segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A NOBREZA BEREANA

A nobreza Bereana


''Ora estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica:pois receberam a palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim''Atos1711

Ao lado das montanhas Vermion (norte do Olimpo) existia a pequena cidade de Bereia que hoje se
chama Veria ou Veroia a quarenta kilometros do mar Egeu. Em toda historia bíblica não existe
lugar mais elogiado que Bereia não só por causa do interesse na Palavra de Deus como também
pela nobreza de comportamento tão diferenciado dos seus vizinhos de Tessalônica.

Para evitar sérios confrontos com os judeus fanáticos, o apostolo Paulo embarca para Atenas mas
antes vai a cidade de Bereia onde encontrou uma outra mentalidade, muito mais nobre ,mais educada, mais fina com mais interesse e diligencia em examinar as escrituras.

Os Bereanos tinham a mente aberta para ''novas propostas'' mas tinham disposição para pesquisar
a verdade e sua maior aliada era curiosidade. Tudo que era falado em Bereia era logo estudado administrado e processado para depois de aprovado ser posto em prática , de acordo com as Escrituras. Eles não tinham pressa por isso eram mais profundos.

A Bíblia diz que eles eram '' nobres'' e segundo Franciscanos ''Ser nobre é dar sentido a tudo que
se faz e não gastar e desgastar a vida por pouca coisa. É ter uma medida de grandeza'' E completando esse pensamento ''Ser nobre é fazer-se discípulo '' e os Bereanos não só abriram os ouvidos mas abriram também o coração para as verdades eternas.

Certa ocasião alguém fez um estudo sobre nobreza e finalizou dizendo que a sociedade brasileira
tinha nobres no ouro, no nome e no sangue, todavia não é e esse tipo de nobres que estamos meditando mas na nobreza de costumes. Citemos exemplo s : pedir desculpas e saber desculpar
é um costume nobre; saber ouvir e saber falar o necessário é um costume nobre; comprar e pagar
é um costume nobre; honrar seus compromissos é um costume nobre; ler, meditar, examinar e por
em prática as escrituras é um costume nobre. E os Bereanos faziam tudo isso.

Vivemos em um mundo conturbado e temos que viver um dia de cada vez por isso a Bíblia diz
''Basta a cada dia o seu mal''\Mat.6:33-34 porque tem pessoas que vivem do passado , outras vivem de um
futuro incerto por causa das surpresas que acontecem quando menos se espera, por isso é motivo de nos espelharmos nos Bereanos que examinavam as escrituras e viviam na dependência do Todo
Poderoso. A Bíblia é o manual de regra , fé e prática da nossa vida. É o livro mais vendido e o menos lido.

As Escrituras é tão importante que se ''alguém acrescentar algo Deus acrescentará os flagelos e se alguém diminuir , Deus tira a sua parte da arvore da vida'' Apo. 22:18 A Bíblia diz que os Bereanos recebiam a palavra com avidez isso é com fome da nutrição espiritual e depois ''examinavam para ver se a coisa era mesmo assim''. Se de fato aquilo que estavam ouvindo era verdade.

Nos dias de hoje existem todo tipo de pregação e todo tipo de ouvinte. Quando a pregação é sobre finanças o ouvinte interessado em ficar rico só vai se preocupar com os textos que falem em
dinheiro. Se a pregação for sobre enfermidades ,outros ouvintes só vão se interessar em texto que falem em saúde e não é assim as enfermidades existem ,pois os crente de Bereia não aceitariam esse tipo de pregação. Fazer apologia da riqueza e da saúde não é ruim mas a prioridade é de
''Buscar em primeiro lugar o reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas'' Mat.6:33 Portanto saúde , dinheiro , emprego diante da grandiosidade de Deus são coisas que virão como acréscimo.

Fui em uma reunião ''evangélica'' em que o pregador dizia que tínhamos que perdoar a Deus. Eu não
acreditei no que estava ouvindo. Estava havendo uma inversão de valores. Quem é o pecador? Quem está errado? Ali estava diante de nós mortais, um mortal pecador acusando um Deus
maravilhoso e misericordioso como o nosso , de pecador para termos que perdoar;
Será que os Bereanos aceitariam isso?

Também já vimos pregadores dizerem que o céu não existe e que o inferno é aqui mesmo.
Será que os Bereanos aceitariam isso?

Temos visto muito ''Amem'' que significa ''assim seja'' que é uma concordância que não cabe em qualquer estudo ou pregação. Graças a Deus que noventa e nove por cento dos Pastores são dignos de pregarem a palavra de Deus que fizeram um seminário, que foram ungido segundo a
vontade de Deus . Tenho certeza que os bereanos ,com certeza ainda iriam examinar para ver se tudo era realmente assim.
Vamos seguir o exemplo dos bereanos :ler, examinar e por em prática as Escrituras
''Examinai tudo retende o bem'' Mateus 22:29m Porque isso era o costume nobre dos
Bereanos.

2 comentários:

  1. Olá, querida,
    Como sempre você sempre abordando bons temas e fundamentado-os na Bíblia. Que Deus continue te revestindo de sabedoria.
    Estou esperando a sua visita em meus blogs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi amada que jesus faça sempre assim na sua vida, faça a diferença, e no fim vc vai ser sempre vai canta o hino da vitória. jesus te capacite cada dia mais e mais

    ResponderExcluir