sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

AS INVENÇÕES DO HOMEM

As invenções do homem

''...Agora não haverá restrição para tudo que intentarem fazer''. Gen . 11:6 (b)

Quando o homem despertou para a vida, nasceu nele a vontade de descobrir os segredos do Criador . Uma coisa interessante é que ele não voltou seu olhar para a terra em que pisava mas começou a querer chegar no céu. Já estava dando sinais de orgulho que trazia no sangue. Porque tantas coisas para descobrir e inventar na terra ele já queria descobrir os segredos celestiais .

Sob a liderança do rei Ninrode, surgia imponente, majestosa cheia de força a grande Torre de Babel cuja missão era chegar ao céu. Esquecido que ''Homem põe e Deus dispõe'' ele continuou no seu projeto gigantesco. De repente Deus olhou para a terra e resolveu interagir, e confundiu as línguas dando origem aos idiomas e espalhou os homens por toda terra oriental.

E dai em diante, paulatinamente foram surgindo as invenções. Dias, meses , anos, seculos e milênios nos separam das primeiras criações ou das primeiras invenções. Tudo que podemos
ver, pegar e usar , tem sua origem da terra. Deus não esqueceu de nada. Da terra sai os metais , sai o barro a areia , a madeira, a água e tudo mais da matéria-prima para o uso geral.

''Não haverá restrição para a invenção'' e não houve mesmo e o homem conquistou com as suas invenções a terra, o mar , e o ar.. E tudo gira em torno do homem e para o homem. Surgiu de um lado o inventor e do outro o comprador, com seus desejos de consumo , e o verbo SER que antes enchia o coração do homem foi substituído pelo verbo TER.

Imagem de Icaro
Tudo leva a crer que vivemos uma época de grande competição , social, física, profissional e espiritual. Se alguém compra alguma coisa , o outro tem que comprar também maior e melhor.
Estamos vivendo uma época de um materialismo desenfreado.

O filósofo Frances Bacon disse certa vez: ''Sobrepujar a natureza, pressioná-la para nos entregar
seus segredos , amarrá-la a nosso serviço e fazê-la nossa escrava. ''O filósofo observou a natureza humana e e aconselhou a que se faça um esforço para dominá-la e amarrá-la para fazê-la uma escrava . Isso a Bíblia chama de domínio próprio.

Este paradigma vem passando pelos séculos até os dias de hoje e está a nossa frente através da Tecnologia. Isso é tremendo e se tornou indestrutível, porque é como um'' vírus'' . Tornou-se difícil de ser destruído, pois tem uma colaboradora de alta potencia que é a mídia,um recurso de publicidade que faz despertar o desejo de consumo.

Basta ver para querer portanto é através dos olhos que nasce na alma o desejo de ter. Alguém citou que a '' Alma humana , é como areia movediça, tudo que cai nela vai para o fundo e fica difícil de tirar'', O amor, as paixões e o desejo são os principais preceitos que servem de alavanca para dar vida ao verbo ''Ter'' .Podemos citar exemplos bíblicos como Caim que quis ter
as atenções de Deus, Ana que quis ter filhos, Davi que quis Bete Seba, Salomão que pediu sabedoria etc...

Atualmente frente ao progresso da humanidade foi colocado em ''xeque'' o verbo ''ser'' do homem.
A facilidade de se comprar tem tornado o homem , escravo do seu próprio querer e o consumismo
compulsivo tem dominado a vida de alguns. Alguém escreveu para mim , dizendo que eu estava apontando os erros dos outros. Eu não estou fora do mundo. Faço parte de tudo e estou também dentro deste contexto, Também quero as coisas e trabalho muito para realizar meus sonhos, mas sem prejudicar ninguém. Vim de muito baixo, por isso a escada foi maior e mais alta. E em certa fase da minha vida, quando estava no topo social e financeiro ( rica para a vista do que era e do ''nada '' que possuía ) eu perdi o pouco que consegui, que para mim era muitíssimo e tive que começar tudo outra vez.'' Do pó das cinzas '' me levantei e entrei na fila do consumo novamente, E aqui estou , contando a história cheia de experiencias para não cometer os mesmos erros outra vez.

Agora faço parte da ''Pandemia'' que é uma doença que afeta o mundo inteiro e poucos de nós estamos dispostos a renunciar a essa praga que é consumismo e tudo gira, como escrevi no começo, em torno do homem e para o homem e isso as vezes alcança até a saúde física , mental ,emocional e até a espiritual também .

Quem não quer ter casa, carro, celular de ultima geração, TV de plasma, etc...? E tudo vai de encontro a Palavra de Deus que diz:'' Se temos onde morar, o que comer e o que vestir, estejamos com isso satisfeito''. 1º Tim. 6:8. Mas nós não estamos e queremos sempre mais. É pecado ter? Não , a forma de se obter é que faz a diferença. Tudo que olharmos em derredor de nós , no mundo material foi invenção do homem.

Desde que o homem descobriu o fogo e inventou a roda , nunca mais parou e paulatinamente as invenções foram aumentando e chegamos do tempo da pedra ao tempo da eletricidade e da Internet sem condições de enumerar as invenções mas podemos citar nesta área os nomes de Tales de Mileto e Benjamin Franklin, Alessandro Volta que inventou as pilhas, Michael Farady, Tomas Edison que inventou a lampada. Alexandre Graham Bel que inventou o telefone,Santos Dumont que inventou o avião Gutemberg que inventou a imprensa Galileu Galilei que inventou o telescópio e que quase morreu na fogueira por sustentar diante do Tribunal da Inquisição , a tese de que ''a terra era redonda e girava em torno do sol'' , Podemos citar mais a Bussola tão importante na navegação o carro e outras mais.

Certa vez eu estava no Aeroporto e numa dessas conversas informais com o Deus Senhor dos Exércitos , eu dizia pra ele '' Meu Deus lindo e glorioso , quando vejo um avião como esse que
vence a Força de Gravidade eu digo e penso : Foi o Senhor quem inventou , e apenas permitiu que o homem descobrisse e ainda permitiu que o imitássemos dando a nós a invenção da televisão pois através dela ''O homem pode estar em vários lugares ao mesmo tempo''

Para concluir essa reflexão deixo para meditação , que não devemos confiar nas invenções por mais maravilhado que fiquemos , pois um dia vamos sair do mundo da mesma forma que chegamos : Nú '' Sem lenço e sem documento''. Diz a Bíblia no livro de Jó capitulo 1 verso 21 que :''Nú sai do ventre de minha mãe e nú voltarei...''e nada levaremos desse mundo tão cheio de invenções maravilhosas e tudo começa com um sonho como foi o de Icaro , cuja imagem está acima que um dia  sonhou voar, Seu sonho foi tão forte que hoje simboliza  o que está  no  Ar. Mas  procuremos antes de ficar maravilhado com o homem  ficar maravilhado com o Criador de todas as Coisas o Senhor Deus que deu  seu único filho Jesus por amor de nós. Passamos sem as invenções mas sem  DEUS  o que seremos? Pensemos nisso.

5 comentários:

  1. Excelente, mãe! Muito bom o texto, parabéns.
    Bjs do seu filho e que o Senhor continue te concedendo mais e mais palavras para reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Oi filho querido, obrigado pelas palavras de incentivo
    e que tudo seja para honra e gloria do nome do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. realmente Deus sem nós é Deus,mas nós sem Deus somos nada, mas, graças a jesus cristo ele nos maou primeiro,e pelo seu amor tem nos dado sua misericordia.
    paz irm dalva obrigado pelo carinho e pelo comentario em minha materia

    ResponderExcluir
  4. Amém! Irma Dalva , que Deus lhe abençoe, e desejo a você e todos os seus familiares um feliz natal e um prospero ano ano. Abraços Pr. Ivan e família.

    ResponderExcluir