sábado, 8 de novembro de 2014

ONDE ESTÁS ?




"Então a mulher viu que a árvore dava bons frutos, agra¬dável aos olhos e desejável para adquirir sabedoria: pegou o fruto e o comeu, e o deu também ao marido, que estava com ela, e ele também o comeu. Então, os dois passaram a en¬xergar e perceberam que estavam nus; entrelaçaram folhas de figo e puseram à cintura. Em seguida ouviram o Senhor Deus que passeava no jardim à brisa do dia e o homem com sua mulher esconderam-se do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus o chamou e lhe disse: “Onde estás?” Respondeu o homem: "Ouvi teus passos no jardim e tive medo, porque estou nu, e me escondi" (Gn 3,6-10)


O capitulo 3 de Gênesis , narra como Deus  criou o homem, como foi o  seu  desenvolvimento e como foi a sua queda, e   desde então O Todo poderoso começou uma  série  de projetos para resgatar , o que Ele  chamou  de ''Muito bom".

Envergonhado , Adão  escondeu-se entre as arvores do Jardim e quando  resolveu responder aos apelos de Deus , foi enumerando uma série  de  desculpas, com a  finalidade  de  amenizar o seu comportamento.

Tanto  tempo se passou , desde então e  a pergunta  de Deus continua atravessando  os milênios como um eco que nunca  vai  acabar, perguntando: ''Onde  Estás ?''.

O homem , continua como Adão, escondido entre as  arvores  do  jardim da  vida. Prefigurando  as  arvores , estão  as: desculpas  ( não tenho  tempo; meu marido não deixa,  não acredito , não tenho  fé , já  tenho  religião; nasci assim  e vou morrer assim) e  coloca toda sua nudez espiritual para fora , através dos pretextos.

Existe um medo natural do homem em confrontar-se com Deus, porque ele  sabe que não está correspondendo  ao que O  Senhor  espera.. Ficar  diante  de Deus é  estar  diante do desconhecido. Jacó  teve esse impacto no  vale do Jaboque .

Jacó ficou diante de uma  experiência  tremenda, porque  passou a noite inteira  lutando com o  Anjo  de Deus e prevaleceu. Saiu mancando mas  venceu. Jacó que  fazia tudo errado desta  vez , teve  que  se comprometer  em  fazer tudo  certo.

Jacó estava  acostumado a  enganar , desta  vez  estava só. ''O onde  estás'' de Deus o alcançou.  Enganara o irmão  e agora  estava para encontra-lo  e precisava  da interferencia de Deus para tal  evento e o Senhor o ouviu e  restaurou  aquela amizade   fraternal.

Muitas  vezes  estamos  diante   de situações  de risco e oramos  e nada acontece e isso me  traz a memoria um poema  de Castro Alves , chamado ''Vozes  da Africa'' em que o poeta , imaginando o sofrimento  dos escravos que vinham  daquele continente   e que dizia, através  de um grito de sofrimento profundo:

¶ E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

Gênesis 3:9-10
¶ E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

Gênesis 3:9-
                                                Deus! ó Deus! onde estás que não respondes? 
                                                Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes 
                                                        Embuçado nos céus?
                                                Há dois mil anos te mandei meu grito, 
                                                Que embalde desde então corre o infinito...
                                                        Onde estás, Senhor Deus?...

Numa  demonstração total  , o homem  demonstra o sua total ignorância  a  respeito  de Deus e passa a inversão  de  valores, ao invés de responder ele passa a perguntar: ''Deus ó Deus! onde  estás que não  respondes?

O homem está  assim, buscando seus interesses ,  esquecendo-se de que  aqui nessa dimensão física, ele é o  barro e o Oleiro  está em outra dimensão chamada espiritual, também  esperando  sua  resposta, para que ele possa  agir.

O  salmo 22:1 , observamos Jesus   falando através do Salmo de Davi:''Deus  ó Deus meu por que  me  desamparaste?


Alguém pode perguntar a razão de citar poemas ,que não estão biblicamente  catalogados e  respondo. As  vezes é  preciso sair das muralhas eclesiasticas  para observar  o mundo lá  fora, pois ainda  tem um   remanesceste que não se perdeu e que continua para  ser  admirados.

Lá  fora ainda  tem ''O lindo mar  que Deus criou'' , as flores variadas que enfeitam com  seu colorido e seu perfume os  grandes jardins; os pássaros que  cantam alegremente todas as manhãs  , os poetas que escrevem poesias maravilhosas e em meio a tudo isso , estão os homens que precisam ouvir: ''Onde  estás?''

Onde  estás?  Homem de negocio e rico, que o ouro já  fechou seus olhos  e  seus ouvidos , para não  ver e nem ouvir que  terás um  encontro com Deus no futuro e que não  estás , nem um pouco preocupado, como foi o  caso do rapaz rico, que Jesus  desafiou.

Onde  estás ? Senhora que estás  tão ansiosa pelos  trabalhos do  lar que nem sabe  da Maria que ''escolheu a melhor parte''.

Onde  estás? Jovem que  desafia a  saúde  com as  drogas que pouco a pouco  vai ceifando-lhe a  vida, Que pratica  assaltos e  assassinatos e que pensa que não irá prestar contas a Deus.

Onde  estás? Religiosos que  se  esconde  atrás  das  desculpas para não chegar ao conhecimento pleno da  verdade . Que muitas  vezes  inventam novas leis  adaptadas para seus próprios interesses.

Onde  estás? Evangélicos  que  se firmam em usos e costumes para a  santificação  e por conta disso , julgam , condenam e crucificam  os irmãos, sem lembrar que somente  Deus pode julgar porque vê o coração.Esses , muitas  vezes usam púlpito  para se  vingarem e a palavra  de Deus para esconder o que no fundo são: invejosos. As vezes  olham a vida abençoada do irmão mas não querem pagar o preço que o irmão pagou.

Onde  estás? ''Os que  se dizem judeus e não o são, mas mentem '' que vivem amasiados dentro da igreja e não fazem o menor  sacrifício para  se organizar  diante  de Deus e ocupam cargos  e esquecem que os adúlteros não herdarão o  reino  de Deus.

Onde  estás? Os que já provaram o que é  ser  evangélico mas  que se afastaram por  qualquer motivo, razão ou circunstância. 

Onde estás?  Os que  ainda não  aceitaram o  evangelho e que vivem como se nunca fossem morrer. Que misturam religiões com Boas Novas , esquecendo-se que Deus pergunta:''Que  tens tu de  recitar meus  estatutos , como se fossem defensores  da justiça?'

Estamos nos últimos dias  da história  da humanidade e Deus está alertando,procurando  e perguntando , antes  da volta do  seu filho Jesus  Cristo:
Onde  estás? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário