2ª Reis 4:8-37
''Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu. ..."
Vamos apresentar a história da Sunamita e tirar dela exemplos para nossa vida. Esta mulher morava em Sunem .
Localizada entre os montes , Gilboa e Tabor ficava a cidade de Sunem , que hoje é a cidade de Afula . Este lugar foi palco de grandes acontecimentos bíblicos. Sunem significa ''Lugar de repouso" ficava a sudeste do mar da Galileia.
Neste lugar morava uma mulher ,que a Bíblia não cita seu nome, mas sua história de vida mereceu um destaque que tem atravessado os séculos , como exemplo de fé e de esperança.
Sempre que o profeta Eliseu viajava e passava nesta cidade , recebia da Sunamita um atenção muito especial. Esta senhora pediu ao marido , para construir um quarto para hospedar o profeta Eliseu.
Eliseu ficou encantado com a atenção daquele casal e por isso resolveu dar um presente para eles , por isso começou a pesquisar e viu que a mulher tinha tudo. Tinha muito dinheiro , casa e a única coisa que observou foi que ela não tinha filhos.
Eliseu falou para a Sunamita que iria orar , pedindo a Deus um filho para ela. Tempos depois , a criança nasceu e o casal estava feliz. A criança cresceu , mas um dia ela adoeceu e morreu.
A Sunamita começou a procurar Eliseu e correu para pedir ajuda. Durante a caminhada , as pessoas procuravam conversar com ela e perguntavam : ''Está tudo bem?'' . E ela respondia : ''Esta tudo bem''.
Como falar que ''está tudo bem ''?, diante da morte do filho. Não estava nada bem e eu fico imaginando o que aquela criatura estava conjeturando . Não tinha filhos e não estava preocupada com isso . Aceitou a oração do Profeta e o presente que recebera estava morto.
Poderia estar livre daquele sofrimento e agora ela ia cobrar de Eliseu , uma atitude do Profeta para consertar aquele equivoco . Ao encontra-lo. ''Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu. ..." ela foi atendida. O profeta voltou com ela e com a sua oração fez a criança ressuscitar .
Por outro lado, a Sunamita deu um grande exemplo de discernimento que é entender com profundidade o que está acontecendo. Intimamente a sunamita sabia que aquele homem que fizera oração para ela ter um filho , faria outra oração para trazer seu filho de volta.
Por isso ela fala para todos ''Está tudo bem''.
Os cumprimentos dos Judeus é muito repetitivo . Quando eles perguntam pela família , enumera o nome de cada membro da família e imaginamos a sunamita respondendo ''está tudo bem.''
Será que na falta do emprego . Vai tudo bem? Na falta de saúde . Vai tudo bem?
Com fome . Vai tudo bem? Com sede Vai tudo bem?
E principalmente em um momento tão difícil que é a morte de um ente querido. Dizer Vai tudo bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário