sexta-feira, 15 de agosto de 2014
DAI A CESAR O QUE É DE CESAR
''Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus''. Essa foi a resposta do Senhor Jesus , quando indagado pelos Fariseus e Herodianos que não perdiam, oportunidade de confronta-lo com seus ensinamentos.
O Mestre, pelo discernimento , entendeu o que aqueles homens queriam sua aprovação para algum ato ilícito .
Começaram a trata-lo com bajulação e elogios , que não passavam de hipocrisias . Eram revoltado porque tinham que pagar pesados tributos a César., e pensavam que seriam apoiados pelo Mestre.
Neste acontecimento , podemos refletir o quanto Jesus se preocupou com a sociedade Cristã que estava fundando. No Sermão da Montanha , ele ensinou como participar de uma sociedade justa .Mateus , cap.5
Primeiro Jesus citou como ser um bem-aventurado, sempre almejando um mundo justo , na área social. Aconselhou a não firmar sua fé nas coisas materiais. Incentivou a formação da família. Ensinou como orar, dar esmolas e ajuntar tesouros no céu.
Não andar ansioso, não julgar, saber pedir, a bater na porta, a se cuidar com as falsas promessas,e a saber discernir para não misturar as coisas.
Uma coisa interessante foi com relação a Politica. O Mestre viu a necessidade de separar o Material do Espiritual , e nada melhor que comparar com a moeda para fazer uma divisão de lados. Na moeda estava a face de César , prefigurando o lado material e o compromisso de todos para com as autoridades.
Esse foi o lado visível , mostrando que temos que pagar nossos compromissos com os homens , sejam alugueis, tributos, contas de luz, de condomínios, de agua de dívidas em geral.
O outro lado invisível diz respeito aos nossos compromissos para com Deus. Pagar nossos tributos com Jeová , no que concerne as orações , aos dízimos e ofertas , para manutenção do Reino aqui na terra nos trabalhos eclesiásticos.
O mundo tem somente um lado mas nós Cristãos ,temos dois lados para obedecer :'' O de Deus e o de César.''
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário