"Há quatro coisas na terra que são pequenas, entretanto, são extremamente sábias: As formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida; os coelhos, criaturas de pequeno poder, contudo fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei, porém todos saem, e em bandos se repartem; a lagartixa apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis" (Provérbios 30:24-28).
Escolhemos este tema porque , estamos prestes a comemorar o Natal, e esses quatros seres, para tirarmos da sua conduta, verdadeiras lições para nossa vida , no que se refere aos quesitos consumo e formas de viver socialmente.
O capitulo 30 de provérbios inicia com a citação de um homem chamado Agur que era estrangeiro.
“Palavras de AGUR, filho de Jaque, o oráculo. Disse este varão a Itiel; a Itiel e a Ucal” (1). Daí, a introdução: Na verdade que eu sou mais bruto do que ninguém; não tenho o entendimento do homem (2). Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo (3). Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou o vento nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o Seu nome? E, qual é o nome de seu Filho, se é que sabes? (4). Toda a Palavra de Deus é pura. Escudo é para os que confiam NELE (5). Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso (6). Duas coisas eu te pedi! Não mas negues, antes que eu morra (7). Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa. Não me dês nem a riqueza e nem a pobreza! Mantêm-me do pão de minha porção acostumada (8). Para que porventura de farto to não negue, e diga: Quem é o senhor? Ou, que, empobrecendo, não venha a furtar, em nome de Deus (9). Não calunies o servo diante do seu senhor, para que te não amaldiçoe e fiques culpado (10).
Tem na Bíblia alguns nomes de pessoas, lugares e situações que se repetem em alguns livros, mas tem outros que são citados apenas uma vez , mas que tem tanta força como qualquer um citado varias vezes e por isso Agur é tão importante, apesar de citado somente neste livro.
Agur era filho de um Oráculo chamado Massa . Esse Homem aprendeu com o pai e passou a ter sabedoria , o que fez com que Salomão escolhesse seu escritos para colocar no livro de Proverbio com a numeração pequena de um capitulo e trinta e três versículos.
Humildade e sinceridade, foram as marcas registrada desse estrangeiro que entrou no texto Bíblico para servir de contexto para o mundo. Uma coisa interessante em sua meditação , é a forma de contemplação em que ele , (sábio ) se diz ignorante e sem sabedoria.
Agur se coloca numa posição de forma agradável , quando questiona poeticamente sobre: ''Quem subiu e desceu do céu? Quem pegou o vento com as mãos?Quem recolheu a agua do mar numa túnica?" Perguntas impossíveis de responder.
Mas o fato mais importante é o seu pedido: ''Não me dês pobreza e nem riqueza'' Para não blasfemar de ti e para não me exaltar . Me concede sempre a minha porção de pão acostumada. ''
É nesse pedido que entra a nossa meditação. Agur citou ''quatro seres pequenos que são mais sábios que os sábios.''
As formigas, os coelhos que moram nas rochas, os gafanhotos que não tem rei e as lagartixas que se pode pegar com as mãos e que entra nos palácios.
As formigas são o primeiro exemplo por serem trabalhadoras e econômicas . A Biblia diz que no verão elas costumam a trabalhar e armazenar alimentos, para que no inverno , não tenha com o que se preocupar.
Isso lembra José do Egito que decifrou o sonho do Faraó . O monarca sonhou com sete vacas gordas e sete vacas magras. José decifrou os sonhos e disse que na realidade os sonhos significavam um só, e deu a receita de como fazer: Trabalhar e guardar uma parte da colheita , para quando chegasse o tempo das vacas magras (escassez) não ter com o que se preocupar.
Um outro exemplo das formigas é o companheirismo. Sempre estão se ajudando mutuamente.Quando uma formiguinha leva um alimento para casa , as outras logo a ajudam. Elas vivem unidas e buscam deixar o feromonas (olfato) por onde passam para que as outras sigam, tanto para ajudarem como para fundarem outros formigueiros.
Estes exemplos servem para nós. Viver em uma sociedade Cristã é ajudar uma as outras, é repartir o que se tem , seguir e fundar novos trabalhos, porém ter sabedoria e ordem para não mergulhar em dívidas . A Bíblia diz que: Devemos fazer as contas antes.
Lucas 14:28
28 "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?''É o mesmo que dizer: Se vai fazer compras veja se tem dinheiro suficiente ,para comprar o que deseja.
Por não obedeçer esse principio, muitos de nós entra em situações de risco. Quantas não adoeçem e perdem a paz por causa das dívidas? Devemos calcular antes para podermos usar os cartões de crédito. Zelar por nosso nome secular e o nosso nome Cristão é obrigação. Trabalhar e guardar na poupança para poder se manter nos ''dias das pequenas coisas''é ter sabedoria.
''O coelho é um animal sem graça, não se destaca,não se vê coelhos andando pelas ruas ...mas ele tem uma coisa interessante : Atravessa montanhas e vales par construir sua casa na rocha.Não abre mão disto, corre risco e dificuldades para chegar a conclusão. Isso significa que não confiam em qualquer coisa, por mais segura que aparente ser . Somente na rocha.
Muito embora o lugar se apresente lindo, eles confiam no seu instinto que lhe diz pela voz do coração : ''Que não confie'', pois uma tempestade pode destruir. Assim somos nós . Somente podemos confiar em Jesus que é a nossa rocha
''Como o monte Sião que não se abala. A Rocha que firma o crente chama-se Cristo, não há outro lugar para nos firmarmos (At 4.12)''
O Coelho é fiel, não gosta de ser destaque e tem sabedoria. Nós temos que ser fieis , não precisamos aparecer temos que ser igual a eles na simplicidade e confiarmos somente em Deus.
O Gafanhoto (v.27). Sempre significa Unidade, Sociedade e companheirismo .
Um gafanhoto só, é impotente e nada pode fazer , porém sempre voa em bandos e de forma organizada. ''Aceleram no tempo certo, pousam no tempo certo, todos juntos, todos numa mesma estratégia, enfim, eles são unidos'' (Sl 133).
'' Eclesiastes diz: que melhor serem dois do que um, pois se um cair o outro levanta, mas ai daquele que tiver sozinho em sua queda. Diz ainda Eclesiastes que o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Quando você estica uma linha quebra-se facilmente, porém quando você entrelaça três linhas fica mais difícil de quebrar. Quão bom seria se aprendêssemos isto!Assim devem ser os irmãos de uma Igreja .
A Aranha ou Lagartixa (v.28).
Em algumas versões temos a palavra aranha, em outras a palavra lagartixa. Notemos a lagartixa: O versículo diz que ela é'' encontrada nos aposentos do Rei''. Não é qualquer um que entra no aposento do Rei.Não devemos ignorar esses insetos, pois como ser minusculo pode entrar até mesmo por debaixo
das portas, sem ser notado.
Esta ai uma outra lição para nós.Fisicamente é impossivel mas podemos entrar nas caixas dos correios ou mesmo por baixo das portas através de uma carta ou de uma literatura por onde podemos pregar o evangelho.
Concluímos dizendo que se fôssemos comparado com certos animais grandes , sentiríamos o peso das nossas atitudes e dos nossos comportamentos , mas se formos atentar para os pequenos seres veremos o quanto podemos aprender com a sabedoria que demonstram ter .
Sem saber eles dão verdadeiras lições de organização.
Portanto, vamos nos organizar nesta véspera de festas. Vamos nos unir mais, vamos ajudar mais ,todavia vamos gastar somente o necessário pois as festas passam mas as dívidas ficam se não vigiarmos nosso orçamento. A isso tudo chamamos de lições de organização que aprendemos com os animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário