'' Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo''
Filipenses 3:8 A cidade de Filipe , que ficava entre a Azia e a Europa. Foi uma cidade importante do Império Romano.Estava localizada nas montanhas e tinha uma posição privilegiada que a tornava a ''Porta de entrada da Europa."
Nesta carta o Apostolo Paulo , envia a Igreja de Filipo, incentiva o povo a Serem Alegres e se colocarem como exemplos que mesmo sofrendo,demonstra felicidade pela ''Nova Vida em Cristo'' e que ao dar um mergulho na antiga vida de ''antes'' considera tudo como ''esterco'' frente a novidade
Cada cidade tem seu povo, seus costumes , suas historias, seus poderes religiosos , sociais , militares etc... Tudo isso junto formam as hierarquias de um povo. A hierarquia está em tudo . No lar, na Escola , na Igreja, No exercito e cada um tem uma função especifica.
No capitulo 4 dos versículo 29 até V. 26, observamos um desfile de responsabilidades. Os que nasceram em tendas , são os filhos de Jabal . Em seguida surgem os filhos de Jubal , responsáveis pela música.. Seguem-se os que trabalham com cobre e ferro e por ultimo foi citados os que invocam o nome do Senhor.
Dentro deste contexto surgem as classes sociais com seus modos , tradições e culturas e dentro da civilizações estão os hábitos e crenças e o conhecimento de um povo.
Vamos citar como exemplo a família de Jacó. Esse homem foi um dos Patriarcas de Israel. Teve duas esposas , duas concubinas , doze filhos homens e uma mulher.
Esse pessoal formou a família de Jacó. De qualquer forma as famílias orientais são tremendamente diferentes das famílias ocidentais. nos tempos de Jacó , uma esposa se não conseguisse engravidar , poderia resolver o impasse dando uma das suas servas para ter um filho (Dela)., com o marido.
Seria hilário se não fosse patético. Vamos citar como exemplo as esposas de Jacó ( Raquel e Lia) . As duas fizeram , Jacó fazer filhos com as concubinas ( Bila e Zilpa) . É muito esquisito tudo isso , mas essa foi a (Família Mosaico).
Não está tão diferente dos tempos antigos, Só que nas famílias não se usa esse negocio de ''Barriga de ninguém''. Quem pode ter filhos pode , quem não pode é estéril ,e tem que se conformar ou adotar.
Os filhos de Jacó ( na minha opinião eram muito ruins. Pelo histórico deles , não eram de brincadeiras a começar por Dina, Era uma garota que não aceitava os conselhos da mãe. Diná tinha uma curiosidade a flor da pele.
Ela queria saber como eram as pessoas da cidade. Por conta da curiosidade , tem muitos jovens perdidos como se perdeu Diná, por causa da curiosidade , muitos quiseram fumar , beber , consumir drogas e hoje estão acorrentados pelos vícios. Tudo por causa da curiosidade de ver como é que é, ou o que se sente.
Diná desobedeceu , foi para a cidade e conheceu o Principe de Siquém. e por ele foi estrupada. A Record romanceou o estrupo, para não ficar tão pesado. A verdade é que Diná foi morar e casar com o Principe.
Mas os dois filhos de Jacó , Simeão e Levi fieram um pacto maldito com os homens de Siquém . Acordaram que todos fossem circuncidado. Mas combinaram que quando estivessem no terceiro dia ( que é o pior dia) Os homens estariam sem força e fora de combate , eles atacariam. E Foi o que fizeram.
Mataram todos os homens e colocaram fogo na cidade. Destruiram toda cidade. Morreram todos os homens a fio da espada inclusive o rei e o Principe.
Me desculpem quem não concordar mas os filhos de Jacó eram bárbaros. O filho mais velho o primogênito Rubens teve um caso com a Bila , concubina do pai , que era motivo para ser condenado a morte. Mas Jacó fez ''vista grossa''.
Logo após começaram a perseguir o irmão mais novo o José que falaremos dele mais adiante.. Ainda bem que nessa época ainda não existia as tabuas da lei. Somente adianto que mesmo hoje a desobediência está em alta no meio de todas as famílias. Sejam elas antigas ou modernas
Carater ? os filhos de Jacó tiveram?
Nenhum comentário:
Postar um comentário