sexta-feira, 6 de julho de 2012

''CHI '' OU ''SI''


''CHI '' ou '' SI'' 


''Ajuntou Jefté: todos os homens de Geleade e pelejou contra Efrain...'' Jz 12:4


Ele foi o filho de uma prostituta. Foi abandonado, foi expulso da sua casa, foi excluído da sua terra, fez um voto precipitado, foi um guerreiro de valor , foi um líder por excelência, organizou um grande número de marginalizado e venceu todas as batalhas em que lutou.
Seu nome: Jefté.

A historia desse homem, que foi um dos juízes de Israel, é rica em exemplos que se pode aplicar no contexto social, emocional, psicológico , e espiritual dos nossos dias. Jefté em hebraico significa '' Deus abre''.Em Aramaico é ''Deus abriu''

Jefté enfrentou muitos problemas em todas as áreas da sua vida. Ainda jovem , foi desprezado e roubado por seus irmãos que lhe negaram parte na herança do seu pai e que era dele por direito. Foi expulso de Israel , sua terra e foi morar em um lugar chamado Tobe, onde conheceu um grande número de homens marginalizados e logo conseguiu ser líder deles, começando assim uma trajetória de crimes e assaltos que lhe valeu o nome de valente.

Sua fama correu por campos ,montanhas , vilas e vales. Algum tempo depois , Jefté recebeu uma visita inesperada dos mesmos homens que o expulsara de Israel. Os Amonitas queriam invadir aquela terra , e aqueles judeus estavam ali em busca de socorro. Quem diria? Aqueles parente conterrâneos estavam ali , implorando ajuda. Ai está o primeiro exemplo como cotexto.

Mas é assim mesmo hoje em dia. A Palavra de Deus diz:''Je 15:11'' De certo que te fortalecerei para o bem ,e no tempo da calamidade, farei com que teus inimigos te dirijam súplicas'' . Como nós sofremos! Nos chamam de ladrões, falam '' cobras e lagartos '' a nosso respeito, nos humilham, nos maltratam e quando chega as cobranças espirituais , correm a nos pedir orações, porque sabem (no seu interior) que Deus só esculta  os   cristãos .

Jefté aceitou mas fez exigências antes. Ele quis ser o chefe em Israel. Ele quis a liderança do povo de gileade. Aquilo foi humilhante para aqueles homens. Foi no linguajar nosso :''pegar ou largar''. Não tinham escolhas e tiveram que engolir o orgulho e a arrogância a seco e firmaram contrato com Jefté.

Por ser um líder nato, Jefté iniciou seu trabalho usando a diplomacia. Iniciou tentando resolver o impasse com argumentos. Mandou dizer ao rei dos Amonitas que Gileade foi dada a Israel pelo Senhor, mas o Monarca ignorou , então Jefté partiu para a guerra, mas antes fez um voto a Deus, que se ganhasse a batalha , daria a Deus o que primeiro saísse pela porta da sua casa.

Ele foi , lutou e ganhou .Quando voltou , o que primeiro saiu pela porta foi a sua filha. E sua garota não pode casar e isso foi um sacrifício. A segunda lição é a do voto precipitado. Quando fizermos um voto precisamos cumprir, porque Deus não se agrada de votos de tolos.''É melhor pedir sem prometer que prometer e não cumprir.'' Diz a Bíblia.

Depois desses acontecimentos, quando voltou , Jefté começou a enfrentar outro problema. Dessa vez , foram os Efraimnitas. Quando foram chamados para a luta , simplesmente ignoraram e agora queriam participação nos despojos e ainda ameaçavam de incendiar a casa de Jefté.O terceiro exemplo é que uma luta nunca vem só e a outra é dentro da própria família. Os Efraimnitas eram de Israel. Eram os mesmos povos, iniciando uma luta dentro das próprias fronteiras.

Não adiantou nenhuma justificativa de Jefté, eles queriam complicação e iam ter. Eles falavam um dialeto e trocavam as letras ''Chi'' por ''Si'' e isso os identificava diante dos outros. Queremos comparar com os sotaques brasileiros do norte , do sul. Chibolete era o nome da espiga de milho , e eles chamavam Sibolete e isso foi a sentença de morte dos efrainitas porque foi combinados pelos homens de Jefté que todas as pessoas que passassem pelo vau do Jordão passariam também pela prova do sotaque.

Quando passavam tinham que dizer se eram Efrainitas ou não , mas tinham que falar chibolete e quem falava sibolete morria ali mesmo. A Bíblia diz que morreram 42 mil. O maior exemplo de estupidez de todos os tempos. Povos irmãos lutando entre si.

Estamos vendo isso hoje em nossas igrejas Evangélicas. Somos povos escolhidos, nação santa , Israel espiritual , mas na nossa historia evangélica está se levantando o ''espirito efrainita'' entre as igrejas , as denominações, e as lideranças.

Parece que se está buscando, como os homens de Jefté, quem está com o tom diferente , para aniquilar, patrulhar, segregar e até matar espiritualmente quem falar sibolete ao invés de chibolete. Isso acontece entre os lideres e entre os irmãos. Dos púlpitos para os bancos, dos bancos para o púlpito e de muitos que não trabalham mas dão trabalho aos pastores.

Estamos no tempo da identidade do ( Chi ) e do ( Si) e isso abre um leque de opções:É o (Chi ) ou (Si ) : Das denominações ou Igrejas na TV ; o (chi )ou (Si dos usos e costumes ; É o (chi ) ou (si) das roupas , dos cabelos etc.

Tem o ''Sibolete '' na hora da Santa Ceia. Até parece que a ceia é deles porque tem os fiscais que ao invés de ficarem contritos na adoração , ficam observando quem vai cear e quem não vai. São os homens de Jefté crentes autonomeados para fiscalizar.

Comigo aconteceu uma situação idêntica. Numa reunião entre 30 pessoas o Pastor chamou minha atenção por não ter participado da Ceia. Eu devolvi o pão porque me lembrei de um aborrecimento e senti que não devia cear enquanto não resolvesse o problema mas dai a ser questionada sobre o fato, a distancia é grande, pois na minha opinião , o ''dízimo e a ceia'' é algo entre '' Deus e eu''. E foi isso que respondi na reunião. Fiquei decepcionada em saber que tem irmãos preocupados com isso . É o caso de dizer chibolete ou sibolete, porque tinha um fiscal de Jefté ali naquela hora.

Certa vez , uma irmã me falou que quando vai participar da ceia , ela levanta o pão bem alto para que todos vejam que ela está em santidade de vida . Depois entendi o porque : Ela é viúva , é bonita e ficou com medo do que podem pensar. Essa irmã não ficava no (Si) ela ia direto para (Chi).

E alguém escreveu ''Na Coreografia'' é que se vê que guerra: tão estupida quanto silenciosa. O ( Chi) se levanta contra o (Si) . Bater palma, orar alto, orar baixo,cantar corinhos e tudo isso enfrenta as provas dos fiscais de Jefté. É uma crise de ''besterol '' tremenda. Enquanto isso as almas estão indo para o inferno.

A Samaritana perguntou ao Senhor Jesus :''Mestre ! Onde devemos adorar ? Samaria ou Jerusalém? E Jesus respondeu ''Não é onde , mas como adorar''.Enquanto tem homens e mulheres de Jefté , patrulhando dentro das igrejas quem vai dizer Chibolete ou Sibolete tem alguém que está gostando disso e que se chama Satanás.

O QUE IMPORTA É QUE SOMOS UM POVO ADQUIRIDO, COMPRADO POR UM ALTO PREÇO, SANTIFICADO, QUE VAI MORAR NO CÉU QUER FALE CHIBOLETE OU FALE SIBOLETE. Ou ''Chi'' ou ''Si''.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto , mãe!!! Muito bom !!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada filho pelo comentário . Bjs da mãe coruja

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor, Irmã Dalva, maravilhoso esse artigo.Passando no seu abençoado blog para deixar meu abraço e meu carinho. E desejar-lhe que o eterno Deus possa estar sempre lhe usando através desse instrumento útil para a propagação da mensagem do evangelho que é a internet. Que o Senhor Jesus possa a cada dia ti dar forças e animo para vencer as adversidades da vida.
    Em Isaias 40 29 ao 31 diz que Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

    Abraço e boa semana. Pr. Ivan .

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pastor ,pela atenção . Desejo felicidades em tudo . Lamento ter perdido a emprego de colunista mas está bem . O senhor está em boa companhia rsrsr . Boa semana pra o senhor, sua esposa e filhos.

    ResponderExcluir