quinta-feira, 14 de março de 2013

MORADAS CELESTIAIS

Moradas Celestiais



 ''A casa do meu pai tem muitas moradas, se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês.'' João 14:2


 Estamos diante de um versículo, que já levantou muita polemica , não somente entre os religiosos como também no meio da ciência e da filosofia, porque cada um tem a sua própria forma de interpretação. São muitas as hipóteses levantadas , na tentativa de explicar o inexplicável e no campo das teorias , surgem comentários , que na realidade , não chega a um denominador comum , portanto , nem as religiões , nem as ciências e nem as filosofias , possuem autoridade para explicar o que acontece , na dimensão espiritual.

 O céu é essa dimensão infinita. Quando olhamos para cima,vislumbramos , uma abobada de cor azul etéreo que varia de nuance : Ora claro; ora escuro; de dia brilhante; escuro a noite e prateado quando enluarado. Uma outra mudança de aspecto é durante as estações do ano: No inverno , escuro e tenso; no verão cintilante; no outono cinzento e na primavera sereno , e a isso tudo que podemos ver com os nossos olhos carnais ,o que chamamos de Céus.

 A Bíblia diz que : '' Os céus são os céus do Senhor , e a terra Ele deu aos filhos dos homens'' Sal. 115:16. Este versículo escrito no plural , já exibe o segredo da criação. Ao dividir céus e terra , já podemos contemplar as diferenças , do que é de Deus e do que é dos homens. Jesus disse que ia preparar uma morada nos céus e quando formos para lá vamos entender com a ''Mente de Cristo'' o segredo de todas as coisas, pois comentamos acima, do que podemos ver mas agora fica diferente , porque Jesus pode entrar e construir dentro do céu que vemos, na dimensão física.

 Jesus pode entrar na dimensão Espiritual que é um outro plano. Antes de comentarmos sobre a parte literal das moradas celeste, temos que tecer um comentário sobre a criatura. O ser humano é composto de três partes: O físico, a alma e o espirito. Os três tem as mesmas necessidades, apesar de serem compostos de materiais diferentes. O corpo físico, nos conhecemos o material , mas a alma e o espirito , escapam da nossa compreensão, pois o segredo pertence a Deus. O corpo físico sente fome , sede, precisa de descanso, de conforto mas em contrapartida , a alma e o espirito também.

 Chegará o dia que o corpo ''físico voltará a terra e o espirito voltará a Deus que o deu'' Eclesiastes 12:7 . Este comentário foi copiado do Site : Grupo de Discussão , Religião e Tecnologia. ''Para onde vamos? O corpo “Tendo por elemento primitivo o fluido cósmico etéreo, à matéria tangível há de ser possível, desagregando-se, voltar ao estado de eterização, do mesmo modo que o diamante, o mais duro dos corpos, pode volatilizar-se em gás impalpável.” (Gênese). Ou seja, o Fluido que nos foi “emprestado” voltará para sua origem, o universo, em estado de eterização, e o Espírito retorna ao plano espiritual. “E o pó volte a terra, como o era, e o Espírito volte a Deus, que o deu.” (Eclesiastes 12, 7).

 '' E a Alma? Ela vai para onde escolher: Céu ou Inferno. De todas as formas , o Evangelho está sendo pregado, na Mídia, nas ruas, nas Escolas , nas Igrejas, no meio dos índios. Você que está lendo, e que não é evangélico tem todo direito de escolher mas fique certo , se não escolher aqui , será escolhido do outro lado , sem direito a mais nada. Não esqueça que você não é somente o que pode ver no espelho, você tem uma alma e um Espirito.

 Todos os espíritos voltarão a Deus e toda carne que é pó voltara ao pó , mas a alma vai para onde se escolher: Ou Céu ou Inferno. Para a alma e o espirito não existe nem espaço e nem tempo e neste plano terrestre somos morada do Espirito Santo mas precisamos de um lar celestial. Na realidade Bíblica do futuro apocalíptico, somente creem , aqueles que servem a Deus e acreditam nas futuras moradas que Jesus foi construir para seus servos.

 A Bíblia diz'' Passarão os céus e a terra mas a Palavra de Deus não passará''.Luc,21:33 Diz também que haverá mutabilidade porque (Haverá novos céus e nova terra) Isa.65:17. ''No Céu não haverá mais pranto'' e tudo que se conquistar nesta vida terrena, aqui vai ficar. A Bíblia diz em Mateus 6:20'' Não ajunteis tesouros na terra e sim no céu , onde a traça nem a ferrugem corroí e nem o ladrão rouba.'' Como Igreja constituída somos a casa em toda plenitude e como aqui tudo é finito, Jesus nos prometeu e foi preparar as moradas celestiais eternas e infinitas, mas estabeleceu critérios para quem queira residir , nestas moradas, após a morte física.

 Para isso , o Senhor exigi duas coisas: Conversão e perseverança. A conversão é algo que JESUS não dispensa. A perseverança é na obediência , para entrar na nova realidade da ''Nova Aliança''. Jesus foi preparar uma cidade perfeita e deslumbrante, com novas moradas para uma nova humanidade. Parece uma utopia quando lemos o capitulo 22 do livro de Apocalipse, e lemos deslumbrados o que tem preparado . Precisamos citar o nome de três pessoas que chegaram a contemplar a cidade..

 O primeiro foi Estevão , que foi apedrejo e pode ver os céus abertos. Atos 7:56 O segundo foi o apostolo Paulo que chegou a ir até o terceiro céu. 2º Cor, 12: 2-4. Este comentário , ai abaixo ,foi copia do Pr. João Soares da Fonseca. Terceiro céu? Onde fica? A resposta é que os judeus daqueles dias criam haver três níveis de céu: o primeiro, os céus atmosféricos, simbolizado pelas nuvens. O segundo, o céu infinito, lembrado pelas estrelas. O terceiro, o céu invisível, onde estão Deus e os anjos. Jesus se referiu a esse lugar como "seio de Abraão" (Lc 16.22), "paraíso" (Lc 23.43), "casa de meu pai" (Jo 14.1), entre outros.

 O terceiro foi o de João na ilha de Patmos, que não encontrou palavras para descrever as belezas maravilhosas que viu, por isso usou símbolos e figuras ilustrativas para se fazer entender frente a magnitude de toda visão. Ele usou o sistema inicial que foram as medidas de covados mais perfeitas , a saber a muralha de muitos covados; as doze portas; os doze alicerces com o nome dos doze apóstolos; doze tribos. A cidade é quadrada , com o Santo dos Santos no templo.

 Sua perfeição é inimaginável. Ela é uma cidade aberta para os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Possui ruas de ouro (Apo.11: 18-21),com brilho intenso, adornadas com pedras preciosas. Dentro dessa cidade, viverá uma humanidade plenamente realizada que terá recuperado a imagem e semelhança do Criador. Deus estará presente nesta humanidade. Não é mais necessário religião, nem ritual, nem sacerdócio.

 Esta Nova Humanidade contemplará o Senhor, face a face e não existirá mais mediador pois a comunhão será total. Surge uma pergunta. Quem poderá habitar nesta cidade? Somente quem tem seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro. A cidade, por dentro é um verdadeiro Paraíso. Governado por Deus e por Jesus, em aliança com os homens. A Nova humanidade receberá a vida de Deus e o Espirito Santo (Rio da Vida). Todos terão acesso a ''Arvore da Vida'' porque acabou-se a maldição (Gen. 3: 22-24).

 Doravante só existirá um só culto, a Deus e a Jesus, pois todos pertencem ao Todo Poderoso e com ele reinarão para sempre. Essa é a nova morada dos Salvos em Cristo Jesus. Esse foi o resumo do estudo que fiz , sobre as Novas Moradas Celestiais. Espero que o leitor (a) que ainda não tem seu nome escrito no Livro da Vida, medite nas verdades contidas nesta postagem para que possamos nos encontrar naquele grande dia e Nova Cidade.



3 comentários:

  1. Jorge Eudes Lago

    Prezada Dra. Dalva, há dias já tinha visto sua matéria. Como mt bem esclarecido, trata-se de um assunto complexo, e, por isso mesmo, não há um denominador comum a aproximar as diversas opiniões, máxime quando a própria Bíblia deita sobre ele um véu, sem entrar em muitos detalhes. Qdo isto se dá, prefiro parar onde a Palavra de Deus para. Deuteronômio 29:29 diz: "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém, as reveladas nos pertecem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei." Não é à toa que Davi, em Salmos, diz que ele era como uma criança desmamada, por conta de sua confiança nas promessas de Deus; por isso, diz ele, não se exercitava em grandes coisas, isto é, não ia além do que Palavra de Deus lhe revelava. Bem a propósito, a Bíblia contém todas as revelações que nos são indispensáveis à salvação e para vivermos uma vida santa, em comuhão com o nosso Deus. Por outro lado, há mistérios que não podemos alcançar, a exemplo da Trindade Santa, da predestinação, e da própria questão que envolve todos as minúcias relativas às moradas celestiais. Quanto a estas, todavia, sabemos, pelas Escrituras, que todo aquele que morre em Cristo estará com Ele, no paraíso. Ocorre que, enquanto não chegar o tempo da consumação de todas as coisas, os "mortos" em Cristo, embora no gozo indizível, bem-aventurado do céu, continuam a aguardar a ressurreição dos seus corpos, que se manifestarão glorificados, só quando então alcançarão sua completude à semelhança do corpo glorificado do Senhor Jesus, não bastasse a plenitude já alcançada, por só estarem na presença de Deus. Ora, qdo da consumação dos tempos, haverão novos céus (firmamento) e nova terra, destinados aos santos ressurretos e àqueles que na ocasiao da segunda vinda de Cristo serão arrebatados com corpos ressurretos igualmente. A Deus, pertece eternamente o céu. A Bíblia deixa claro que está reservado para aqueles que amam a Deus o que os olhos nunca viram, nem a mente nunca imaginou. Então, só por isso, podemos concluir que, de peregrinos que somos, num mundo cheio de sofrimentos e dores como o nosso, chegaremos , por fim, à nossa verdadeira pátria, e haveremos de antecipar todo o gozo a partir já do momento em que fecharmos nossos olhos, por ocasião da morte física, gozo este que haveremos, repito, de experimentar antes mesmo da ressurreição dos nossos corpos. Este gozo, creio, manifestar-se-á ainda com maior intensidade qdo formos revestido do novo corpo, que se assemelhará ao corpo de glória do Senhor Jesus. Penso que é o que nos basta saber, pois até aí temos a revelação clara da Palavra de Deus. E isto é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Simples como deve ser, maravilhoso como almejamos, esclarecedor, uma obs. A Sra sercou,se de cuidado com o principal objetivo das escrituras, dando a oportunidade ao pecador que Ler esse artigo de encontrar se com o Criador. dc Dalva

    ResponderExcluir