“Tomou, então, Jacó varas verdes de álamo, de aveleira e de plátano e removeu a casca, em riscas abertas,
deixando aparecer a brancura das varas” (Gn 30.37)
São dois trabalhos: pregar e convencer ,e eles juntos terão a obrigação de formar um novo caráter nas pessoas que se convertem ao cristianismo e sabemos que não é fácil , destruir antigos conceitos e criar novos valores.
Na Bíblia vemos a história de Jacó. Jacó , filho de Rebeca e Isaque q nasceu gêmeos com Esau , considerado Primogênito. Esau era escolhido do pai e Jacó era o predileto de Rebeca.. Nesse clima de predileção eles foram criados.
Um dia Jacó comprou a primogenitura de Esaú , trocando por um prato de lentilhas e isso foi um problema para os dois irmãos durante toda vida. Jacó fugiu e para Padã-Harã, onde con heceu Raquel . Como ele não tinha dinheiro para pagar o dote, resolveu trabalhar sete anos como pagamento do dote.
Quando venceu o período combinado , foi enganado pelo sogro que aproveitou o costume de esconder a noiva debaixo dos veus , colocando sua outra filha Lia. Assim , no outro dia Jacó descobriu que fora enganado e trabalhou mais sete anos por Raquel.
Jacó teve seis filhos com Lia e mais dois com a serva Bila de Raquel ,teve mais dois com a serva Zilpa de Lia. . O tempo passou e Jacó resolveu ir embora com tods sus família , mas enfrentou o sogro que era um espertalhão e quiz passar Jacó para tráz .
O sogro Labão começou a acusar Jacó de ladrão. O que ele não sabia era que Jacó tinha a proteção de Deus que quiz dar vitoria a Jacó .
Deus aconselhou a Jacó a preparar umas varas e que quando as ovelhas fossem cruzar, fizessem diante daquelas varas. As varas estavam com listas e manchas. De forma que com o acordo que fez com Labão: as que nascessem listadas e com manchas seriam de Jacó e as brancas seriam de Labão. Assim foi feito;
As ovelhas de Jacó cresceram demais e Jacó ficou rico E Jacó falou para Lia :''Tudo que você vê e foca é nisso que se transforma''.
Isso me traz a memória que muitas moças que conheci, quando ficavam grávidas , somente olhavam homens e crianças bonitas , porque diziam que tudo que olhassem teriam seus filhos bonitos
A pergunta é: Por que Álamo, aveleira e plátino? Jacó teve um plano;
''Ministério Em seu engenhoso plano para fazer prosperar seu rebanho, Jacó fez uso de varas verdes para obter o resultado que esperava. “Varas verdes” são mais fáceis de trabalhar por serem mais tenras e, portanto, flexíveis ao manuseio.
Você já tentou trabalhar com madeira seca? Ela já envergou o que pôde, não se amolda mais a nenhuma tentativa de remodelagem. Qualquer esforço para envergá-la pode quebrá-la e frustrar o trabalho. Assim são as pessoas
Jesus, ao iniciar Seu ministério terreno, escolheu para si doze “varas verdes” onde trabalhou ardorosamente durante três anos moldando seu caráter e imprimindo uma nova identidade. Havia muitas pessoas “prontas” em Sua época, das Varas Verdes''
“Tomou, então, Jacó varas verdes de álamo, de aveleira e de plátano e removeu a casca, em riscas abertas, deixando aparecer a brancura das varas”.
(Gn 30.37)Álamo, também conhecido como choupo, pertence ao gênero gênero Salix, o outro integrante. A sua madeira é leve, moderadamente flexível, elástica e resistente. .
Jacó foi inspirado a escolher essas varas , porque isto leva a crer, que as ovelhas obedeceram o que estavam vendo. Do jeito das ovelhas tem pessoas também flexiveis, gostam de ouvir e de obedeçer como as varas da madeira 'Alamo''.
Também tem pessoas dificeis como os Plátanos que são resistentes a todo dialogo principalmente com relação ao evangelho.
Remover as cascas não é fácil para alguns . Retirar uma casca de outros , doi , mas mostra a brancura e a leveza que está escondida atrás da religiosidade.
'
Nenhum comentário:
Postar um comentário