sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A DÍVIDA

                                                               A   DÌVIDA


 "PONHA    ISSO   NA   MINHA   CONTA  " Filemon 18



  Cada carta que o apostolo Paulo escreveu as Igrejas ,levava consigo, as doutrinas de como deveria e deve ser, o comportamento de uma Igreja, chamada Cristã. Uma coisa interessante . É que podemos observar, que em momento algum , ele desprezou a  vida terrestre , mas reuniu argumentos para defender a santificação tanto física como espiritual.

 Todos os ensinamentos do apostolo, foram direcionados a todos os membros de uma forma geral, mas agora ele estava diante de um caso particular e isolado. Era um caso de fuga e de roubo que requeria sabedoria, para ser resolvida sem perdas e danos, para nenhuma das partes envolvidas e agora, a doutrina partia de um exemplo único para todos os  membros.

 Essa Historia teve inicio em Colosso , onde morava Filemon. Homem rico , amigo de Paulo , que tinha um escravo chamado Onésimo. Esse escravo roubou o seu senhor, e de repente estava em Éfeso , cidade onde se encontrava o apostolo Paulo. Lá,compartilhando a mesma cela o escravo fujão, entregou sua vida a Jesus Cristo e agora era uma nova criatura .

 Como estava em novidade de vida , ele estava de volta a Colossos e levava, juntamente com o Missionário Tiquico uma carta ,em que podemos vislumbrar como doutrina: três “Pérolas de Grande Preço'' para o comportamento Cristão. Intercessão; Perdão e Testemunho.(Col 4:7-9)

 Intercessão: Que é interceder?
 ''É colocar-se no lugar do outro'' e defende-lo diante de Deus ou dos homens por causa de algum constrangimento que tenha magoado alguém. No Monte Sinai, os Judeus começaram uma murmuração tão grande que provocou a ira de Deus. Não suportando mais, Jeová resolveu extermina-los, mas Moisés intercedeu de forma corajosa, e falou:”Agora perdoa-lhe o pecado ou risca-me ,peço-te. Do livro que escreveste. Êxo. 32:32 

Um outro exemplo, o mais importante foi o de Jesus, que  pregado no madeiro  falou:''Pai, perdoa-lhes , porque não  sabem o que  fazem''. Lucas 23

 Perdão: O que é perdoar? 
Muitos dizem: “Perdoar eu perdôo , mas não esqueço”. Isso é uma realidade.'' Palavra ditas e pancadas dadas ( diz um ditado popular) , não se esquece , pois está tudo registrado no cérebro, mas o perdão só é legitimado , quando lembramos da ofensa sem sofrer o dano.

"Perdoar exige calar o orgulho e abrir mão dos direitos e  da vingança.Perdoar é libertar o ofensor, mas também  a se mesmo, e não permitir  que o passado  e o  ressentimento amarrem  nossa vida  para  sempre."Jaime Kemp

 Assim, o apostolo mandava e pedia ao mesmo tempo, o perdão de Filemon  com relação a Onésimo. Paulo ordenou usando, a sua autoridade espiritual dada por Deus; pediu como amigo querido e cobrou alguma coisa de Filemon , quando disse: “Você a se mesmo me deve''.Fil.19 O apostolo , quis dizer '' Falta de perdão não é coisa de Cristão'' Por isso ele falou essa frase que ecoa até os dias de hoje: ''Ponha isso na minha conta'',

 Testemunho: O que testemunho?
 É viver o que se prega. Paramos para pensar , o que seria da igreja de Colossos se Filemon não seguisse os conselhos, do apostolo Paulo. A falta de perdão esvazia o evangelho. Sem perdão , tudo fica sem sentido, O perdão é a borracha que apaga as feridas da alma e do Espirito. Cuidado , para com esse comportamento , pois Deus cobra a dívida de quem , não sabe perdoar.Ele como  Todo  Poderoso perdoa , quem somos nós , para ignorarmos  essa ordem?

 Observamos , nos dias atuais que, existem lideres que não sabem perdoar. Irmãos que não perdoam. Se acham verdadeiros ''Ícones” da perfeição e por isso vivem apontando para todos os lados, os defeitos alheios, esquecendo-se da própria santidade, mostrando assim seu péssimo testemunho.

 “Ponha isso na minha conta”Essa foi uma das frases mais lindas, dita pelo apostolo , mostrando para todas gerações que vieram depois, que ele Viveu ,  intercedeu e pregou o perdão e assim deu testemunho do amor que aprendeu do Senhor Jesus Cristo

 Será que  seremos  capazes de  falar essa  frase?
"PONHA  ISSO  NA  MINHA  CONTA''
. Meditemos nisso!

4 comentários:

  1. Amada amei essa mensagem falou muito ao meu coraçao ,que deus te sempre neste blog..Muita paz no seu core..

    ResponderExcluir
  2. Querida Pastora , muito grata pelas palavras de incentivo. Viu que já me segue como eu também lhe sigo. paz do Senhor

    ResponderExcluir
  3. Que Deus te abençõe sempre, irmã Dalva Continho, de modo que persista na proclamação fiel da Palavra de Deus.

    Jorge Eudes do Lago

    ResponderExcluir