sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

LIVRAMENTO DIVINO

 ''Origens. A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada.''


É comum encontrar, nos Salmos de Davi, apelos ao Senhor pedindo livramento de crises, especialmente das mãos dos seus inimigos. Normalmente, ele começa com suas súplicas e encerra com expressões de gratidão e louvor. No Salmo 40, Davi inicia com uma declaração do livramento que ele recebeu de Deus.

Versículos sobre Livramento

“Livrou-me do meu poderoso inimigo, e daqueles que me tinham ódio, porque eram mais fortes do que eu.”
(2 Samuel 22:18)

Quem  ou o que  pode  ser considerado , poderoso  inimigo?  Estamos  vivendo  diante de um  ''poderoso inimigo'', o Coronavírus  . Não podemos  vê-lo  , todavia  podemos  ver  o  seu poder  de  destruição  em massa. Na  historia  Bíblica , Davi estava  vivendo uma  crise  tremenda.  De  um lado  , os filisteus  e  do outro  Saul. Davi   acompanhado  de  suas  duas  mulheres  Abigail e  Aionã  ,  foi consultar  ao Senhor  e  perguntou para onde  deveria ir.  Deus  respondeu  que fossem  para Hebrom , Primeiro  exemplo para  nós.  Em  tempos  de  crises  devemos perguntar a  Deus :  O que  fazer  e  para onde ir   e   não  esquecer  aqueles  que nos  ajudaram.

“Agrada-te, Senhor, em libertar-me; Apressa-te, Senhor, a ajudar-me.”
(Salmos 40:13)

O Salmo 40   é  um  desfile  de  palavras  enaltecendo o poder e a  glória  de  Deus. Enaltece  também  a  sua  bondade  e  a  sua  misericórdia. Paralelo  a  esse esses  elogios Divinos , Davi  expõe  suas  fraquezas  e sua  pressa  em  ficar  livre dos  sofrimentos  imposto  pelo inimigo, por isso  ele  diz: ''Apressa-te  em  ajudar-me''.

“E puseram-se no meio daquele campo, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.”
(1 Crônicas 11:14)

O apelo da  Davi  no  salmo 40  , tem  sua  explicação histórica  em  1 Cronicas 11 , quando  diz:

 Dai  compararmos  a  Bíblia   a  uma  grande  cocha  de  retalhos  porque  tem histórias nela  que  se  completam outro livro . Veja  no  comentário abaixo  que exibe  o histórico  da  vitória  de  Davi contra  os  Filisteus.

  • 11 Esta é a lista deles: Jasobeão, um hacmonita, era o chefe dos oficiais; foi ele que, empunhando sua lança, matou trezentos homens numa mesma batalha. 12 Depois, Eleazar, filho de Dodô, de Aoí, um dos três principais guerreiros. 13 Ele estava com Davi na plantação de cevada de Pas-Damim, onde os filisteus se reuniram para a guerra.

  • No  Salmo  91  ,,  Davi  conclui o  que  representa  Deus  para  ele: Refúgio,  Fortaleza e  confiança e  conclui  o porque: ''Ele  te  livrará  do laço do passarinheiro e  da peste  perniciosa.

    “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.”
    (Salmos 91:2,3)

    Não  sei o  que o leitor  está  passando, mas  sei o que o escritor  está  vivendo. Somos  todos  iguais , Não  somos  diferentes de ninguém . Passamos  pelos  mesmos  sofrimentos.  Físicos, Emocionais, Psicológicos e  Espirituais e  nem mesmo  sabemos o ''porque'' O  Blog  Espiritualismo  diz  o  seguinte:

    ''Participante: as informações do mundo espiritual em geral afirmam que os sofrimentos morais são em geral mais angustiantes que os físicos. Contudo, a dor física particularmente me parece muito mais impressionável. Gostaria de entender com que finalidade Deus impõe tormentos físicos como meio de progresso.''

    A  resposta  foi a  seguinte :'' Somos  o  que  pensamos''. Muitas  vezes passamos por  tudo  que  pedimos''  É muito interessante  mas  é  uma  realidade.'' Deus  não  impõe  sofrimentos  a    ninguém , mas  Ele  dá  livramento , quando  somos  incapazes  de suportar.

    Livramentos:

    No  clamor  Salmo 34:17

    Na  oração Salmo 32:6-7

    Na  salvação Salmo 68:20

    Anjo protetor  Salmo 34:7

     Livramento não  falha  Salmo 34:4


    ''Salmos 34:4 NTLH''

    ''Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos.''
    NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário