sexta-feira, 29 de julho de 2011

JESUS E AS MULHERES- Homenagem ao dia da mulher

'' E disse Deus: não é bom que o homem esteja só : Far-lhe-ei uma auxiladora que lhe seja
idônea'' Gênesis 2;18

A Bíblia diz que Deus fez cair um profundo sono em Adão e tirou dele uma costela e fez
a primeira mulher e lhe deu o nome de Eva .Segundo um comentário de uma revista da EBD :
“ Não fez da cabeça para que a mulher não queira medir força com o homem. Não fez dos pés
para não ser pisada por ele. Fez da costela , para ser protegida pelo homem”

Dai então a mulher entrou no cenário do paraíso e começou a fazer parte da criação, mas caiu e
foi expulsa do Éden , perdeu os privilégios e começou fazer a historia da mulher. Cresceu multiplicou-se e encheu a terra e assim começou a historia do mundo oriental.

A mulher no mundo oriental não teve o valor devido. Quando menina era considerada
mão-de- obra-útil, servia para fazer todo trabalho caseiro e não podia aprender a ler e era
prometida em casamento desde criança . Quando chegava a hora de casar , o pai recebia o
dote que era uma forma de compensar a família pela perda da '' mão-de- obra-util''. (Ainda hoje em muitas regiões, os rapazes pobres que não tem dote, eles fazem o chamado OFIR que
é um casamento feito no cartório e que não é reconhecido pelo governo).

A mulher não podia fazer parte do culto e ficavam fora do templo. Em casa elas tinham que dar toda preferência ao marido até mesmo para passar por uma porta. Elas tinham que cobrir
a cabeça e não podiam falar com nenhum homem. Resumindo a mulher não tinha direito e
não valia absolutamente nada. Quando ficava viúva , tinha que casar-se com o parente
mais próximo como foi o caso de Rute e Boaz.. Foi neste contexto que Jesus encontrou as
mulheres israelitas e dai começou a .valorização da mulher.

Para começar a sua vida como ser humano Jesus nasceu de uma mulher e de forma
sobrenatural, e desde então sempre teve contato com as mulheres . No seu ministério, para
qualquer lugar que ia era seguido pelos doentes, estrangeiros, pobres e mulheres . Nos seus trabalhos libertou Maria Madalenas de sete demônios, curou a mulher do fluxo de
sangue e era seguido por Salomé, mãe de João e Tiago, Cléopas, Suzana e Joana ''Luc 8:3''
Marta e Maria que são exemplos para as cristãs em:'' ter as mãos de Marta e o coração de
Maria .

 Jesus demonstrou muita coragem ao parar para falar com a samaritana desafiando as leis sociais do lugar e fez uma homenagem a mulher quando permitiu que fosse uma
mulher a vê-lo depois de ressuscitado.

Na cruz do calvário , lá estava Jesus com dois pecadores ao lado : um redimido e outro não. Aos pés de Jesus somente estavam duas mulheres e um homem, a multidão que
acompanhava e os soldados que zombavam da situação. Hoje ''neste mundo com tanta
gente, são poucas as mulheres e poucos os homens que estão aos pés de Jesus e não são
poucos os que zombam falando das coisas que não entendem acumulando dividas para com Deus .E a multidão continua acompanhando de longe.

Depois de Jesus , as mulheres tiveram suas vidas mudadas da '' água para o vinho'' como Jesus fez nas bodas de Cana . Hoje as mulheres desfrutam da liberdade em Cristo Jesus. Mas uma liberdade  vigiada pela Palavra  de Deus. Nós mulheres  devemos viver  de acordo , que possamos glorificar o nome do Senhor no nosso agir, no nosso  falar, no  nosso  vestir.

Você paga as suas contas para gloria do nome do Senhor?  Quando fala, fala para gloria do nome do Senhor? As suas roupas  são de acordo  com o que prega  sobre a  Santidade?

O mundo prega toda sorte  de  descontrole  social,  ético,  físico e  espiritual e  nenhuma mulher  ''Evangélica'' tem o direito  de se vestir como  as mulheres do mundo , não podem usar  o palavreado do mundo e nem agir como as mulheres do mundo agem.  Não podemos  esquecer  que os irmãos  da igreja merecem respeito  e se eles tropeçarem  por  causa  da nossa  vestimenta vamos  ter que pagar o preço.

Vivemos uma época  em que as igrejas  , rasgaram o item  que  fala  sobre as roupas . Só  vemos  mulheres vestidas  santamente  em poucas igrejas, até podemos  citar Assembleia  de Deus como  exemplo . Já ouvimos  falar que:'' Jesus quer o coração'' mas  acho que ele  nos quer por inteiro. Ele quer a nossa mente, a nossa alma o nosso coração e  não quer as nossas  desculpas para agirmos dissolutamente.

Hoje  é  o ''Dia  da mulher''. Dia 8 de março . Hoje é  meu e seu dia . Nosso dia. Dia  de  meditarmos sobre  o que somos  e o que  fazemos no nosso universo  Cristão e na nossa vida  secular. Não tem nenhuma mulher perfeita  entre nós . Estamos todas dentro de um contexto , nos preparando para a futura vida  celestial . Que  esse dia sirva de para  pesarmos  e melhorarmos  nossa vida  Cristã.


2 comentários:

  1. Dalva,
    Meu Deus! Que excelente texto, bela mensagem, simples, concisa e muito edificante. Que o Senhor continue a derramar sabedoria sobre tua vida, para abençoar-nos com teus textos.
    Abraços
    Pablo Silveira

    ResponderExcluir
  2. Me deu inspiração para escrever sobre o mesmo assunto...
    Se permitir, ficarei honrado...
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir