I Reis - 17:12
"Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu, "não tenho
nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de
azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos, para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. "''Pela vida de Javé, Deus de Israel, a quem sirvo, nestes anos não haverá orvalho nem chuva, a não ser quando eu mandar.'' 1ª Reis 17:1
Quando citamos este versículo nos chega a mente a história do Profeta Elias que quer dizer (Meu Deus é Javé). Como Profeta , Elias traz a mensagem de um programa de escassês para toda nação e começou um tempo de sêca tremendo.
As chuvas acabaram, as plantações secaram e a sêde foi companheira implacável de todo o povo e dos animais. Elias avisava dos tempos turbulentos que se aproximava. Israel estava começando a viver em meio as tempestades de areia , que podia ser vista e vivida através de todos os tipos de acontecimentos ruins.
Elias , estava ali , prevendo, sentindo, avisando, intercedendo , sofrendo e profetizando prefigurando os pequenos gravetos sentimentais da sensibilidade do Profeta.
A primeira lição prática para nós cristãos .Estamos vivendo no meio de uma tempestade de informações que se transformam progressivamente em lutas físicas, materiais, psicológicas, e religiosas , e somos nós , os ''Elias" da atualidade com a missão de usar os gravetos da fè , usados pelo Profeta para avisar o povo dos perigos eminentes.
Deus mandou Elias se esconder nas cavernas do Jordão, beber a agua do ribeiro de Carit e receber alimentação trazida pelos corvos. Séculos depois percebemos e vivemos tempos difíceis .e o mesmo Deus de Elias nos manda informar que nada nos faltará.
Repentinamente , o ribeiro secou porque a chuva acabou e o Profeta recebeu de Deus o conselho de ir a Sarepta , região da Sidônia, porque já tinha ordenado a uma viúva que desse comida ao Profeta. Obedecendo ao mandado do Senhor , Elias foi e encontrou a mulher catando gravetos para cozinhar o pouco da farinha que restava e ela dividiu com o servo do Senhor e por conta disso ''A farinha da panela não acabou e nem o azeite faltou'', afinal esse procedimento estava e está dentro das promessas de Deus. ''Dai e servos-a dado boa medida , sacudida , transbordante...''
Essa é uma das grandes mensagens de Deus, tão importante para aqueles tempos como para os tempos atuais. Tão viva quanto eficaz , ela tem produzido efeitos maravilhosos na vida de quem quer ser tal qual a viúva de Sarepta , ''catadora de gravetos''.
Nenhum prédio se constrói de cima para baixo. Nada se começa de grandes coisas mas sim das pequenas. Podemos exemplificar o próprio ser humano , que após a fecundação e divisão em meioses e mitoses (divisão de células infinitamente pequenas) se transformam em algo chamado ''Buraco de Botal'' que é o pequeno coração do feto e que dá inicio a vida do ser humano.
E o homem .nasce, vive e termina por onde começou , pelo coração . Os pequenos gravetos da biologia vão se agregando e formando , rins , pulmões, cérebro ,músculos , ossos , dente e cabelos etc... e por fim está pronto ,o homem em que a palavra de Deus diz:
''Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse!'' Salmo 139:16
Assim a viúva de Sarepta nos dá um grande exemplo. Temos que catar os gravetos da fé para formarmos corações para Jesus.O primeiro graveto é o da fé, ''Sem fé é impossível agradar a Deus''. O segundo graveto é a oração seguida pela pregação do Evangelho (Ide por todo mundo e pregai o Evangelho).Terceiro é a intercessão .Deus não faz nada sem que haja pedidos.
Exemplo disso foi o de Hamã ,que era'' Comandante importante , porém leproso ''como diz a Bíblia. Ele foi a Elizeu para receber a benção da cura. A menina intercedeu pelo patrão e informou sobre o profeta. Primeira lição foi o da intercessão , o segundo foi ir ao Profeta e ainda ter que viajar até o rio Jordão , que estava muito longe daquele lugar.
Era uma época de inverno e o Rio Jordão estava sujo, com porcos e outros animais mortos ,por isso o Comandante da Síria reclamou.''Lá em Damasco tem os Rios Abana e Farpar que são rios limpos e melhores que o rio Jordão, poderia me mandar para lá". O que Hamã não sabia , era, que o milagre tem endereço certo e que para obtê-lo, tem que ter os gravetos da fé e no caso dele , esses gravetos nem existiam , somente podia contar com os gravetos da fé da menina judia , escrava da sua esposa , somados aos gravetos da fé do profeta Eliseu .
De igual modo , o apostolo Paulo , assim que ''Nasceu de Novo'' e nasceu em pé , foi logo catar gravetos para seu trabalho e dali não mais parou até formar milhares de corações . Seu trabalho foi tão importante que ainda hoje destrói o que está errado e constrói tudo novo para uma nova vida.
Isaías , Profeta maior citou no capitulo 64:1''Assim como o fogo queima o graveto e faz a agua ferver, assim o fogo destrua teus adversários, para que teu nome seja conhecido entre teus inimigos''. Com certeza esse versículo é uma súplica feita no cativeiro da Babilônia .
No exílio eles juntam os gravetos da lembrança: eles lembram os momentos de sofrimentos e os da esperança. Tudo que é grande foi feito de pequenos pedaços. Por isso ''Ninguém deita remendo em vestido velho'', ou ''deita vinho novo em odres velhos ''. Tudo tem que ser aos poucos e a fé , não foge a regra.
Temos que catar gravetos na fé para formar corações novos. Temos que limpar e queimar os gravetos de ensinamentos errados e colocar os gravetos da fé para formar novos corações , cheios de amor por Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário