sábado, 20 de fevereiro de 2021

AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE

 A  Palavra  Apocalipse  quer  dizer  Revelação. Debaixo  dessa palavra  está  guardada  a  história  de  sete  igrejas  que  também  representam  o  comportamento de  muitos  crentes que  de uma  forma  ou  de  outra ,  servem  de  espelho , para  apresentar  se  tudo aquilo  que  dizem na  teoria  tem  sua  imagem  revelada  na  prática.

Vamos observar  no livro  de  Apocalipse  a partir do  capitulo 1:11 o  desfilar  das igrejas  da  Ásia  menor  que  são: Éfeso ,  Esmirna, Pérgamo,  Tiatira , Sardes, Filadélfia. e  Laudiceia.

A Azia  menor , como é  conhecida   é  hoje  a  região  da  Turquia, e  esse  livro  foi  escrito  por Divina  Revelação  pelo apostolo João  na  ilha .

A pequena ilha de Patmos fica na Grécia e faz parte do arquipélago do Dodecaneso, no mar Egeu. Foi nessa ilha que o apóstolo São João Evangelista escreveu o livro do Apocalipse ou Revelação, que é o último do Novo Testamento e um dos mais misteriosos de todo o conjunto das Sagradas Escrituras.

O  Conjunto  de  Igrejas  que  receberam   essas  cartas . ''Foi de maneira inspiradora a forma, como Jesus Cristo trata com a sua igreja. Falar das Igrejas da Ásia Menor é falar da Igreja Contemporânea e da forma que muitos estão levando a sua vida sem compromisso com a santidade de Deus.''

Mesmo  porque  somos  o nome  da  nossa  Igreja local  mas de  forma geral  seremos representados  pela  forma  universal. De  acordo  com a leitura   de  cata  carta  ,  nos  veremos  refletidas  em alguma  delas.

Há  também  quem  afirme  que  as  sete igrejas  representa  sete  épocas da  História.  Esse lugar  é  hoje  a  Turquia .

Jesus  escreveu:

Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

Ele  também  disse :  Eu  fecho  e  ninguém abre  e  eu abro  e  ninguém  fecha.

A Igreja  de  Éfeso   ,jesus   elogiou  alguma  coisa  mas  reclamou da  principal  que  foi  ela  ter  abandonado o primeiro  amor . Parece  que  está  acontecendo isso  nos  dias  atuais.

A Igreja  de  Esmirna:

Era um povo  sofredor  e  pobre  mas  eram  fieis  e   seu nome  (esmirna)  era  o nome  de  uma  planta, cujo  perfume  era  intenso. Jesus  os  elogiou  e  aconselhou  a  perseverar.

Igreja  de  Pergamo :

Era  uma  Igreja  casada  com o mundo,  segundo  historiadores. Tudo  que  tinha  no mundo  tinha  dentro  da  Igreja.

Igreja  de  Tiatira 

Inclusive, a cidade abrigava muitas corporações comerciais. Cada uma dessas corporações tinha sua deidade patronal. Isso quer dizer que em Tiatira a vida econômica estava intimamente ligada ao paganismo. Destacava-se na cidade a produção e comercialização de tecidos tingidos, cerâmicas e trabalhos com metais.


Igreja  de  Sardes

A Igreja de Sardes era rica e quase inexpugnável pela proteção rochosa ao redor, mas era estagnada e sem vigilância, vivendo das glórias do passado. A religião desta cidade era a impura adoração da deusa Cibele. As ruínas maciças do templo podem ainda ser vistas.

Muitos dizem que a reforma protestante foi perfeita, mas não foi. Lutero não desvencilhou-se das doutrinas católicas como por exemplo: a doutrina da trindade, o natal, o batismo das crianças e tantas outras coisas.

Eu gravei um vídeo lá na ilha de Patmos, e falei mais sobre a Era de Sardes, deixarei o vídeo aqui para você assistir.

Igreja  de  Filadélfia 

Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome Eis que farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmo se dizem judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu ter amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens para que ninguém roube a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei uma coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas” (Ap 3: 7-13)

Nos  dias  atuais  dentro  de uma  igreja  podemos  ver  as  sete igrejas.  Temos  que  fazer  força  para  sermos  um  crente  Filadélfia. Foi a  igreja  que  Jesus  elogiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário