segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A GRANDE OBRA DE DEUS

A grande Obra de Deus (2)- Continuação

As autoridades estavam terrivelmente incomodadas pensando na possibilidade de um governo paralelo onde os maiores prejudicados seriam eles. Começaram a surgir as perseguições. Nos dias atuais as perseguições são as mesmas só mudam o endereço e o tempo. E nesse contexto aparecem dois tipos de perseguição: Fora e dentro do templo.

Quando é fora é até certo ponto compreensível porque o homem natural não conhece a Palavra, mas quando é no seio da própria igreja, tem um sabor amargo pois ali todos conhecem a Palavra.
Neemias começou a enfrentar problemas , com os perseguidores externos e grandes inimigos. O primeiro foi Sambalate que era fiscal do império em Samaria. O segundo foi Jensen o (arábio), e o
terceiro foi Tobias , governador de Amom , judeu interesseiro em continuar com os privilégios.


Eles incentivaram a gozação contra Neemias. Os povos vizinhos zombavam dos judeus e isso provocou nos trabalhadores um certo desconforto acompanhado do desanimo. Havia muita inveja,conspiração, calunia e difamação. Isso existe nos dias de hoje?

Quando se pretende construir um templo , logo aparece as autoridades .Tem que tirar tal documento , não pode ser assim, tem que ser dessa forma e por ai vai. Quando começa os trabalhos
vem as leis do silencio, do horário e os lugares onde se fazem um carnaval barulhento e ninguém reclama , são os primeiros a se incomodarem com o gloria a Deus e aleluia que os crentes falam para Deus.

Naquele tempo as autoridades temiam que o povo juntamente com Neemias se tornassem independente e saísse do controle deles uma vez que o povo era explorado com o trabalho gratuito
pois não recebiam nada e ainda na maioria das vezes perdiam até os filhos., que eram levados como escravos Era esse o clima que Neemias enfrentava ,mas ele recorreu a oração e respondeu com a Palavra. '' Nós oramos ao nosso Deus e como proteção , pusemos guardas contra eles de dia e de noite'' Neemias 4:9


Como tudo que eles tentavam fazer não dava certo mandaram cinco recados para Neemias para que descesse até o vale de Ono (Ne 6:2), onde eles queriam matá-lo , mas Neemias tinha discernimento que é a propriedade que tem o servo do Senhor em entender com profundidade o que se pretende fazer, ou o que vai acontecer. E Neemias percebeu que queriam tirar -lhe a vida, e respondeu:
'' Estou fazendo uma grande obra e não posso descer.'' em outras traduções está escrito assim:
'' não posso parar''.

A Bíblia diz que o povo trabalhou de dia e de noite e concluíram os trabalhos em cinquenta e dois
dias. Ne 4:6. Quando se vai fazer um trabalho desses , se enfrenta duas coisas dever e desânimo ''o
primeiro tem que vencer o segundo''. Neemias conseguiu , logo o seu nome significa '' Aquele que consola''. Enfrentou grandes desafios até de profecias falsas com a que uma mulher chamada Noaidia profetizava . Ne 4:9

Foi projeto de Deus a reconstrução do muro , do templo e a formação da sociedade. Esse projeto foi confiado a Neemias, Esdras e Zorobabel , pois Neemias não desceu e não parou Esdras prosseguiu, e Zorobabel terminou. Nenhum deles desceu da fé e nem olhou para traz não respondeu aos inimigos e por isso foram vencedores. E nós?

Quando formos escolhidos por Deus para uma obra vamos enfrentar as mesmas lutas que Neemias enfrentou. E dentro da igreja é pior . Podemos citar Moisés quando enfrentou Coré, Datã e Abirão que o capitulo 6 do livro de Numero conta, como eles queriam tomar o ministério .

Será que ninguém percebe que Deus tem um ministério para cada pessoa de acordo com a capacidade que ele mesmo avalia e capacita. Certo dia Deus falou para mim através de um revista : '''O Senhor te porá por cabeça e não por calda'' Deuteronômio 28:13. 

Eu entendi que Deus iria me colocar a frente de algum trabalho na Igreja, Senti uma alegria tremenda e realmente naquela semana o Pastor me convidou para assumir uma sala na Escola Bíblica Dominical eu prontamente aceitei, afinal já estava participando de tudo, ajudando em tudo e com um prazer que somente Deus podia contemplar.

Assumi a sala e no primeiro domingo , a frente das irmãs notei que elas não me queriam ali. Eu que me preparara com tanto esmero estava sendo rejeitada, porque nenhuma delas , nem sequer olhava para mim. 

Aquela situação estava me incomodando , mesmo porque eu era tão carinhosa com elas todas, mas então eu nada falei e somente pensei com um pranto preso na garganta'' Meu Deus o que eu estou fazendo aqui? Eu moro aqui na frente do mar de Candeias e podia estar na praia me distraindo com os meus amigos.

 Sou uma profissional respeitada e estou aqui , nessa casa que se chama (casa do amor) humilhada por essas mulheres que dizem serem tuas servas...”Então Deus me fez abrir a Bíblia em um texto que não lembro onde foi e me fez ler com uma voz tão decidida que até me surpreendi, algo que terminava assim :Ai daquela que não te ouvir''
O susto foi geral e tudo mudou.

Já observei isso dentro da Igreja. Pessoas que querem mas não estão preparadas. Pessoas que nem fazem e nem querem que outros façam e pessoas que tem o perfil do trabalho mas simplesmente não aceitam com receio das outras. Mas o trabalho tem que ser feito. 

Tem trabalho para Pastor, tem trabalho para evangelista, tem trabalho para missionário municipal, estadual e internacional, tem trabalho de ensino na Escola Bíblica Dominical, tem trabalho com Educação infantil, adolescente, jovem e adultos Tem trabalho de culto de oração, Tem EBF. 

A igreja tem muito o que fazer , Falta mão de obra e desapego financeiro. Também tem os louvores,cujos músicos (que sou de opinião ) deveriam ser remunerados. Tem muita coisa para se fazer dentro da igreja. A obra é grande e quando aparecer , os Sambalates , os Tobias e os Jensens , possamos responder como Neemias:
''Estou fazendo uma grande obra e não posso descer , ou não posso parar''.

4 comentários:

  1. Glória a Deus. Muito bom esse artigo! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amada! Não sei se vai ler mas quero deixar registrado aqui,que estou feliz com a sua participação neste Blog.Espero que comente e escreva o que pensa. Respeitarei sempre a sua opinião . Seja muito-bem vinda para interagir.Um abraço
      Dalva

      Excluir
  2. Foi bença pra minha vida esse estudo

    ResponderExcluir
  3. Muito grata por suas palavras incentivadora . Beijo no coração

    ResponderExcluir