domingo, 20 de agosto de 2017

OS TRÊS MOMENTOS

Resultado de imagem para Mateus Mateus 20. 1-15 – Os trabalhadores da vinha



“Pois o Reino dos céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. Ele combinou pagar-lhes um denário[a]pelo dia e mandou-os para a sua vinha... Mateus 20: 1-15


Esta Parábola do  Senhor Jesus  Cristo inicia  como  todas  as  outras. Sempre com uma comparação , uma  semelhança entre pessoas, lugares , situações e  movimentos com  relação ao Ponto comum que é  ''Reino dos  céus''.


Esta Parábola é o tipico ''Convite'', que:  em primeiro momento  fala em  três horários:1º  Cedo ( Pela madrugada); 2º Na  terceira hora, convidou os  desocupados, e  na  sexta hora e  na hora  nona , convidou o restante , que também   estavam  sem  fazer  nada no fim do  dia.

Contratou com cada um deles,que receberia por dia  de  trabalho a importância de, Hum denário (moeda  romana)  que  valia segundo pesquisas (Oitenta  reais)  ou (cem  reais).

Todos  que  foram  convidados aceitaram  e trabalharam. Podemos observar  que  , de  acordo com o horário , houve  diferença  de  horas de  trabalho e quem chegou  primeiro , achou que ganharia mais. Começaram  as  murmurações , porque  se  sentiam injustiçados e até  certo ponto lesados.

No  verso 12 , vemos os murmuradores  reclamando contra o  dono da  vinha, porque  igualou a  todos  e apresentaram  suas  defesas , baseadas na injustiça. Levantaram  a polemica   de calor e  da  fadiga do dia, que  sentiram por  todo o  dia de  trabalho e que os  que  chegaram por  ultimo ,somente  trabalharam uma hora.

No  verso  13 , o dono da  casa se  defendeu alegando que , tudo foi concordado antes  , por isso  que  todos combinaram  e que   receberiam o  mesmo  salario. 

Vamos  contextualizar:

No Evangelismo:
Pessoas  que  foram convidadas  na  idade infantil  ou mesmo quem  nasceu no evangelho  como dizem ''Nasci no  evangelho''.

O segundo  grupo convidado foram  as  que entraram  e  aceitaram  o  evangelho na  meia idade e até  mesmo as  que  estavam desocupadas.

O terceiro  grupo são aquelas pessoas  que  aceitaram o  evangelho já velhas.E até  mesmo aquelas que aceitaram o  evangelho na  hora  da  morte.


Nos  cultos:
Com relação aos  cultos. Quantos  cultos  tem a  sua Igreja? Culto de oração e  culto da  família .São os  principais para o  trabalho litúrgico . Que  horas  o senhor ou senhora, o jovem a  jovem, chegam?

Lembre-se que foi convidado no culto anterior.  Chegou primeiro?, chegou no meio do  culto? ou chegou por  ultimo?

Existe uma  regra  básica  para isto. Deus  sabe  quando queremos e  não podemos e  sabe  quando podemos  e  não  queremos.

E como Deus é  dono  da Obra , o salario será o mesmo para todos que foram independente,do horário da  chegada. Entretanto  quem não  foi porque  não  quis ,ou  teve outras prioridades  não  receberá  coisa alguma.



O salário  de  Deus  é  diferente do  salário dos  homens. O  salario de  Deus é  perdão e misericórdia , onde  foi observada divinamente a boa intenção de  servir nos  três  momentos  . 

Um dia uma  samaritana perguntou a  Jesus, onde  se  deveria adorar  a  Deus . Se  era em  Jerusalém ou em  Samaria e  Jesus  respondeu : ''Não é  onde  e sim  como?'' Isso  se  aplica aos  momentos  de  adoração. 
Para meditação:
''Buscai em primeiro lugar o Reino  de  Deus e as  demais  coisas vos  serão  acrescentadas''

Concluímos  como  está  escrito na parábola : ''Os últimos  serão os primeiros  e os primeiros  serão os  últimos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário