sexta-feira, 18 de junho de 2021

 

TEMPO PARA TUDO

TEMPO PARA TUDO

''Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu''. Há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de se arrancar o que se plantou;...'' Eclesiastes capitulo 3: 1-2


Quem já viu o tempo?
Como é formado o tempo?
O tempo é algo que só pode ser visto através da idade, nas mudança de determinados lugares. Podemos ver o tempo nos cabelos brancos dos idosos e nas suas rugas da face, no crescimento das crianças, no movimento das dunas, que o vento leva de um lado para o outro e através da contagem numérica dos relógios a começar dos segundos que formam os minutos, que formam as horas, que formam os dias.

 Os dias formam as semanas , estas formam os meses que por sua vez formam os anos que formam os séculos e dos séculos os milênios..... Dai dos milênios a eternidade.


Durante os tempos vão se formando as histórias e os acontecimentos individuais , familiares ,estaduais , nacionais e internacionais e tudo vai tendo seu tempo determinado , mas a mesma Bíblia que fala desse tempo também diz no livro de ''2 Timóteo 4:2 (a) ''Pregai o evangelho
a tempo e fora do tempo...''

 E com esse comentário quero dar um testemunho de uma pregação do evangelho fora de tempo que aconteceu comigo.

Estávamos vivendo os últimos meses do ano de 2000. O mundo se preparava para a festa do Natal. As lojas estavam cheias de pessoas comprando presentes. Por todo lado se escutava as músicas alusivas ao evento.

 O ar era de festa. A alegria tomava conta das fisionomias, principalmente a minha , pois não escondo o encanto que essa festa provoca em mim . No auge dos preparativos , como Diretora da Escola Bíblica Dominical , nasceu no meu coração a ideia de presentear os alunos com uma lembrancinha natalina, porque o mais simples presente serve de incentivo para o comparecimento as aulas.

Resolvi comprar numa loja cujo nome é ''Atacado dos Presentes''. Lá encontramos uma variedade enorme de lembrancinhas a preço popular. 

Me preparei para ir a essa loja. Do lugar em que moro , gastamos uma hora e dez minutos de ônibus, para chegar até lá, portanto é um pouco distante. Era um dia de sábado e como resolvi não trabalhar, tirei o dia de folga para fazer essas compras.


Quando o ônibus sai do ponto inicial , faz um trajeto pelas montanhas e se pode dizer que é um passeio inesquecível. Chega a determinado ponto , por causa da altura , podemos vislumbrar a beleza imponente do Oceano Atlântico.

 É de um azul tão profundo que quase chega a confundir-se com o azul do céu. E nada melhor que uma bela paisagem para se fazer uma higiene mental. Fazendo um conjunto benéfico para a saúde respira-se o ar puro da montanha , contempla-se a beleza das arvores e se sente aquele vento suave e teimoso que sopra nos cabelos e nos acaricia o rosto . Para resumir: era isso que eu queria curtir naquela manhã ensolarada de sábado.

Subi no coletivo e observei (como era muito cedo) que somente três pessoas estava dentro do ônibus . O motorista , o cobrador e eu. Após cinco minutos de viagem subiu um rapaz e um pouco mais adiante, uma senhora muito bonita e muito elegante.

 Agora eramos cinco e o ônibus com as cadeiras todas vazias seguiu viagem. De repente aquela senhora olhou para todas as cadeiras e resolveu sentar junto de mim, e eu pensei '' Agora sim! Lá se foi meu passeio e o sonho de curtir a paisagem''.

 Era visível a tristeza daquele rosto , e a vontade de ter um ombro amigo para chorar nem que fosse de uma desconhecida como eu. Então comecei a falar com Deus no silencio do meu coração.


E pensei : “Meu Senhor ! Isto está me cheirando a gabinete Pastoral e eu não sou Pastora'' e Deus me respondeu no intimo (Calma). Então o Espirito Santo me lembrou :''A tempo e fora de tempo''.

Acostumada a evangelizar no trabalho e em campo , não contava que teria de fazer esse trabalho
Na hora de um lazer e para mim estava ''Fora de tempo''.

Aquela senhora , fez um tremendo sacrifício para fazer um ar de riso para mim e perguntou:
''Vai ao Atacado?'' Respondi que sim , e no fundo eu não queria conversar. Eu estava ali para curtir e
o que menos queria era conversar, mas mesmo contrariada comecei a ouvir a história daquela mulher e comecei a sentir uma compaixão que me fez pedir perdão a Deus.

 Sou uma missionária e não posso escolher o momento de dar assistência espiritual a quem precisa mesmo não sendo Pastora. Aquele encontro foi provocado por Deus, e disso não tenho a menor duvida.

E aquela dama começou a falar. Contou dos tempos da juventude em que conheceu , namorou e casou com o homem que jurou diante de Deus ser fiel eternamente e agora , depois de trinta nos a trocou por uma jovem de vinte e cinco anos. 

Aquela senhora começou a chorar e gentilmente pegou um lenço para enxugar as lagrimas. Chorava e falava e falava e chorava e limpava o nariz e nesse pranto educado eu fui ouvindo tudo que ela tinha para contar. 

Em nenhum momento a interrompi porque ela falava das viagens , dos tempos felizes , com uma riqueza de detalhes que chegava ser impressionante. Ela desabafou e eu pude sentir uma certa paz , mas então então me perguntou sobre minha vida.

 Respondi que também estava separada e sabia o que ela estava passando. Foi quando ela perguntou : qual era o segredo da minha calma e eu respondi:

''Jesus” e comecei a falar do amor de Deus e que ele estava contemplando aquele sofrimento e queria .que ela soubesse. Aquela mulher mudou o semblante , começou a surgir uma luminosidade especial de muita calma e ela começou a agradecer me dizendo que fora eu a responsável por ela esta se sentindo tão bem.


Aquela senhora não sabia mas tinha colocado todo entulho para fora do seu intimo e eu coloquei la dentro a palavra de Deus que é um refrigério em tempos de angustia. Ela estava vivendo o tempo de chorar e eu de pregar fora do tempo.

 Não vi as montanhas, debruçadas sobre as águas do Oceano Atlântico , não vi a imensidão do azul do mar , não senti o acariciar do vento e nem o verde das arvores mas vi uma coisa que jamais esquecerei :

Eu vi um sorriso cheio de paz brotar naquele rosto lindo daquela senhora e isso valeu todo passeio . Concluo este testemunho repetindo que aquela senhora estava no tempo de chorar e eu fora do tempo de pregar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário