sábado, 13 de junho de 2015

DE UM MODO MARAVILHOSO




14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!



A expressão maravilhoso significa  deslumbrante, assustador , que  encanta  a todos  que  prestam atenção  e que  está observando  os  detalhes , quer  sejam físicos, emocionais, pscológico  ou espirituais, e  foi isso que  aconteceu com o Salmista Davi, quando vislumbrado ,  um dia ,resolveu ponderar  sobre o grandioso poder do nosso Deus e o  descreveu no  Salmo 139.



Davi , mergulhou  de  cabeça  na profundidade  espiritual  e  de lá  conseguiu  retirar as pepitas  da  Criação Divina e viu como  é o começo, meio e  fim do Poder do Todo Poderoso em toda   sua Onisciência , Onipresença e Onipotência e no  V.16 ele  diz:
16 "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda."

Se fôssemos  descrever o processo de  criação uterino , teríamos  que usar palavras  científicas, mas preferimos comentar  na  forma poética usada pelo Salmista. Os  Olhos  de  Deus  viu e  vê  a criatura , quando ela é  ainda, uma  substancia sem forma e  sabe até como  será o dia a  dia  de  cada uma  delas e   descreve no seu livro, quando ainda não existem.

Isso é  fantástico! Isso  chama-se Onisciência  que  é a capacidade de saber tudo infinitamente (Diz o Dicionário Wikipédia(ad infinitum) ., incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, e todo universo, etc.Em suas reflexões do Salmo 139. o  Salmista  descobre que:'' Deus  estava  mais presente  nele do que  ele próprio estava em si  mesmo''.Isso  se  aplica a  nós  também.

Ele sabe os  nossos pensamentos, sabe o que  vamos  falar  antes que  as palavras  cheguem a nossa  boca. Ele  sabe as intenções do nosso  coração. Ele  sabe o que  queremos. Ele  sabe tudo.Quando o Senhor  Jesus perguntou: ''Que dizem, os homens  quem sou? Pedro respondeu : Tu és o Cristo filho de  Deus''. Este já  era o pensamento do apostolo , que Deus colocara em sua  mente. ''A  boca  fala  do que o coração está  cheio.''Mateus  12:34

O Salmista  chega a conclusão n  v.14 que :Os Olhos  de  Deus  estão observando o fundo da  alma  e '' no segredo do silencio da  criação  ele está vendo os ossos  sendo formados''.No  v. 17, O Salmista , confessa  que não entende os  projetos  de Deus, mas observa  que é ; em  grande  soma. Isso  nos  faz  compreender que  Ele  tem proposito em tudo e  tem planos para todos em   sua  totalidade.

No v,18(c) Davi  chega  a  falar que despertou, porque  tudo parecia um sonho tremendo e  ele mesmo diz: ''Se eu contasse, seriam mais numerosos  do que a  areia ; quando  ACORDO ainda estou contigo'' . Deus está todo tempo com  todos nós , dormindo ou  acordado.


O Salmista  entende que não tem como fugir  da  face  de  Deus. Se  subir aos  céus , Ele  estará  lá , se  descer ao  sepulcro   Ele  estará lá  . O Salmista  diz  que: Ele o  cerca  por  traz e pela  frente e pontua: Ele é Onipresente. Ele  está em todos os  lugares  ao mesmo  tempo .

O  grande  exemplo foi o de  Jonas. Ao  receber a ordem para ir fazer  missões em Nínive , ele  fugiu para Társis e mesmo no  ventre  do  grande peixe , Deus o estava  vendo. Outra lição para nós, quando queremos  fugir da missão que Deus nos  confia.


O Salmista  diz: ''Tu  me  sondas  e me conhece, Conhece  quando  me  sento e  me levanto, quando  trabalho e  quando  descanso...'' Se eu subir  as  asas da alvorada e for morar no extremo do mar, mesmo assim  a  sua  destra  me alcansará''.v. 9


De um modo maravilhoso , Deus  fez todas  as coisas   visíveis e invisíveis. As visíveis  já  são por  si mesma maravilhosas. Ver o mar, o céu, a lua, o sol , as  estrelas, as montanhas, os pássaros  o ser humano etc...

 As Invisíveis  são aquelas que não podem  ser vista , a não ser por '' Divina  Revelação''  que  são as  espirituais, cujo material é um maravilhoso segredo de Deus  que  só vamos entender quando tivermos a ''mente  de Cristo" 1º Cor. 2:16 '' em que  você não escolhe os pensamentos , mas pode, pelo livre  arbítrio , decidir os que  ficam''.

Davi , demonstrou neste  lindo Salmo o discernimento e o  esplendor  devocional e isso nos alerta para orarmos mais e  ter  sempre a mente  cativa aos  assuntos  celestiais.

Nesta oração de Davi,  temos  conforto e consolo . Sabemos que Ele muda  as situações programadas  no  ventre materno. Podemos  citar exemplo, O do rei Ezequias  que  está no livro de:  


 Isaías 38:1-8 “Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.

 Veja  que  Ezequias  implorou , em oração para viver.'' Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR.

 E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. 

Veja  que  Deus atendeu  a oração  e mudou  a  sentença,respondendo  , pela misericórdia  que lhe  daria mais  quinze anos de vida.

Então, veio à palavra do SENHOR a Isaías, dizendo Vai e diz a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos. 

A oração e  as lágrimas  de Ezequias comoveram o coração  de Deus . E ainda lhe  deu um sinal: retrocedeu o sol em dez  graus , pois já  havia  declinado

Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti e a esta cidade, e defenderei esta cidade. Ser-te-á isto da parte do SENHOR como sinal de que o SENHOR cumprirá esta palavra que falou: eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim, retrocedeu o sol os dez graus que já havia declinado.” 

Davi  concluiu  pedindo perdão , purificação e orientação e disse: Sonda-me   Senhor e  vê  se há  algum caminho mau e quia-me pelo caminho eterno.

Tudo em Deus e o que  Ele  faz é  de um modo Maravilhoso .


Nenhum comentário:

Postar um comentário