sexta-feira, 13 de março de 2020

A CAVEIRA

A morte  de  Jezabel  foi assim;
Em seguida Jeú entrou em Jezreel. Ao saber disso, Jezabel pintou os olhos, arrumou o cabelo e ficou olhando de uma janela do palácio.
31Quando Jeú passou pelo portão, ela gritou: "Como vai, Zinri, assassino do seu senhor?"
32Ele ergueu os olhos para a janela e gritou: "Quem de vocês está do meu lado?" Dois ou três oficiais olharam para ele.
33Então Jeú ordenou: "Joguem essa mulher para baixo!" Eles a jogaram e o sangue dela espirrou na parede e nos cavalos, e Jeú a atropelou.
34Jeú entrou, comeu, bebeu e ordenou: "Peguem aquela maldita e sepultem-na; afinal era filha de rei".
35Mas, quando foram sepultá-la, só encontraram o crânio, os pés e as mãos.
36Então voltaram e contaram isso a Jeú, que disse: "Cumpriu-se a palavra do Senhor anunciada por meio do seu servo Elias, o tesbita: Num terreno em Jezreel cães devorarão a carne de Jezabel,
37os seus restos mortais serão espalhados num terreno em Jezreel, como esterco no campo, de modo que ninguém será capaz de dizer: 'Esta é Jezabel' ".
Mas  
Vamos  falar  de  algo  que temos, que  nos  molda , que  nos  segura e que é um arcabouço  que  serve  para  sustentar  todo nosso  ser físico.  A  caveira. Observamos  que a  caveira  também é  o nome  do  Gólgota  . onde  Jesus  foi  crucificado  .  
  

 Em  geral'' Calvário ou Golgota é o nome dado à colina na qual Jesus foi crucificado e que, na época de Cristo, ficava fora da cidade de Jerusalém. O termo significa "caveira", referindo-se a uma colina ou platô que contém uma pilha de crânios ou a um acidente geográfico que se assemelha a um crânio.
O Calvário é mencionado em todos os quatro evangelhos quando relatam a crucificação de Jesus: «E eles chegaram a um lugar chamado Gólgota, que significa o Lugar da Caveira.» (Mateus 27:33), «E eles levaram-no ao lugar chamado Gólgota, que é traduzido por Lugar da Caveira.» (Marcos 15:22), «Então eles chegaram ao lugar chamado de Caveira.» (Lucas 23:33) e «E carregando ele mesmo a sua cruz, saiu para o assim chamado Lugar da Caveira, que em hebraico se diz Gólgota.» (João 19:17).


Iniciamos  contando uma  historia  verídica de um homem  chamado Nabote.  Nabote  tinha  uma  família  e junto ao seu lar possuía  uma  grande  vinha,  herança  de seu pai. Certo  dia o rei Acabe  viu a  vinha , e  nasceu nele  a cobiça  de  ter  a  vinha.


Acabe ofereceu uma  boa  soma pela vinha , mas  Nabote  não aceitou  e  nem podia  vender , porque  seria uma  desfeita  para  com  seus  antepassados.  A mulher  de  Acabe, a  rainha Jezabel  não  gostou e  logo forjou  uma  situação  de  traição  em, que  Nabote  foi acusado como  traidor.

Nabote , foi condenado  a morte  . juntamente com  sua  família. 
Foram apedrejados  e  com a morte  de  todos  , a  vinha  foi entregue a  família  do   rei Acabe. O comportamento da  mulher provocou  a  Ira  Divina . 

 Deus   chamou Elias  e  mandou um  recado  para  Acabe , dizendo que : ''Jezabel  iria morrer  e  seu corpo  serviria  de  alimento para  os  cães.'' E isso mesmo  aconteceu  e tempos  depois , a  comitiva  viu aquela  cena.
Toda  massa  cefálica  com  seus  mistérios , e o que  leva  essa massa  a  guardar  tantos  verbos  ruins como  foi a  de  Jezabel.

Uma  senhora  teve  seu marido  atropelado  e  a  pancada  foi toda  na  cabeça , com o afundamento  do osso  frontal. Levado  para o hospital, foi operado  e os  fragmentos  dos ossos   foram  retirados
 .
 Foi preciso  colocar  uma  placa  de  metal  , mas  antes , a  mulher  teve  que  conviver  com o alto barulho  que  fazia  o  cérebro, durante a noite. Tão importante  é  a  massa. O  cerebro trabalhando  faz  barulho e  quase a mulher  pede o divorcio

A Simbologia  da  caveira é  muito importante , por  estar  em cima  do  esqueleto e  representa  posição  de  sabedoria. Com o passar  do  tempo, ela  foi usada  como  troféu entre os  caçadores e  foi muito usada pelos  Piratas. Os  alquimistas  usavam  as  caveiras  como recipiente   para  Beber.

A  caveira mais importante  do mundo é a  Mexicana  ,porque enfeita o  ''Dia  dos  mortos''. É  uma  festa  incrível  onde  se  faz  muitos  alimentos  para  os  mortos.

A  Bíblia  fala  em  ''vale  dos  ossos  secos'' Ezequiel  37, onde  Deus  promete  entrar  nos  vale  .'' Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.'' Ezequiel 37:4-5.


Essa postagem me  fez lembrar  uma  situação  inusitada  . Quando passei  no Vestibular , fui visitar uma amiga que  estava  cursando  o  segundo ano de  medicina  . Nós  moravamos  na  vila do IPSEP  , e  ela  resolveu  me  dar  um presente.   Ela  me deu uma caixa  e  qual não  foi minha  surpresa ,quando abri a  caixa  e  dentro  dela tinha  uma  caveira.

Fiquei  feliz  e  levei a  caveira para  casa.    Era  muito difícil       conseguir  uma  caveira na  época.  Nos  dias  de  hoje podemos  comprar  uma  caveira  de  plastico   pelo  Mercado Livre mas  na  época , só  se  conseguia  comprar se corrompesse  o  coveiro,  pois  a  lei  não permitia  .

Eu precisava  de  uma  caveira  para estudar , e  aquele  presente  chegou na hora  , para  as  aula  de  Anatomia.  Mas voltando  ao  assunto , levei  a  caveira para  casa e  a  confusão  começou.  Ninguém  queria a  caveira  e  ameaçavam até sair  de  casa se   a  caveira  ficasse. E diziam: Ou eu  ou a  caveira,

Resolveram deixar  , papai  resolver o impasse.  E eu  ganhei. A caveira  ficou  e  eu  estava  radiante porque tinha  uma  caveira  somente  para  mim. Uma  caveira que me  permitia  aprender , inserções  musculares  , trajeto  do nervo  trigêmeo  etc...

Eu sempre  gostei  de estudar  e levava   a caveira para  estudar em todo lugar até mesmo  na  cama. Não  é  difícil  de imaginar  a  bagunça  do leito  , quando  o  cansaço   chegava , eu dormia  e a  coitada  da  caveira rolava  por  cima  de  mim e    não  tinha  lugar  para  ficar.

As  vezes ela estava  nos  meus pés  e as  vezes  junto  do  meu  rosto e outras  vezes  , ficava em lugares  impublicaveis .  Algumas  vezes , meu pai me  acordava  no  grito , reclamando  que  eu  não  respeitava  os  mortos.  Só  que  ele  não  sabia  que  muitas  vezes  Eu  ficava  olhando para  ela  e  imaginando  como  teria  sido a  vida daquela  pessoa.

Somente , ia  para  estudos nas  Faculdades , as pessoas  que iam  ser  enterradas  como indigentes.Quem  seria  , onde morou, de  que  morreu ? e  no  silencio  do  quarto  eu ficava  triste  e  pensava:
  Se ela  falasse , me  diria :'' Fique  triste  não,  Eu  já  fui como você  e  um dia  você  será  como  eu''. Uma  lagrima  escorria  e eu dormia me lembrando  das  flores que tem a  mesma  sorte :

'' Umas  enfeitam a  vida  e  outras enfeitam a morte.''

Aquela  caveira  agora  servia  para  me  ensinar  sobre  todos  os  ossos  da  cabeça, e  eu  ia  começar  a  entender  seus  mistérios. 

Lá  na  Faculdade  , tínhamos   uma  outra , que  era  completa . Tinha  os  olhos  abertos  de olhar jogado no  vazio e  tinha um bigode  , que  se  espalhava  sobre  a  boca.

Seu cabelos  eram  negros e  cresciam  continuadamente  .Observe  que  ,  antes  de  serem colocados  nos  tanques  de  formol  eram  tratados.    Raspavam todos os  cabelos , mas dois  dias  depois . eles  voltavam  a  crescer. 

Mas  eu  ficava intrigada , com o  grande  numero de pessoas  que  enchia  os  tanques  e  as  geladeiras. Mocinhas  que  morreram tuberculosas . Senhoras  e  homens  que  estavam ali  sem parentes . Todos  nus  , um por  cima  do outro , que  em vida  nem  se  conheceram, agora  estavam ali , para  serem dessecados até  os ossos, e  que  serviria  para continuar o  estudo até  serem uma  caveira . Concluo repetindo

  : ''Pessoas são  como as  flores que  tem não a  mesma  sorte ,onde umas enfeitam  a  vida  e  outras  enfeitam  a  morte.''
''Aquela  caveira  já  foi  como eu  e  eu  um dia  serei  como ela,''É a  vida  que  continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário