terça-feira, 14 de agosto de 2012

'As Janelas da alma''

'As Janelas da alma''


''Não porei coisas más diante dos meus olhos'' Salmo 101: 3

A alma '' é como areia movediça,'' tudo que cai nela vai ao fundo e fica difícil de se retirar e a porta de entrada são os olhos. Por eles entram todos os sentimentos humanos , a saber: a cobiça, o desejo, o amor, os interesses, as paixões, os medos etc... E as empatias que são as informações sobre outras pessoas.

A nossa reflexão de hoje é sobre o que se coloca diante dos olhos, que pode ser definida como coisas más pelo salmo 101;3 escrito pelo rei Davi que depois de ter pecado prometeu a Deus que não colocaria coisas más diante dos seus olhos. A Bíblia narra que certo dia Davi estava no seu Castelo e viu quando uma linda mulher estava no terraço de sua casa , tomando banho.

Ao vê-la , o rei que ia passando , voltou para olhar novamente e isso foi fatal , Como soberano ele desejou aquela mulher. Davi entrou num emaranhado de verbos e nunca mais saiu ,pois ele : olhou, desejou , traiu, pecou, matou e pagou caro. Isso tudo porque colocou uma coisa má diante dos olhos, que foi a nudez de Bete Seba. Ele podia ter todas as mulheres do Reino mas aquela era proibida , porque era casada e esposa do seu melhor amigo.

Nos dias atuais , está havendo uma verdadeira avalanche de estímulos de toda ordem , mas os visuais encontram nas pessoas , um maior interesse , pois são coisas que estão vendo. Alguém fez uma reportagem cuja matéria está nos jornais, falando sobre a poluição visual .Isso não faz parte de um leque de opções porque já atingiu um circulo de 360º cuja finalidade é alcançar todas as idades sem obedecer critérios e nem limites.

Os estímulos visuais começaram no Jardim do Éden, quando Deus criou a arvore do bem e do mal. Mesmo Divinamente avisados , que não podiam comer dos frutos , Adão e Eva ignoraram e a Bíblia diz que seus olhos foram abertos e viram que estavam nus . Gen. 3:6-7. Naquele momento tudo mudou. As janelas da alma se abriram e por elas adentraram : a cobiça, o ódio, o amor, a ira, e resumindo , todos os sentimentos negativos ou positivos.

Daquele momento em diante , os olhos começaram a reinar . O que antes era inocência , agora passava a ser algo muito sério, aos olhos atentos do Senhor. Tudo teve limites. Os pés cansaram de andar, as mãos de pegar, os ouvidos de ouvir, , a boca de falar, o nariz de sentir o odor mas os olhos não cansaram e não cansam de olhar e por isso entram toda sorte de sentimentos que encontra guarida na alma.

Um exemplo disso foi quando , no rolar da historia Bíblica vemos Noé que se embriagou e foi vitima da gozação do seu filho que mostrou a nudez do pai. Isso s vezes acontece dentro das Igrejas, Quando se fala diante da congregação dos defeitos de algum irmão, que mesmo sem citar seu nome todos sabem de quem se trata. Isso é mostrar a nudez da pessoa , Quantos crentes estão hoje no mundo ,por causa dessa falta de sabedoria !

Em João 9:39-41, Jesus respondeu aos fariseus , quando interrogado sobre o pecado. “”Se fosseis cegos não teríeis pecados algum'' Mas hoje os estímulos também são pelos ouvidos , porque não existe cego sem pecado.

A arvore do conhecimento do bem e do mal está a ciência que trabalha dia e noite sem parar, O conhecimento humano chegou ao auge . E tudo que é inventado sempre tem dois lados . O do bem e o do mal. Pela arvore do conhecimento vemos: os carros, a televisão. O computador, o radio, a internet, o telefone etc... Pelo lado do bem , a ciência esta de parabéns , pela invenção do carro que nos leva a diversos lugares em pouco tempo, Pela televisão em assistimos programas educativos. Pela internet onde temos uma fonte de informação inesgotável etc...

Pelo lado do mal , a arvore dá frutos ruins para a alma. O conteúdo é da pior especie. As novelas que incentiva o adultério, a traição, os crimes , a violência e todo tipo de pecado que vai de encontro a palavra de Deus. Paralelos a isto tudo ,estão as revistas pornográficas, os filmes eróticos a que encontram através da propaganda o caminho para a vendagem desenfreada . E tudo vai entrar pelas janelas da alma para satisfazer as concupiscência da carne.

Também podemos falar da ''Insistência Auditiva'' que ajuda na ''Lavagem Cerebral''. A propaganda insistente provoca no cérebro um bombardeio de forma que sem querer trocamos os nomes dos produtos que usamos diariamente , pelos os que nosso cérebro registrou recentemente na nossa memoria..

Isso acontece em tudo. Podemos citar que muitas vezes nos surpreendemos cantando uma música mundana de tanto ouvir tocar. Mas graças a Deus o Espirito Santo nos lembra que aquela canção não faz parte do nosso cancioneiro cristão. Temos que ser vigilantes e nunca esquecermos que estamos no mundo mas dele não somos.

Lembro-me de uma historia que um Pastor contou. Disse ele que certo crente , foi tomado pelo desejo de ir a uma festa. Meticuloso , o jovem procurou o Reverendo para falar do seu desejo de ir a esta festa e de perguntar se poderia ir. O homem de Deus, ouviu silenciosamente e sabiamente respondeu com outra pergunta. ''Meu jovem! nesta festa que deseja ir , Jesus pode entrar?Se ele  puder entrar tudo bem mas, se não puder o  irmão vai ter que ir sozinho" Numa festa dessa o que mais  tem ,são  coisa más para os olhos.

Como estamos alimentando nossa mente? O que estamos lendo? O que estamos ouvindo? O que estamos pensando? O que estamos falando? O que estamos escrevendo, fazendo e principalmente o que estamos vendo? São coisas boas? Leituras que edificam? Músicas para louvor de Deus?

Tudo que falamos acima provoca no cérebro uma ''distribuição estratégica'' . Se for feita uma Ressonância Magnética em cada situação , vai ser observada as áreas ativadas por conexões diferenciadas. Portanto vamos alimentar o nosso cérebro com a palavra de Deus e se estivermos colocando algo mal diante dos nossos olhos que possa atrapalhar nossa trajetória Cristã que possa cair por terra em nome de Jesus. 


 Que Deus abençoe a todos nós pois esta mensagem veio para mim primeiro , pois essa palavra que é uma faca de dois gumes : corta quem lê mas que corta quem em escreve. E nunca podemos esquecer que os olhos são a janela da alma.









Nenhum comentário:

Postar um comentário