quinta-feira, 29 de março de 2018

ENFERMIDADES E DORES



Resultado de imagem para verdadeiramente ele tomou sobre

''Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.'' Isaías 53:4



Enfermidades e    doenças. Esse  versículo da  Bíblia é  bem especifico ,ou seja segundo  está  escrito no  Dicionário: Especifico  quer dizer : ''Destinado ou pertencente exclusivamente a um individuo ou a um caso, uma  situação; especial, exclusivo, próprio.'' medicamento e, para essa  doença".


A verdade é que no versículo está  citado as  duas situações, e vamos  meditar sobre  cada uma delas. Em primeiro lugar somos  fisicamente limitados no que  se  refere ao palpável e visível .

Na alma que  está na nossa mente (psique) somos, invisíveis,  impalpável  e ilimitados  porque recebemos e  guardamos  do Espirito  todas  as impressões exteriores  .


Deus fez o homem do pó da terra e soprou em  suas  narinas:''E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.'' Gen. 2:7

A primeira coisa  que se observa na  formação da  trilogia foi uma  sequencia perfeita; "E fez o Senhor Deus o homem do ´pó da  terra''. O homem foi feito do pó pois tudo que  tem na natureza, tem no homem. Água ; sais minerais; vitaminas; cálcio; sal do mar; açúcar da cana etc.. emfim tudo  que  tem fora do homem tem dentro dele de uma  forma pequena ,  filtrada e  balanceada.

O homem é o único responsável pelo  desequilíbrio dos percentuais  do seu  físico.  Como exemplo: se comer açúcar demais  torna-se um forte  candidato a ''Diabetes",  e o mesmo  acontece  com o  sal que  descontrola  sua  pressão arterial que  pode  causar principalmente um AVC. Portanto no quesito ''causa e  efeito'' é  sempre o homem o  responsável em todos os  alimentos.

Na  tricotomia , alma , corpo e  espirito , existe uma intercomunicação , uma porta de entrada, para comunicar o interior  com o  exterior. . Todas  as imagens se formam no exterior e precisam dos olhos, ouvidos,mãos , nariz e boca  para  chegarem ao interior do homem  e  serem  guardadas na mente  para  servirem de  estimulo ,e que acompanham o ser humano por todo trajeto  da  sua  vida  até a capitulação.

Todos esses pontos  sensíveis, levam até a alma e provocam todo tipo de desejo , portanto surgem os pecados capitais, que  são : Gula (comer  demais). Avareza ,luxuria, Ira, inveja, preguiça e  soberba. Coloca-los  em prática  , entra no nosso livre  arbítrio, sabendo que  as  nossas  escolhas  trará  consequências positivas ou  negativas, boas ou ruins  pois,''Tudo que o homem  plantar  isto mesmo colherá'', adverte a  Bíblia. Isso é  em  tudo.

''Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.'' ''Gálatas  6:7
 gula, avareza, luxuria, ira, inveja, preguiça e soberba.'' são obras  da  carne.

Se, todo esse comportamento for processado , guardado  na  alma  e  colocado em prática pelo corpo físico , vamos  estar  diante de  futuras  enfermidades que  se não  forem diagnosticadas  , repreendidas confessadas e perdoadas , causarão um mal  terrível  ao coração do  ser  humanos cujo raio  de  ação atingirá todo organismo.

Tudo perdido? Não, existe um novo nascimento. Uma  renovação  , um novo comportamento, em  que não  estaremos  sozinhos mas com um Salvador que nos  salvará  de  nós  mesmo, portanto:

''A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.'' Romanos  10:9-10 .


Saber e conhecer  a  se próprio e  a  vontade  de Deus em nossas  vidas   é o segredo para uma  vida saudável e feliz, por isso diz a Bíblia:
''E Conhecereis a  verdade e ela  vos  libertará'' João 8:36 e  6:45;

O homem natural  não se interessa  em  aprender nada  sobre ele mesmo. Não sabe de onde  veio. Não  sabe o que  estão  fazendo aqui e nem sabe para onde vão. Estão  como o apostolo Paulo na  estrada de Damasco.

Damasco era  terra dos  sonhos, dos  tapetes  voadores, do Ali Baba  e dos  quarenta  ladrões . pois o mundo  está  assim na  estrada dos  sonhos de  Damasco . Não  sabem nada e  muitos  chegam  a perseguir  quem  os  quer avisar, como  fez o Apostolo Paulo

Por isso Isaías perguntou: ''Quem deu  crédito a  nossa pregação?''

Vive-se como se nunca  fossem morrer. Que  são as  enfermidades e o  que  são  as  dores   de  que  Jesus  falou?

 Segundo citação ''Gnosis". Cessando a  causa  cessa o  efeito. Principio ativo da felicidade , que  muitos não atingem porque não  conhecem Jesus Cristo.


''Toda doença é o resultado da violação de uma lei. A pessoa deverá descobrir qual a violação causadora de moléstias, dores e agitações. Às vezes as causas das doenças,amarguras e dor têm suas raízes na própria mente das pessoas: pensamentos errôneos,ira, inveja, hábitos indesejáveis ou inconscientes. Geralmente as atitudes mentais desarmônicas são a grande causa da maioria das enfermidades. O pensamento correto e sadio, baseado na compreensão da vida e nas leis que a regem, produz resultados positivos em nossa saúde, nos negócios, no relacionamento social e também e  nossos assuntos espirituais;"

  A desarmonia na alimentação de modo  geral  a  desarmonia na  respiração  e nas  atitudes mentais boicotam o nosso  bem-estar , senão  vejamos: Alimentação desordenada , falta de exercício e comportamento mentais negativos estão sempre  na  contra mão  do bom  viver.  Alguém  escreveu:''A mesa mata  mais  que as  guerras'' .Isso no corpo físico.

A mentira, o ciume,orgulho, inveja e  a vaidade , produz  na alma e no espirito  , tão  grande  desgaste ,  que paralisa o ciclo vital e provoca uma  auto-sabotagem que  vai ser refletida no corpo através das enfermidades seguida  de  dores, por isso ,Jesus disse :"Vinde a  mim. todos  vós que  estais  cansados e sobrecarregados que  eu  vos  aliviarei." Mateus 11:28

Esses  comportamentos em muitos  casos, fazem do homem ,um escravo e a Palavra  de  Deus  diz que: ''Jesus levou cativo o cativeiro'' Efésios 4:8-9.

Lá na  cruz  do  calvário, Jesus colocou sobre os seus ombros todas as nossas culpas e levou sobre  ele  todas  as  nossas enfermidades e  dores. O  segredo é  clamarmos  a  Ele, pedir-lhe perdão e nascer  de  novo , mudando de comportamento.

Jesus falou para todos  que  curou; ''Vai e  não peques  mais''. João 8:11. Alguém citou  certa  vez: '' Quem tudo pega  suja  as mãos''.

Estamos  aqui por um proposito Divino. Toda nossa  vida tem que  ter parâmetros porque  ela  vai fazer um circulo e neste  circulo vital vai  deslizar o espirito,o corpo e  alma.

Em 1º Tss.5:23-24 -está  escrito:''O mesmo  Deus da paz  vos  santifique em tudo;o vosso espirito, alma e corpo sejam conservados íntegros  e irrepreensíveis na  vinda  de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que  vos  chama,o qual também o  fará.''
Queremos  concluir citando  esta parte da Antiga escritura que  se  encontra em Eclesiastes: 12 :1-7 onde  se lê o fim vital que começa com o nascimento , crescimento e morte onde  vai acontecer uma  separação, por isso  temos  que lembrar e ensinar aos  demais que a morte é sempre e somente do corpo físico da parte humana ; a alma e o  espirito são imortais. Em Eclesiastes 12: 1-7  estão exibidos os  conselhos práticos da  vida , Portanto:

Lembremos aos  mais jovens e ensinemos aos  adultos e  velhos a formula  visível da vida:
Na mocidade:
12:1 LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;


Na velhice com os  olhos já  cansados.
12:2 Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;

No dia  em que  as pernas se  encurvarem.
12:3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;

Os  dentes não tiverem força  para morder.
12:4 E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.

Quando tiverem medo de tudo, os cabelos  ficarem  brancos, tudo ficar  pesado até mesmo um inseto e ficar  sem fome e  a  família  estará  chorando ,
12:5 Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;

O Fio DE PRATA Que une  a alma ao corpo e  este mesmo corpo é o copo que  se  QUEBRA e o  cântaro  junto ao poço da  vida.
12:6 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
12: 7

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.''
E nesta quebra do cordão de prata  , a  vida física chega ao fim   que é o pó que  volta a terra e o Espirito  (sopro da  vida  volta a  Deus que o  deu.


O mundo está  cheio de livros de ''Auto-ajuda'' que  nada  valem diante  da Ajuda que  vem do ''Alto '', e  essa  ajuda só pode  ser  dada pelo nosso Mestre Senhor  Jesus Cristo  que levou sobre  si  as nossas  enfermidades e  as  nossas  dores''.






Nenhum comentário:

Postar um comentário