Jefté , foi um dos Juízes , mais interessante do povo Judeu.
A Bíblia diz que ele era valente , mas era filho de uma prostituta. Começa com um elogio e na mesma hora discrimina. Seu pai chamava-se Gileade que tinha uma esposa e filhos mas que teve um caso com essa mulher que foi a mãe de Jefté .
Naquele tempo , toda mulher que não fosse Judia era considerada prostituta e isso se estendia a todas as mulheres que nasciam em Canaã . Os filhos de Gileade não permitiram que Jefté morasse na mesma casa, alegando a condição de vida da sua mãe. A Bíblia não diz , mas pelo silencio de Gileade , nota-se que ele foi coninvente com o comportamento dos filhos.
Aqui já temos a primeira lição, as escolhas e discriminação dos pais dentro dos lares . O pai gosta mais de tal filho e a mãe gosta mais do outro e assim as escolhas vão ditando as regras do jogo da vida familiar. Vimos isso na família de Jacó que era o predileto de sua mãe e em contrapartida Esaú era o escolhido do pai.
No fim da historia , todos saíram perdendo. Jacó teve que fugir , sua mãe nunca mais o viu e Esaú ficou só. A historia se repetiu . Jefté , também teve que fugir e foi conviver com a escoria da sociedade da época e sua valentia foi tão grande , que a sua fama se espalhou por todo oriente. Quando Deus escolhe , pode ser quem for tem que assumir por bem ou por mal .
Os Judeus sempre que obedeciam a Deus , tinha sua proteção, mas quando se afastava para adorar outros deuses, Jeová permitia que fossem perseguidos por outros povos , para que voltassem. Todavia o Senhor levantava homens para defender seu povo e desta feita , os Judeus foram perseguidos pelos Amonitas, que eram povos irmãos , pois eram descendente do incesto de Ló com a filha mais velha.
Encurralados pelo medo , os irmãos foram pedir auxilio a Jefté . Isso foi uma excelente oportunidade de vingança porque eram orgulhosos , prepotentes e tiveram que engolir todo esse comportamento para se rebaixar ao irmão que tinha posto para fora de casa. Jefté aproveitou , humilhou e exigiu . Somente iria se fosse o maior entre eles.
Acatada as decisões , Jefté começou a trabalhar no caso . Começou o contato tentando resolver o impasse através da diplomacia. Endurecidos , os amonitas não aceitaram resolver o problema para uma conversa amigável com o Juiz Jefte . O resultado era partir para uma guerra civil. Jefte , orou e em oração , prometeu a Deus que se ganhasse a guerra daria a Ele em holocausto a primeira coisa que saísse pela sua porta.
Jefté ganhou e quando voltou a primeira coisa que viu foi a sua filha saindo pela porta. A moça não pode mais casar-se . Uma coisa interessante , é o voto . A bíblia diz que :'' é melhor pedir e não votar que votar e não cumprir" Ecle. 5:5 Está aqui mais uma lição. Peça sem fazer voto e se fizer voto cumpra, pois Deus não se agrada de votos de tolos.
Jefté começou a enfrentar outra luta e desta vez foi com outros irmãos, os Efrainitas descendentes de Efraim , filho de José do Egito. Uma peleja nunca vem sozinha. Quando aparecem , para qualquer pessoa começa dentro e fora de casa. Dentro e fora da igreja. Jefté , ao partir para a guerra convidou os Efrainitas que não quiseram ir , após a vitoria queriam participar dos despojos.
Outra lição, tanto dentro da igreja como dentro de casa . Poucos vão ao circulo de oração ou a vigília . A maioria sempre tem uma desculpa , mas quando as bençãos chegam querem participar. Por que Jefté se negou a dividir , os efrainitas queriam colocar fogo na casa do Juiz que teve uma atitude radical; Queriam guerra , iam ter.
Ozeias no capitulo 7:8 disse : ''Efraim se mistura com os povos. Efraim é um bolo que não foi virado''. Efraim se escondia no meio do povo e ficava difícil saber quem eram. Então Jefte teve uma ideia. Colocou seus homens no vau do rio Jordão e todos aquele que passasse por ali tinha que se submeter ao teste do ''sotaque''.
Efraim era um bolo que não foi virado quer dizer de pessoas convertidas somente na aparência. Por fora usa roupa de crente, cabelo de crente, Bíblia na mão , mas por dentro ,tem o coração endurecido . São vingativas , hipócritas, ruins etc...
Os homens de jefté diziam para eles fale: ''Chibolete'' mas a lingua deles só sabia falar ''Sibolete'' e assim foram mortos 42 mil pessoas. Isso virou doutrina , nos dias de hoje , com outros nomes e com um tipo de assassinato diferente e pior que é a ''matança espiritual''.
Comentaremos o restante na próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário