sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

AS TRÊS OPORTUNIDADES

 AS TRÊS OPORTUNIDADES 



 ''Certo dia Jesus estava as margens do Lago Genesaré...'' Lucas 5:1-11 Este texto Bíblico nos conta uma historia ,muito interessante. As margens do lago de Genesaré reuniu-se uma grande multidão para ouvir Jesus ensinar.

O Mestre precisava de um lugar para pregar e pediu o barco de Pedro para ministrar e foi prontamente atendido. Ao terminar , Jesus mandou que ele levasse o barco para águas mais profundas e jogasse a rede para pescar.

 Pedro e seus amigos tentaram pescar a noite toda mas, nada conseguiram e mesmo falando isso para o Senhor,obedeceram. O sucesso foi total. Este texto nos revela três excelentes oportunidades que se tornam referenciais para este trabalho.

A primeira oportunidade , foi o lugar onde Jesus estava . A segunda oportunidade foi o ensino ,e a terceira oportunidade , foi a ordem. Não podemos iniciar, sem uma definição do que vem a ser oportunidade.

Oportunidade é ''Um tempo certo para alguma coisa que se queira fazer'' (Wikipédia) . Naquele lugar , naquela hora ,Jesus viu uma grande oportunidade de pregar e de ensinar.

 Era um lindo dia de sol. Nas águas transparentes do lago Genesaré , via-se refletido os raios do sol e desenhava-se também no espelho natural o formato da grande multidão , que sentada nas margens, esperava uma palavra do Senhor.

 Uma coisa interessante é que essas margens tem um sentido muito mais profundo do que se imagina. Podemos exemplificar citando as'' margens da sociedade'' .

 Quantos estão sentados ( a margem) , vendo a vida passar? O número é imenso. De um lado estão eles,descompromissados com a vida, com ele mesmo e com Deus , e do outro lado ,'' O rio da vida Espiritual'' tão cheios de águas puras , e as pessoas tão vazias e tão sedentas a espera de uma oportunidade que até desconhecem.

 No tempo de Jesus , não foi diferente. As pessoas se multiplicaram e estão por todos os lados, por toda parte , esperando que algo ou alguém preencham as suas lacunas existenciais. Não importa o lugar. O de Jesus foi as margens do lago e seu púlpito foi um barco. Jesus sempre nos dá oportunidades para pregar sua palavra.

 As ''margens'' pode ser a casa ao lado da sua casa. As'' margens'' pode ser o seu trabalho , a sua escola , o seu vizinho , no banco de um ônibus. Onde quer que estejamos tem sedentos e famintos espirituais a espera de uma palavra que lhes mate a sede e a fome.

 Eu e você podemos fazer isso. Se nos calarmos ''As pedras clamarão'' e seremos chamados de servos ''Maus e negligentes'' Conta-se que um irmão vivia murmurando, reclamando de que: Ninguém lhe dava oportunidade para pregar .

Em certa ocasião , em um lugar ermo, uma voz lhe falou ao coração :''Pregue aqui''. Assustado e sem entender, ele começou a falar.

 Só tinha arvores , mesmo assim ele pregou e quando terminou a mesma voz mandou que fizesse o apelo. Intrigado porque não estava vendo ninguém , ele fez o apelo . ''Quem quer aceitar Jesus como salvador? 

Uma voz , tímida surgiu de traz de uma arvore e bradou: ''Eu aceito'', Jesus vê o que os nossos olhos não alcançam .Uma outra revelação é com relação a comportamento de Pedro. Ele emprestou o barco sem questionamentos. Ele cedeu o barco para a obra. 

Esse desprendimento de Pedro , nos ensina que devemos colocar tudo a disposição da obra, Pedro podia ter dito , um simples não, mas não o fez porque valorizou a ''Palavra''.

Tão desvalorizada nos dias atuais. De que adianta ter talentos! De que adianta cantar bonito, ser batizado no Espirito Santo, pregar bonito , se isso não for colocado a disposição da obra  de  Deus.

 A Bíblia não diz o que ele ensinou naquele dia mas não é difícil de se imaginar, mesmo porque , Jesus sempre falava por parábolas e mostrou por diversas vezes que reino de Deus não dependia dos recursos humanos.

 O Reino de Deus ''Não é comida e nem bebida , mas paz do Espirito Santo'' A presença de Jesus tem que estar em toda parte. Na Igreja , em casa, na escola , no trabalho, viajando etc.. Os recursos dos homens terminam, mas os de Deus acontece e permanece pois onde Jesus está , não tem mais vez para ninguém .

A terceira oportunidade foi obedecer a ordem do Senhor. Jesus mandou Pedro entrar para dentro do mar e isto é aprofundar-se. Quem mora a beira mar, sabe de muitas histórias.

 O mar tem muitos segredos , muitas ondas , muitos peixes. muitas correntes marítimas que vão de um lado para o outro e não se misturam . Pedro nos deu outro exemplo cristão. Chamou os amigos. Pedro não foi egoísta . Ele sabia que iria acontecer alguma coisa e quis dividir com os amigos.Pedro sentiu que uma ordem de Jesus vem sempre acompanhada de um milagre .

Os milagres são inexplicáveis ,mas sempre são vistos e sentidos. Navegar para águas profundas é sempre aprofundar-se em alguma cousa, ou seja na leitura da Palavra, na Oração, na meditação etc...E isso se faz necessário para que os milagres aconteçam. Os milagres tem propósitos e sempre é para mostrar o poder de Deus, para abençoar, para edificar, e para glorificar o nome do Senhor.

 No alto mar da vida só quem tem controle é Jesus, pois somente ele acalma as tempestades, faz o vento parar, porque tudo é dele e para ele foi feito. Estamos vivendo tempos difíceis.

Quantos estão no alto mar da depressão? No alto mar das enfermidades? No alto mar da escassez? No alto mar das drogas? No alto mar dos vícios? Somente Jesus pode resolver. Ele vai onde não podemos ir. Ele controla o que não podemos controlar.

 Ele cura , quando não se pode fazer mais nada. Ele ressuscita os mortos, liberta os cativos, os presos. No alto mar da vida só os milagres podem acontecer, mas eles tem hora certa para acontecer e exige concentração fé e oportunidades.

 Que este ano de 2021 , possamos pregar mais, porque as oportunidades estarão a nosso favor. Não podemos esquecer isso. Que todos sejam abençoados neste novo ano . Para esse ano  adote  esse  versículo:''O Senhor é meu Pastor ,nada me faltará'' Salmo 23:1

Não  faltará  ,  amor  para  com  Deus , amor  para  com o  próximo e  não  faltará  amor para  consigo mesmo. Não faltará  coragem  de  pregar  a  ''Palavra'',  ajudar  os  oprimidos,  e  ajudar  aos  que  tem  fome e  sede  de  Justiça.  Visitar  os  enfermos , os  presídios,e  estender  a  mão  aos  mais  necessitados..

Tudo isso  terá suas  oportunidades que  Deus  vai ajudar como Pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário