terça-feira, 9 de outubro de 2012

RESTAURAÇÃO

RESTAURAÇÃO 


 ''Estou fazendo uma grande obra, e não posso descer'' Neemias 6:3


 Neemias foi um judeu que gozava de toda confiança do rei. Neemias era copeiro e falar dele , ou escrever sobre ele é o mesmo que ver pelas suas atitudes: o respeito, o amor , a compreensão pelo seu semelhante . Neemias estava ali cativo, mas se preocupava com os conterrâneos, e nas caladas da noite seu coração mergulhava na tristeza e no pranto.

 Era comum , a preocupação de Neemias , com os que ficaram em Israel e que ele sempre perguntava aos que vinham de lá, a situação dos que eram considerados remanescente , depois da invasão e sempre escutava a mesma resposta. ''Está tudo acabado, portões queimados, portas destruídas, muros derrubados.''

 A Bíblia diz , no livro de Neemias , capitulo 1° verso3. ''Disseram-me: Os restantes que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados , e as suas portas queimadas.'' A Bíblia diz que , Neemias chorou, lamentou, jejuou e orou ao Deus dos céus. Uma coisa foi interessante, Neemias saiu da emoção e partiu para a oração.

 Neemias viu que , de nada serveria , as lamentações, reclamações e nem pensar em razões, por isso , ele foi a presença do rei, e recebeu dele ''carta  branca'' para restaurar Jerusalém. Neemias , não perdeu tempo, e viajou para Jerusalém. Quando trazemos do texto para o contexto, observamos que o mundo está espiritualmente destruído

. Famílias inteiras precisando de restauração. Lares com portas queimadas, que não entra e nem sai , nada com relação as Escrituras . Os muros derrubados , que são as orações que nem existem. Falta força para tudo e inclusive de fé. Como diz o hino. ''Está faltando João Batista e esta sobrando Salomé''.É assim que ''caminha a humanidade''.


 Naquele tempo , Neemias desistiu do comodismo do seu Falacio Real e partiu para o trabalho. Estava , ele começando seu trabalho Missionário. E nós? Que estamos fazendo em matéria de evangelismo? Neemias estava com a missão de restaurar uma cidade velha. Quando paramos para pensar, observamos que é muito mais fácil começar um edifício novo, que restaurar um prédio antigo.

 Quando a nossa missão é pregar o evangelho a quem nunca ouviu falar dele , é muito mais fácil do que pregar o evangelho, aos crentes que mergulharam nas águas da invencione e do engano. Repesca-los , não é fácil. Neemias foi um avivalista. Cuja meta era alcançar e restaurar o que se tinha destruído.

Neemias começou a enfrentar problemas . Com os da mesma casa. Neemias começou a enfrentar Tobias e Sambalarte que começaram a conspirar contra o trabalho. Aqueles homens , não eram pessoas simples. Sambalate era governador e Tobias era um homem influente no reinado. Isso mostra que na obra de restauração , aparece o que mais '' dói ''em um líder. Os da própria família trabalhando contra, procurando atrapalhar a obra , que vale dizer

Nas igrejas '' tem muitos cristãos que nem fazem, nem quer que ninguém faça e ainda tem raiva de quem faz''. Isto me lembra de um acontecimento. Quando eu era Presidente da União feminina, reuni as irmãs para juntas organizarmos uma festa de gratidão pelo aniversário da União. Trabalhamos muito e no dia da festa ,passamos o dia lavando, limpando, e no fim da tarde , chegou uma irmã que não estava dando a '' minima ''para a festa. resolveu aparecer e foi repentinamente , falando mal de tudo, colocando defeito nas menores coisas e dando opinião sem ser convidada. Eu tinha costurado uma toalha e ela achou de reclamar da toalha e resolveu ''por conta e risco próprio'' , que iria trocar a toalha por outra que ela tinha em casa, alegando ,que era mais bonita, e então não deu certo. Não brigamos ,mas fiz valer a minha autoridade de presidente lhe dizendo (baixinho) que não fizesse isso , pois eu não iria permitir.Ela não gostou mas teve que aceitar porque sempre confrontei educadamente .

 Tobias e Sambalate começaram a mandar recados para que Neemias , parasse o que estava fazendo para ir falar com eles . Com o entendimento comum de um líder nato, Neemias viu que toda aquela jogada , era para fazer a obra parar. Era uma conspiração para intimidar que Neemias, não deu ouvidos e respondeu:''Estou fazendo uma grande Obra e não posso parar'' ou melhor descer

. Quando estamos fazendo a obra de restauração, estamos em ''cima ''e por ''cima'' e por isso temos que fazer como Neemias e não descer para nada, principalmente para ouvir os inimigos internos e gratuitos, cuja missão é fazer a vontade do inimigo.Os Tobias e Sambalate nunca faltarám na obra. Neemias conseguiu fazer com grande vitoria a restauração dos muros e portas de Jerusalém, e sabe por que? Porque ele disse ; ''Estou fazendo uma grande obra e não posso descer.'' Façamos o mesmo , no trabalho missionário de restauração.

 Meu caro irmão (ã) , Você esta precisando de restauração em que area da sua vida? Na física ? Está com a saude abalada? Esta precisando de restauração no seu Lar? No trabalho? Na area emocional? Na area espiritual? Muito embora esteja tudo muito dificil, Não se julgue, mas se compare com outros que gostariam de estar no seu lugar.

 Conta a historia que um monge reclamou de Deus dizendo assim: ''Senhor ! Quem é mais infeliz do que eu que só me alimento com uma única maçã por dia? '' Dias depois ele descobriu que mais em baixo um outro monge se alimentava das cascas da maçã que ele comia e que a  agua  do  regato levava na correnteza.

E assim é com cada um de nós. Lembre-se que tem um Deus que não nos esquece e que ele é o maior restaurador de todas as coisas , por que é fiel. Ele vai restaurar a tua fé, tua saúde, teu emprego, teu lar , teu marido , tua esposa, teu filho. Espera tão somente. Mesmo que tudo pareça '' ventos contrários '' , não pare na caminhada e nem na obra , porque você faz a diferença não descendo e nem parando , para ver o tempo passar. Façamos como  Neemias.

 No livro de Joel , capitulo 2:25 diz: ''Restituir-vos ei os anos que os anos que foram consumidos pelo gafanhoto...'' O gafanhoto pode ser os microbios que estão destruindo tua saúde, alguém que está prejudicando teu emprego, teu casamento , as drogas que estão destruindo teu filho etc... Pois fique certo que o Deus que trabalha em silencio ,vai te dar tudo de volta. Saúde , emprego e paz. E isso chama-se restauração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário