É uma sequencia ,que seria interessante ,se não fosse trágica e trazendo do texto para o contexto, podemos citar como exemplo: uma enfermidade que assola uma criatura , que atinge toda família, que acaba com as economias que se gasta o que se tem e o que não se tem e as dividas que se multiplicam. E estão escondidos nesses acontecimentos : o gafanhoto (os micróbios)
A família (sofrimentos de todos). As despesas do medico (dinheiro gasto) . As propriedades que se vende e os empréstimos.

Joel ainda fala na locusta, pulgão , lagarto . Cap. 1:7 Que são ações especificas. Assolação de tudo que faz parte da vida da vida da pessoa. E quando a coisa é geral atinge todo uma Nação. Israel tem sido sempre exemplo para o mundo. Eles que tinham a missão de falar de um só Deus ''criador de todas as coisas'' em meio a um mundo idolatra, foi infiel e até hoje nega o Senhor Jesus e tem pago um alto preço. Não foram poucos os reis que invadiram essa nação e fizeram desse povo escravos , e exterminaram a muitos.

Mas Deus sempre levantou , desde os tempos antigos, homens para ajudar como foi o caso de Sansão; Jefté, Débora, Gideão etc... E quando quase destruíram Israel Deus já tinha usado , Isaías para dizer ''Quem ouviu tal coisa?...Nascer uma terra em um só dia?... Ou uma nação nascer de uma só vez?''Isa.66:8. Essa profecia se cumpriu , quando Adolf Hitler
tentou destruir os Judeu.

''Em novembro de 1947 , houve uma votação inédita,''a favor de Israel e em 14 de maio de
1948 , nascia do pó das cinzas de um povo assassinado por um líder louco, uma Nova Israel. Uma Nação inteira nasceu em um  só dia ,como profetizou Isaías. Israel foi reconhecida pela ONU como a mais Nova Nação do mundo . Que Vitória!!!!!!!!!!!! para provar que “”SÓ O SENHOR É DEUS.

Essa foi a maior mensagem do mundo atual.
E você ?, meu querido leitor (a) ou irmão (ã) . A coisa não terminou. Estão ai as crises cuja ação ataca como o gafanhoto; a prosperidade, as finanças , os patrimônios tais como: as casas
carros, acidentes, casamentos, gerando misérias, desmoralizando, sujando os nomes, provocando vergonha, infortúnios, angustias , lutas e suicídios.

Se você está passando por qualquer coisa tesse tipo, saiba que tem um Deus maravilhoso, que espera que se humilhe perante ele , pois ele é Deus que Diz:''Restituirei tudo que que o gafanhoto comeu ...”Ele vai restituir tua saúde, tua família, teu emprego, teu filho, tua casa, teu carro e teu casamento. Creia! meu querido ou minha querida.

Eu já fui palpérrima. A subida foi muito difícil , porque eu estava muito embaixo na escala social , mas tive um pai maravilhoso chamado Deus que abriu o coração do Governo Brasileiro , pois estudei em escolas do governo sem pagar , porque meu pai não tinha condições financeira de pagar minha faculdade , pois tinha dez filhos para criar. Me formei e subi na escala social e quando estava no topo financeiro e social fiz um negocio errado e o gafanhoto da vida acabou com tudo e eu voltei ao ponto de partida, de onde tinha subido. Perdi tudo e descobri o quanto sou despojada das coisas desse mundo . Comecei do zero e consegui tudo novamente até minha casa montei em um dia , depois de algum tempo de luta e me alegro . Porque foi tudo com a benção de Deus. E como pessoa de fé ,eu posso dizer: SÓ O SENHOR É DEUS. E essa é maior mensagem que trago para você neste dia:Ele vai te restituir tudo que os gafanhotos dessa vida comeram. Aguarde! E creia tão somente.

3 comentários:

  1. que possamos verdadeiramente obedecer e honrar este Deus maravilhoso ,que nos prometi e cumpri as suas promessas, afastando assim todo tipo de devorador das nossas vidas.pois ELE sim pode mudar a nossas vidas, não só em um dia , mas em um milésimo de segundo.parabens Diaconisa Dalva , que menssagem abençõada. Pastor:MARCELO LOIOLA

    ResponderExcluir
  2. Querida Diaconisa Dalva, mas uma vez parabéns pela linda reflexão e também quero lhe agradecer pois seu blog é o segundo que mais manda visita para meu site com 250 visitas, mais uma vez muito obrigado. Boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Quero aproveitar a oportunidade , para agradeçer aos meus dois pastores, Marcelo Loiola e Ivan Pereira da Silva, pelas palavras de carinho e de incentivo que me fazem muito feliz e transfiro toda "honra e toda gloria para o Senhor Jesus" pois:" sem ele nada se pode fazer".No caso "escrever". Um abraço para os dois em nome de Jesus.

    ResponderExcluir