segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O MANÁ ENVELHECIDO

O maná envelhecido


''E vendo os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto'' Êxodo 16:15

Qual é o maná de hoje?
Esta é uma pergunta bem interessante, já que vamos falar sobre alimentos e a resposta é: Maná
envelhecido.
A palavra ''maná '' significa no hebraico a expressão ''Que é isto ?'' e o termo envelhecido quer
dizer que o alimento já não possui os ingredientes nutritivos de uma alimentação sadia.

A historia Bíblica descrita no livro de Êxodo , narra que os judeus começaram a murmurar sobre a
alimentação e falavam : '' Melhor seria ,que tivéssemos morrido no Egito entre as panelas de carne e pão.'' Ex 16:3. Deus ouviu as murmurações ,chamou Moisés e disse :'' Informe ao povo que terão carne e pão;

Tudo se cumpriu . A tarde havia cordonizes e pela manhã, depois que o orvalho evaporou, havia
algo parecido com escamas que deixaram os judeus intrigados e foi quando surgiu a pergunta :
'' Que é isto?'' ou seja ''Maná''.

A primeira lição que tiramos deste texto é que Deus ouve tudo. Ele escuta as orações, as petições
e as murmurações e quando promete cumpre. É melhor orar e pedir que murmurar. A murmuração
no plano espiritual é duvidar do poder do Senhor além de ofendê-lo..

Havia também uma ordem : Cada um teria direito a um gômer isto é 3,6 litros por dia e na sexta-feira recolheria dobrado , visto que não podiam colher no sábado. Essa foi uma partilha tão perfeita que
o versículo 18 diz ''Porém medindo-o com o gômer não sobejava ao que colhera muito e nem faltava ao que colhera menos...'' Eles recolhiam o maná , cozinhavam e faziam bolos para se alimentarem e esse bolo tinha gosto de mel.

O interessante é que eles saíram do Egito com uma promessa bem antiga que era de ir para uma terra onde ''Mana leite e mel'' No nosso idioma duas palavras iguais , mas um sinal na letra (a) ,muda o sentido ,porque uma é verbo e a outra substantivo comum,( mana e maná).

A maior parte não viu a terra prometida, porque não souberam esperar o cumprimento da promessa e fizeram um bezerro de ouro. Muitas vezes perdemos a benção porque não sabemos esperar o tempo de Deus e nas provas somos reprovados.

Mas havia uma ordem , não guardar o maná para o dia seguinte e na sexta-feira colher dobrado
porque no sábado não era permitido recolher nada. Mesmo assim aconteceu de alguns não querer obedecer e guardou mas viu o maná apodrecer , ficando cheio de bichos e com mal cheiro.

O maná era da seiva do tamarindo e tinha o sabor de mel e ainda hoje as crianças árabes recolhem maná antes do nascer do sol. O maná foi o alimento feito pelo milagre de Deus e alguns dizem que ele tinha a forma de semente de coentro.

Nos dias de hoje o maná é a palavra de Deus. Da mesma forma que corpo precisa de alimento a alma também precisa. É muito importante meditar na palavra de Deus porque ela se renova todos os dias. Muitas vezes um texto tem uma maneira de interpretação em uma pregação e em
outro dia o mesmo texto vem com uma conotação completamente diferente. É o maná novo alimentando o espirito.

O salmo 119:103 diz ''Quão doce são as tuas palavras ao meu paladar mais que o mel''. Quando perdemos tempo com coisas fúteis, assistindo e ouvindo o que não edifica ''teremos uma tristeza infinita porque o que comemos para a alma não nos alimenta para o céu'' (Meditação do céu).

A Bíblia é o alimento do crente .Ela é o maná que caiu do céu. Sua leitura tem os ingrediente certos para todas as áreas da nossa vida. Muitas vezes escutamos pessoas afastadas do evangelho
relembrando sermões do passado , relembrando quando foram batizadas com o Espirito Santo, relembrando os hinos que gostavam de louvar , quando tinham oportunidade, relembram as vigílias ,e as orações no monte. São os crentes que vivem do maná envelhecido que não servem para mais nada , são só vagas lembranças de um passado distante .

Um dia perguntei a uma dessas pessoas do ''Museu cristão'' , por que não volta ? que esta fazendo
aqui fora ? E lembrei que o Senhor Jesus um dia vai voltar e que ele ainda tem chance de retomar a caminhada deixar as recordações do passado e volta a ter intimidade com Deus do presente, alimentado seu espirito com o verdadeiro pão da vida e não com um maná envelhecido. E você querido irmão afastado , volte ainda é tempo de aproveitar o maná do dia.

Um comentário:

  1. Parabéns querida irmã em Cristo! Continui evangelizando o mundo com este dom tão maravilhoso que Deus te deu, e que todos que estão acompanhando vc , entenda que o objetivo é um só. Evangelismo!!!!!!!!!! bjs! Carmen.

    ResponderExcluir