quinta-feira, 29 de novembro de 2012

OS TRÊS NOMES DOS FILHOS DE DAVI

OS TRES NOMES DOS   FILHOS  DE  DAVI




 ''Elisama, Eliada e Elifelete'' 2º Samuel 5: 16 



 Nos tempos da lei , era comum, um homem ter muitas mulheres, exemplo disso foi o rei Salomão que teve mil mulheres , Já o seu pai , o rei Davi , não houve registro bíblico, de quantas mulheres possuiu, mas , sabemos que foram muitas e muitos filhos .Escolhemos três deles para fazer esta postagem pois de alguma forma , fica claro que Davi quis fazer uma homenagem a Deus , por isso colocou os nomes de três deles: Elisama, Eliada e Elifete.

 Eli é o nome de Deus e esses três nomes tem um significado profundo ou seja : Deus ouve, Deus responde e Deus fala. Elisama tem um sentido profundo , porque diz respeito as atenções que O Todo poderoso tem para com cada um de nós. Deus nunca mudou, não muda e nunca mudará. Deus é ''socorro bem presente na angustia''.

Deus ouve, nossos pedidos , nossas murmurações, nossos agradecimentos nossos louvores. No passado distante , Deus ouviu os pedidos de Jacó, de Sansão, de Ana de Pedro , Paulo, etc... Hoje , ele ouve os pedidos nos dias atuais. Eliada , significa que Deus responde as tuas e as minhas petições. Jeová concede muito mais '' além do que pedimos e pensamos''.

Por isso , quando Salomão pediu sabedoria para reinar em Israel , Deus deu , não somente sabedoria , como riqueza e muitas mulheres. Quando Ana pediu um filho . Deus , lhe concedeu Samuel e mais seis filhos. Quando Jacó , pediu para que o Senhor promovesse a paz no coração de Esaú , ela foi concretizada etc... Deus responde as tuas e as minhas petições.

 Elifelete, significa ,Deus fala . Deus fala primeiramente por sua Palavra, que se renova todas as manhãs. A Bíblia é a expressão máxima do dialogo entre o Criador a a sua criatura. A Bíblia ensina, exorta, repreende , consola, indica, conforta. A Bíblia contém a única ''Palavra viva ''que existe. Rui Barbosa disse , certa vez que ''A Bíblia é o farol dos navegantes e é a bussola dos perdidos''. Quem quer conversar com Deus , tem que em primeiro lugar abrir e ler a Bíblia.

 Deus fala pelos hinos, pelos louvores e se for necessário ele fala por músicas seculares. Lembro-me que certa vez, após dirigir um culto abençoado, sai as pressas para ir trabalhar e comecei a ficar impaciente com as pessoas que estavam andando vagarosamente a minha frente. Repentinamente alguém ao meu lado aumentou o volume de um radio , que estava ouvindo e uma música cantava assim :'' Não adianta ir a igreja rezar e fazer tudo errado''.

 Eu estava fazendo tudo errado com a minha falta de paciência, para com as pessoas que estavam a minha frente , pois a calçada estava muito movimentada. Deus fala pelas circunstancias. Um missionária me ensinou , que após a oração, bom seria que as pessoas ficassem em silencio para ouvir a resposta do Senhor e um dia , pela madrugada , eu orei e fiquei em silencio esperando a resposta de Deus e pensava:''Será que ele me ouviu''. Repentinamente no apartamento ao lado do meu , um bebe chorou e sua mãe foi atender e falou em alta voz: ''Eu ouvi minha filha''. A resposta em se foi simples , contudo ficou diferente ,por que aquela frase estava como se estivesse ungida .

 Era uma resposta diferente porque estava falando ao meu coração. Deus tem sempre uma resposta , porque ele vê além do que podemos ver . Deus sempre tem uma das três respostas: Sim, Não ou Espere. Ele sabe o que é melhor para nós. Deus sabe de tudo e nós não sabemos de nada. Somente adiante é que se cumpre '' O que faço hoje somente entenderás depois''.

 Elisama, Eliada e Elifelete- Foram três nomes, três homens , três sacerdotes e três filhos , que Davi  achou  de homenagear ''O Senhor de todos os senhores.''Foi uma homenagem  sui-generis , pois  colocou o nome  de  Deus  nas  suas  crianças. Davi adorou o Rei dos reis de forma prática e acima de tudo nos deu exemplos de como pedir, de como falar, de como ouvir e obedecer ao Deus todo poderoso. Meditemos  nisso.

4 comentários:

  1. Um brilhante comentário acerca da homenagem de Davi a Deus. Deixou minha

    tarde mais agradável. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Grata pelo seu incentivo querida . Que Deus lhe abençõe.

      Excluir
  2. Oi meu amado (a) . Achei que eram mulheres ,Mas nos comentários, uns dizem que eram homens, outros dizem que eram mulheres. Um abraço fica na paz.

    ResponderExcluir
  3. Querido desconhecido , Apaguei seu comentário sem querer. me desculpe

    ResponderExcluir