domingo, 27 de julho de 2014

A TERRA QUE MANA LEITE E MEL


  ''Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos. ''Número 13:23
''Canaã é a antiga denominação da região correspondente à área do atual Estado de Israel, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de parte da Jordânia, do Líbano e de parte da Síria.'' Wikipédia


Canaã é a terra  do Leite e mel e do petróleo. Quando Moisés mandou  espias , para visitar a  terra , duas coisas assustaram os judeus  : foram  os homens  que  eram tão  grandes que  foram considerados gigantes  e  as uvas  cujo  cacho precisou  de  dois homens para  levarem como  prova do que afirmavam  ter  visto na  terra ,como  também romãs e  figos.


Quando voltamos os olhos para o passado Bíblico, encontramos o inicio das promessas  de  Deus . Promessas  essas  de prosperidade. A maior  delas é a  terra de Canaã onde mana Leite e mel . Esta promessa vem do passado ,tem atravessado  os  tempos  presentes  e tem se  projetado no futuro ,como alvo de chegada. Ponto final de uma jornada que coroa  a quem ''combateu o bom combate e guardou a  fé'' como  o apóstolo Paulo.

A terra que mana leite e mel, é o sinônimo  da prosperidade , dos  tempos  antigos, dos  tempos modernos e dos  tempos futuros , portanto  foi promessa para os Judeus e é promessa  para  cristãos de hoje que  buscam  chegar a Canaã Celestial.

Chegar a Canaã não foi  fácil para os judeus. Enfrentaram guerras contra outros povos, foram  escravos no Egito, atravessaram o mar vermelho, enfrentaram o  deserto sempre  guiados por  Deus, que não permitiu que passassem fome , nem sede, nem sentissem frio e nem perdessem  roupas e sandálias.

Mas tinha um detalhe, tinham que lutar para  chegar a terra prometida. Isso já  serve  de exemplo para nós. Os nossos sonhos podem  ser  realizados , mas precisam  que lutemos por eles. Deus não fará aquilo que podemos  fazer. A interferência  dele somente  acontece, quando estamos limitados para  realizar.

Um  grande exemplo foi:O povo Judeu atravessar o mar Vermelho, andando em  terra  seca ,mas quem abriu o oceano foi Deus. Nas doenças , os médicos  passam  as  receitas e nós compramos os  remédios mas quem  determina a cura é Deus.

  Nas promessas de prosperidade ,Deus sempre usou como  um pai amoroso  usa: O incentivo para que  seus filhos  obedeçam  e a maior  benção foi essa : Uma ''terra que mana leite e mel''.  ''Uma terra em que  se plantando tudo dá''. Uvas  , laranjas , figos  etc... e tudo  grande e  da melhor  qualidade.

O que o povo não compreendeu foi,  que precisava lutar , para conquistar. O povo não entendeu, que Deus não  faz o que o homem pode  fazer e que  Deus  somente  faz o que é impossível para o homem realizar. Por  exemplo ,ir ao coração de alguem para ajudar , perdoar , doar algo :somente Deus tem esse poder.

Deus ouviu o clamor do sofrimento do povo Judeu  quando  estava escravizado  no Egito .(Ex. 3:8, 17) Deus viu que precisavam  de herança , por isso reafirmou  a promessa da  terra que mana leite e mel.(Ex. 3:5).

Mesmo ouvindo as murmurações do povo , Deus  se manteve fiel (Ex. 33:3).II Samuel ,no capitulo  17:29 , descreve  os produtos  da  terra que foi levado para Davi: Mel, manteiga, ovelhas, queijo de leite  de  vaca etc...

Isaías 7:22 ; Jeremias 11:5; Ezequiel 20:15 citam as promessas da terra  do leite e mel.

22 terá coalhada para comer, graças à fartura de leite que elas darão. Todos os que ficarem na terra comerão coalhada e mel.Isaias  7:22
5 Então cumprirei a promessa que fiz sob juramento aos antepassados de vocês, de dar-lhes uma terra onde há leite e mel com fartura, a terra que vocês hoje possuem".
Então respondi: Amém, Senhor. Je. 11:5

15 Com mão erguida, também jurei a eles que não os levaria para a terra que eu lhes dei, terra onde há leite e mel com fartura, a mais linda de todas as terras, Ezequiel 20:15


Coisa interessante são as bençãos  que podem  ser divididas, segundo seus  critérios em:  Nacional e Individual . Em todos os países , existe uma lei que diz: '' Tudo que  estiver  no  sub-solo é da nação'', ou seja é do governo. Somente  as autoridades  tem o direito de  explorar, mesmo que a  terra seja propriedade nossa. O que  pode  brotar no sub-solo? Metais Nobre como o ouro (Gen .2:1),prata, platina etc... e o ''Ouro Negro'' chamado Petróleo.

Em Israel a maior benção foi o Petróleo. Uma  benção  no sub-solo de ''Canaã''. Foi uma benção Nacional para todo o povo e  até surgiu no meio do povo , uma brincadeira,  que  falava: ''Moisés passou  quarenta anos no  deserto procurando um lugar  que não  tivesse   petróleo''  Toda terra  de Israel  estava  e  está  deitada sobre  grandes lençóis  de petróleo, por isso  tem sido alvo  da inveja e do ódio  das  demais nações  do mundo

Um  exemplo foi  ''Canaã''individual , vivido por José. que  chegou a  ser Governador do Egito. Antes porem  foi traído e  vendido pelos irmãos. Foi escravo, tentado e açoitado  ,mas que  venceu. 


Nos  tempos  de hoje, a  benção é para nós.O Canaã pode  ser o individual, nacional, e o Celestial .O que  também não é  fácil. Temos lutas constantes, atravessamos  desertos. Atravessamos o mar  da vida com suas ondas  de maldades e de injustiças.

 Confrontamos com situações  gigantescas, que  se apresentam em nossas vidas ''Que parecem nos engolir vivos''  como diz o Salmo 124: 1-5 . Tudo, para ganharmos a Canaã Celestial que  somente é ofertada   a quem  tem fé. A Canaã Celestial é algo como um sonho, mas é  real. 

O livro de Apocalipse descreve parte dela como:''As doze portas eram doze pérolas, cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro puro, como vidro transparente.''Apocalipse 21:21

O que seria a Canaã  aqui na  terra, na  área  material?
Emprego, saúde, casa própria, carro, dinheiro etc... e todos os sonhos materiais , mas  existe o maior de todos , que não é  visto , nem palpável , mas  é  sentido, que é a nossa '' Salvação'' e que  somente o Senhor  Jesus Cristo pode  dar.

Temos  que ''fazer força'', que é ''força para amar, para perdoar, para obedecer a Deus, cuja finalidade é   herdar a (Canaã Celestial )pois ela é a  representação  (Espiritual)  da  terra que mana Leite e mel.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário