domingo, 4 de julho de 2021

 CORNELIO,O ADORADOR                                                      

 ''As  tuas orações e as tuas esmolas subiram para Deus'' Atos 10:4 (b)


Estas foram as palavras  proferidas pelo anjo enviado por Deus para notificar  as ações de Cornélio  , no coração do Senhor. Sempre se diz que nada é impossível  para Jeová,mas se analisarmos  atentamente , observamos que existe ,cousas ímpossiveis para o Criador.

Por exemplo: É ímpossivel  para Deus , seu coração não amar. É impossível para Deus , um pecador não salvar. É impossível para Deus, ele não perdoar e é impossível para Deus, os problemas não solucionar. 


E Cornélio  era  carente do amor Divino, era  carente do perdão , da salvação,  cujo problema  era não  saber como agradar ao Senhor. Cornélio foi o protótipo  do homem bom, bem intencionado que buscava adorar a Deus a seu modo e nos dias  de hoje existem muitos Cornélios espalhados e perdidos pelo mundo.
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste lou
2 Crônicas 16:9


Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste lou
2 Crônicas 16:9
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste lou
2 Crônicas 16:9
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste lou
2 Crônicas 16:9
 No livro de Cronicas  16:9 está  escrito :
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele; 


 E os olhos do Senhor  encontrou Noé, Davi etc... e Cornélio, e continua procurando , os  adoradores verdadeiros. Do capitulo 1 até o 10  está narrado com riqueza  de  detalhes o nascimento co Cristianismo  na  Força do Espírito Santo.

 
O Pentecostes, que foi o derramar do Espírito Santo pelos discípulos, dando início à história da igreja. Naquela oportunidade cerca de 3 mil homens foram convertidos ao Evangelho de Cristo .

 Surgia a primeira comunidade Cristã. Perto daquele lugar, precisamente em Cesareia, morava um homem chamado Cornélio , que era piedoso , dava esmolas e orava muito.

 

 Cornélio  era humilde, mesmo sendo  Centurião da  Corte  da Itália. Cornélio pouco  se importava com o título que possuía  e nem mesmo com a importância social que  desfrutava.


Seu currículo de  vida  dizia que  ele pertencia ao grupo dos que  agradava a Deus, pois  era  temente, e sua  bondade  extrapolava pois  dava muitas  esmolas e cultivava  o costume  santo, de orar. 

 

 A Bíblia narra que um  certo dia , Cornélio teve uma visão as  três horas  da tarde. Meditando nisso , observamos que a ''visão'' ,não é privilegio  unicamente dos  Cristãos. Essa  verdade revelada , mostra que  a visão não  está  restrita  e nem aprisionada a esquemas mas ao coração puro.

 

Entrar na dimensão  espiritual, está  comprometida  com a força interior de cada coração que  tem respeito aos princípios  Divinos, por isso Deus permite que haja conexão da alma com Ele. Isso sempre é observado no louvor perfeito.

 

Jó ,conhecia  a Deus de ouvir  falar , tal qual Cornélio e Deus os permitiu  contemplar  a dimensão  espiritual. Jó chegou a comentar :'' Mas agora meus olhos  te vêm '' e Cornélio ficou extasiado ao contemplar o anjo  que surgiu  da outra dimensão espiritual e penetrou na dimensão  material.

 

Foi preciso uma santificação  em  grau elevado para que Deus permitisse aquele acontecimento. Deus quis  salvar Cornélio que foi alcançado pelo que ouviu falar e acreditou no Deus das maravilhas , tal  como Jó.

 

 Jamais , Cornélio pode imaginar que o Senhor o contemplava. A  grande  verdade  revelada  é que , Deus vê  o que somos interiormente. O mais profundo do nosso  ser ,guarda  assuntos  bons e ruins. 

 

Deus sabe  do que somos  capazes de fazer e de dizer. E quantos  pensam que Ele não  está  vendo. No Livro de Malaquias  está  escrito:

 

“Havia um memorial escrito diante de Deus para aqueles que temem ao Senhor e para os que se lembram de seu nome....” Malaquias 3:16  

 

Jesus , certa ocasião  contou uma parábola.  ''Um certo homem saiu de Jerusalém para Jericó e caiu entre ladrões, que o despojaram das roupas, o feriram e se foram embora deixando-o meio morto. Por acaso, a seguir um certo sacerdote passou pela mesma estrada e, ao vê-lo caído passou ao largo do outro lado da estrada

 

 Da mesma maneira um levita ao chegar ao local olhou-o, não lhe ligou e também passou ao largo no outro lado da estrada. Mas um certo samaritano que viajava, chegou também ao local e, ao vê-lo caído, teve compaixão d’êle, dirigiu-se-lhe e tratou-lhe as feridas com azeite e vinho, montou-o no seu próprio animal e levou-o a uma pousada onde olhou por ele.

 

 E no dia seguinte ao partir, pegou em dois denários e deu-os ao estalajadeiro dizendo-lhe: Toma conta dele e o que gastares a mais eu to pagarei quando voltar. Assim, qual destes três achas tu que foi o próximo para o que caiu entre ladrões? E ele respondeu: Aquele que teve compaixão por ele. Então Jesus disse-lhe, vai e faz o mesmo”.Luc .10:37

 

 Nos dias  de hoje , vemos acontecer o mesmo e sabem  o que é isso? É a insensibilidade  religiosa, que não aconteceu somente na parábola mas acontece nos dias  de hoje.


 Mas voltemos a Pessoa  de Cornélio.
E o anjo lhe  falou:''As tuas orações e as tuas esmolas e orações foram aceitas por Deus em  seu favor''. Temos que viver  de  tal modo  que  as nossas orações e esmolas cheguem ao trono da  graça.

Sabemos  que  existem religiões  que  gostam  de  dar  esmolas . Apesar de  ser algo  muito bom , não salva ninguém. Temos que  dar  esmolas porque já somos salvos e não com a para  sermos  salvos.


Cesaréia  fazia fronteira com a  terra judaica e com o mundo pagão . São dois mundos e  de mentalidades diferentes. Os judeus vivem limitados  por dois  grandes  tabus: A lei que proibia  de comer  determinados alimentos  e  também de misturar-se com  pagãos. Isso  teve  que  ser quebrado  pelo próprio Deus, porque seria pedra  de  tropeço para o  crescimento do  evangelho.



Isso  explica  a visão de Pedro quando foi visitar Cornélio, a convite  dele mesmo  , sob  as ordens  de Deus. Cornélio foi o primeiro   a  se converter  entre os  gentios e  sua conversão  foi marco  de uma mudança  na cultura judaica.


Quantos Cornélios  tem no mundo da  religiosidade, que  agradam a Deus?  Nós  mortais não sabemos  , mas o Senhor sabe. O ponto de partida é o  evangelismo para formar o povo de Deus. 

De tudo que podemos aprender da vida  de Cornélio podemos dizer que temos uma  grande lição: Fazer o  bem ,   amar  mesmo que  seja difícil e  quase impossível. ''Em outras palavras despertar  as  relações  justas  entre os homens a fim de que  eles  vençam a alienação e construam uma sociedade voltada para a vida.'' 

Cornélio o adorador a ser seguido. 

Medite nisso. Siga o exemplo  desse  grande homem
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste lou
2 Crônicas 16:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário