Do capitulo 38 do livro de Gênesis até o capitulo do livro de 2º Samuel 13, aconteceram muitas coisas , surgiram muitas famílias, e muitos sentimentos de confrontos e conflitos entre as pessoas que viveram neste tempo.
Vamos meditar na historia de Tamar e Judá (Gênesis 38) e na historia de Amom e Tamar (Samuel 13).
Para começar as duas mulheres tem o mesmo nome (Tamar) e os homens são (Judá e Amom). Mas os acontecimentos , sentimentos e reações , são diferentes e trazem para nós algum exemplo apesar da distancia cronológica.
Tudo começou quando Os irmãos de José o venderam no deserto e Judá foi um deles. Ao efetuarem a venda , Judá separou-se dos seus irmãos e foi para a casa de Hira e lá conheceu uma moça por nome ''Sua'' e com ela casou e teve três filhos Her, Onã e Selá .
Era costume na época , em caso de morte , o irmão mais novo casar com a viúva , para continuar a descendência familiar. Os dois primeiros Her e Onã , não queriam filhos e derramavam o sêmen na terra , por isso pagaram com a vida. Já o terceiro , o Selá não tinha obrigação de casar.
Por isso , Tamar que não queria ser amaldiçoada , teve a ideia de se transformar em prostituta e se entregar ao sogro Judá , porque ele não determinou o outro casamento com o terceiro filho Selá.
Alguém a avisou que seu sogro estava na cidade , e ela conseguiu o que queria e se deitou com ele e engravidou e exigiu dele o selo e o cajado. O tempo passou e a barriga começou a aparecer.
Como sempre o fofoqueiro viu, sempre tem um que vê tudo e foi correndo avisar a Judá que logo julgou e deu seu veredicto de morte. A mandado do seu sogro , Tamar ia ter a pior das mortes. Ia morrer queimada numa fogueira.
Que crueldade ! . Judá não viu o rosto de Tamá , portanto não sabia de quem se tratava , por isso ela mandou o cajado e o selo que ficara como penhor. Judá se arrependeu e clamou que ela era mais justa que ele. Dessa união Nasceram gêmeos.
O importante dessa historia foi o arrependimento e o reconhecimento do erro.
O segundo caso foi a história de Tamar e Amom filhos de Davi, narrada no livro de 2º Samuel. É uma história de uma paixão tóxica de um irmão por uma irmã. Amom apaixonou-se perdidamente pela irmã e chamou o sentimento de amor.
Amom teve tudo menos amor. Foi uma paixão descontrolada e que não o deixava pensar no que fazer, até que Jonadabe lhe dá um conselho de se fingir de doente e chamar Tamar para cuidar dele. Tamar inocentemente , aceitou e foi estrupada e ainda apanhou dele depois do ato.
Amom foi um canalha. Primeiro ele não respeitou a sua irmã nem a seu pai, nem a sua família. Davi , foi um covarde , porque mesmo sabendo não defendeu a filha. Absalão ficou revoltado e organizou uma reunião , cuja finalidade foi matar Amom, e conseguiu.
Davi chorou muito, mas a impressão que dá é que o rei sentiu mas a morte do filho Amom que o sofrimento de Tamar. Ele não esqueceu do que um dia o profeta Natan disse para ele por ocasião da morte de Urias marido de Bete-Sabá : ''Nunca mais a espada sairá de dentro da tua casa''.
Foram sofrimentos e conflitos dessas duas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário