sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A GRANDEZA DE UM ABRAÇO

''Vinde a mim todos  vós  que  está  cansado e  sobrecarregado e eu 
 vos aliviarei''


A  cruz do Calvário  tem um significado  muito mais profundo  do que  se possa imaginar. Jesus  estava ali pregado na  cruz, impossibilitado de se locomover pois  tinha os pés  e as mãos pregados. Seus olhos  estavam fechado,  o que não permitia ver aqueles que o abandonaram e muitos menos os  que  estavam  contemplando de longe, mas havia um  detalhe que chamava  atenção; seus  braços.

Os  braços abertos esperando  aqueles , que estavam e que  estão  cansados e sobrecarregados  com  diversas  problemas  desse mundo e que precisam tanto de um  abraço. A importância  de um  abraço, é o  tema  desta postagem.  A  grandeza  de um  abraço é um  tema que na mente  de um poeta,  adquire um colorido todo especial. 

Um abraço é importante  para a ciência  no que  se  refere  ao lado físico , como  também o lado emocional, psicológico e espiritual.. existem os  abraços  de:  Perdão, consolo, boas vindas,e de alegria.

 Abraço de Perdão
Na Bíblia , no livro de Gênesis 29:10-13 vamos observar um abraço entre irmãos .Esaú e Jacó não se viam a muitos anos, porque  Houve uma maldade  muito  grande. Jacó roubara a primogenitura do seu irmão e fugira  com a  cumplicidade de sua mãe que  sempre tivera uma  escolha  secreta por  ele, embora fossem irmãos gêmeos.


Rebeca pagou caro pois nunca mais  viu filho. O  tempo passou  e  chegara a hora  do  acerto de contas. No Vau do Jaboque , Jacó reviu seus  erros e conseguiu , de Deus  o perdão e a ajuda para o encontro  com Esaú. Deu tudo  certo e foi selado  com um  abraço  de perdão.

Abraço de Boas -vinda.
Labão não conhecia Jacó 
Em Gen. 29:10 descreve a alegria de Labão  ao encontrar o sobrinho Jacó , que  estava  vendo pela primeira  vez. Isso  serve  de  exemplo para nós. Como  recebemos  as pessoas em nossa  casa , em nossa igreja? É com alegria ?, ou com aquela  cara  de'' para choque  de  caminhão'' onde  se lê :''Mantenha a distancia''. Temos  que  recebe-los com alegria , para  que  levem uma  boa impressão nossa e voltem sempre


Abraço de alegria.
Maria Madalena e outras Marias foram ao túmulo no domingo e lá ficaram felizes pois  Jesus, que  ressuscitara ,  aparecera para elas e isso gerou uma  grande  felicidade que  os fizeram  festejar o momento com um  grande  abraço.

Abraçar Fisicamente.
Cientificamente  um  abraço provoca  a  formação do hormônio , chamado Oxitocina  que  dá ao organismo uma  grande  felicidade , e um  grande bem-estar.  O  abraço também promove  a formação da endorfina  que promove  o prazer  de sorrir , e que é o mesmo prazer , ao  se comer uma  barra de chocolate.

Abraçar  sexualmente
No  abraço sexual existe a liberação do hormônio ''Dopamina ''que aumenta o  desejo sexual entre o  casal mostrando  que o  sexo  faz  bem, é  relaxante e  divertido e isso  faz  bem ao corpo e a mente.Para os  casados , lógico.

Abraço  na  saúde.
  O  abraço reduz o  estresse  , alivia  as  tensões e diminui os problemas  cárdio- vasculares.

Abraço Materno
O apego emocional entre mãe e filho  tem papel importante e libera ''Oxitocina''  o hormônio do  bem-estar

  
Abraço na comunicação
 Na  relação entre amigos e irmãos tornam-se um  veiculo que  transmite compreensão  e empatia, e é uma forma poderosa  de se ajudar psicologicamente, emocionalmente e espiritualmente  
 qualquer pessoa. A  carência  determina as regras das  necessidades humanas  e um  abraço supera as expectativas dessa prática.
 


Tem pessoas  que pedem dinheiro,outras  pedem casas, pedem  carros etc..  mas  tem algumas que somente pedem unicamente ,  um abraço. Isso me lembra o  escritor  Humberto de Campos quando  escreveu o dialogo entre a cadeira e a tribuna.Conta ele um inicio que  deveria  ser o fim da conversa.

Observe:
 Certa  vez 
conversavam,  uma  tribuna, com uma  cadeira, quando a  tribuna perguntou:
''Ainda  estás ai?''
A  cadeira  respondeu :
''E para  sempre se  me  fizerem a vontade''
A  tribuna respondeu:
''Para quem nada merece , todo o pouco que lhe dão é muito'' e  a  cadeira refutou:
 ''E para quem tudo deseja  , todo o muito que lhe  dão é pouco''.


Queremos concluir  aconselhando
Se  estiver  com  raiva , um abraço de perdão, resolve
Se  estiver  triste , um  abraço  de consolo, conforta
Se  tiver  visitas, um  abraço de Boas  vindas,  faz  a diferença
Se  estiver  fraco, corra para Jesus , embora não o veja  vai sentir uma paz incrível do seu  abraço invisivel mas  sentido.

 

Não esqueça  a  grandeza de um  abraço

Depois   disso o que  está  esperando ?
Vá  dar um  abraço na  sua esposa, no  seu filho, na  sua filha  , no  seu irmão ou no seu amigo.rsrs



2 comentários:

  1. Paz amada, maravilhosa postagem. O abraço cura, renovas as amizades, o abraço sincero é uma terapia. Um grande abraço e sinta-se abraçada por esse amigo.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor meu Pastor , muito grata por suas considerações abençoadas. Um abraço

    ResponderExcluir