sexta-feira, 19 de março de 2021

CAPITULO 2 PALAVRAS NO DESERTO

 ''Pelas tuas  palavras  serás justificado  e  pelas  tuas  palavras  serás  condenado" Mat.12:37.

Existe  o  chamado  ''Modismo'' que  é o  uso  de  roupas,  sapatos  qualquer coisa  ou costume que   desfilaram  ou  desfila  nas passarelas do mundo,  recebendo a  aprovação  Geral.

Existe também  a  moda das  ''palavras''  e  a  força  que  elas exercem na vida  de  um  modo  geral. Somente a  Bíblia ensina como  falar,  pensar  e viver  ,  tanto   no  modo  individual como  no coletivo.

Fui  educada  ,ouvindo minha avó   falar e  aconselhar: a  falar  somente coisas  positivas e completava  :''Se os  anjos  disserem amém,  acontece."

Quando  falarem  em dinheiro;  saúde, emprego, evite apelidos.  Dizia  ela:  evite  palavras de maldição,  evite  chamar o dinheiro  de ''Vil  metal''  . O  dinheiro é  uma benção  para   ser  usado para o bem   e  não  uma maldição  como  dizem   alguns.

Nunca  faça distinção   entre os   empregos . O  emprego mais  simples  é tão  importante   quanto   os  mais  diferenciados.  Isso me lembra  uma  história  que um   missionário   me  falou.  Ele  estava  em  frente  a um  Hotel  de  luxo  fazendo parte   de  um  cenário  deslumbrante   do mar.

No  local,  estavam uns  rapazes  que  discutiam   as  profissões  dos pais.E  entre eles eles citavam  os  títulos  e  os nomes .  Diziam eles: ''Eu  sou  filho  de Dr. Fulano  ;outro dizia  e eu  sou  filho  do  Deputado  X '' surgiu um  desfile de   Camelos com  todos  montados  e     sentados  em  suas      arrogantes descrição.

 O Missionário  disse   que ao  observar aqueles  jovens, ele  pensou :E eu  sou  filho  do dono  desse  mar.

Evitar  ''Palavrões'' e falar em  doenças e  em  coisas ruins, Precisa  adotar  o  costume  em  falar coisas boas. Adotar   a postura  de  falarem   em  saúde  , bondade .   Na educação  dos  filhos  ,evitar falar em  doenças e  nunca  falar ,para o filho , frases que coloquem   a   criança numa situação   de  humilhação.

Se  falarem para  o  filho:''Que  ele não vai dar  para nada'' que  é preguiçoso  (a),que vai  ser  vagabundo (a)  .Fique  certo que  a  criança vai  absorver  essa  informação  e   mesmo  sem entender  , vai  crescer revoltada   com  tudo  e  com todos.

Quando eu  nasci ,minha  mãe  teve  uma  doença  ,chamada  ''Eclampsia''  o  aumento   da  pressão  em  que  a mulher  chega a  enlouquecer.  E  por pouco , ela  não  morreu. Mesmo  neném eu experimentei   a  repulsa  do meu pai  e  da minha  mãe.

Todos dois me  rejeitaram  e  eu  cresci  contando  com  o carinho  único  da minha  avó e minha  tia.   Não  falavam  comigo  e só  foram me buscar  quando completei  treze anos  . foram me buscar , para  ajudar nos  afazeres  domésticos  .   Fui,  chorando   e  lá enfrentei  uma segunda faze  da raiva  . A primeira foi  infantil, a  segunda é  da adolescente.

Foi  uma  fase  muito  ruim, porque  até  da  escola  me tiraram. Que  ódio   eu tive  do meu pai,  eu  desejava   que  ele  morresse todos  os dias . Eu  era  muito  católica  e  obedecia a tudo que o  Padre  me  ensinava.  Até   que um  dia , ele  falou  do 4º  mandamento ''Honrar pai  e  mãe''.

Me  senti culpada e  fui me confessar  copiei os  pecados numa folha  de  caderno   e  escrevi  sobre o ódio que  sentia  dele.  . Fiquei  na fila  ,mas  quando  chegou minha  vez de  me ajoelhar no confessionário  , descobri  que  tinha  perdido o  papel  da  confissão.Minha  preocupação   era  dele  encontrar e  pensei: ''Agora  ele  vai me  matar ''. Caiu um silencio  sobre  o assunto.

Corri para  casa   e nunca mais achei o papel .Mas  descobri  de  repente , que meu pai  tão frio e  indiferente  para  comigo, tinha  mudado.  Ele  passou  a  me  acordar  com beijos  e  abraços e  colocava  até fundo  musical ,pois colocava  as  músicas  que eu mais gostava.  O  carinho  chegou , tarde  mas  diz o  ditado:''Antes  tarde  do que nunca''

Não disse uma  palavra sequer  de  revolta ou de angustia. Foram  duros  ,os  quinze anos e  quando  não estava fazendo algum  trabalho,  estava  lendo. Mas  valeu  . Essa lição  ,embora dura  ,me  ensinou a  como   orientar  algum jovem , revoltado.

A palavra  exerce  poder no presente  e  no  futuro.Somos  frutos  do  que  falamos  e  pensamos. Pessoas  que  só  falam em doença, só vivem  doente, Pessoas  que  só  falam  em fracassos,    nunca  experimentam vitorias.  Observem  que  só  dizem :''Isso não  vai dar certo''. Resultado: não vai  dar  certo mesmo ,porque  já houve  uma profecia   negativa,  da  parte  do interessado  no projeto.

Quem já  estudou a  Bíblia  tem  o dever  de ensinar  o  Policiamento do  nosso linguajar em  encontrar  a  conexão que  nos  ligue  as  pessoas  que  queremos  educar.

Temos  que  ensinar o  controle da  mente  e  da  língua porque  vivemos  em  uma  época em  que  as  pessoas  falam linguas  diferentes. A  igreja  fala de  um  jeito, o mundo  fala  de  outro,  em  casa   e  na  internet  também  tem  seus  códigos   de  valores.

Conheci   uma  jovem  que  sempre  falava  que  teria  sua  casa  própria,  um casaco  de  pele,  suas  joias  de  ouro  e  seu  telefone.  Um  dia  começou a  prosperar     como costureira ,  e teve   a  alegria de  ver  seus  sonhos  realizados.

Na  mesma  época  ,uma garotinha  que   era  muito pobre  mas  que  nutria um  sonho  se  ser  uma  doutora,  O tempo passou e  ela  conseguiu  se  formar  e  hoje  está  escrevendo   esta história.

A  felicidade, a  saúde , e a  vitoria  está na  força  da  palavra citada pela  língua.  temos  respaldo     bíblico, para  afirmar tal  citação, pela '' Força da  Palavra '',  todo universo  foi  criado. A  língua  é  uma  força poderosa. A  Bíblia  exibe  um exemplo de Raquel


Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã. Por isso disse a Jacó: "Dê-me filhos ou morrerei! "
Jacó ficou irritado e disse: "Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter filhos? "
Então ela respondeu: "Aqui está Bila, minha serva. Deite-se com ela, para que tenha filhos em meu lugar e por meio dela eu também possa formar família".

Uma  forma  errada  de  pedir.  Raquel  pediu  e  falou algo  que  não devia  falar.  ''Da-me filho  senão eu  morro''.  O  que   estragou  o pedido  com as  consequências :''  ou  morrerei''. Resultado  ,  A  Raquel  ,  realmente  teve  dois  filhos: José  e  Benjamim  de cujo parto ,  ela  morreu,

Temos   que  aprender a  ter  cuidado  com  o que  falamos no deserto pois  há  poder  nas  palavras  e  poucos  tem  consciência  dele e  não  sabem  que  as  palavras , são alicerces daquilo  que pretendemos  construir na  nossa  vida.

O que  vai  de  encontro é  a  falta de  atenção  que  se  dá a cada  palavra,  que  na  maioria    são    negativas   e   de  forma  irresponsável   . Quantos  pais  intitulam  os filhos de  ''burro'' , limitam  sua imaginação  de  ser  tratando-os  com palavra  e profetizando  comum futuro   de   desgraça.

Somos o que  pensamos,   somos  o que  comemos e isso enquadra  nossos  filhos.  Se acharmos  que  nunca vamos  aprender, nunca  aprenderemos, Tudo  é  uma  consequência,  Se  comermos  muito   vamos   engordar,  Se  não comermos  nada  ,  vamos  emagracer.  Tudo   que  plantarmos  , colheremos,

Quando pregamos  ,  estamos  plantando  e  ela  não volta vazia . Ela  fica  e  cria  raises e  dão frutos.  Fale  em  saúde,  suas  células  estão  ouvindo.  Fale  em  vitoria  e  alegria que  sua  mente  está  ouvindo e  captará  e   espalhará   para  todo organismo  e mais  dia menos  dias,  colherá  os  frutos.

 O  nosso  Deus  nos  criou  perfeito  e  deu a  receita  de  sobrevivência  deu a  receita  e  como  Fazer ,  de  como  Ter,  e  de  como Ser. 

Deus  não  deixou nada  faltar .


Nenhum comentário:

Postar um comentário