sexta-feira, 8 de junho de 2012

APTIDÃO ESPIRITUAL

Aptidão Espiritual


''A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus e a comunhão do Espirito Santo Seja com todos vós . Amém '' 2° Cor. 13:13

Este versículo que o Apostolo Paulo escreveu no livro de Corintios, fez parte das doutrinas ensinadas aos crentes de Corintios, que dá uma certa convicção de que, apenas o pastor tem aptidão para ministrar a benção apostólica. Já li em certo Blog que qualquer um pode ministrar a benção apostólica, mas acho eu (é uma posição minha) que somente o Lider pode fazer essa parte, pois tem que haver uma certa diferença em toda hierarquia .

Estamos refletindo neste trabalho , sobre a área Espiritual , suas nuances, seus méritos, seus objetivos e suas lições. A nossa vida está sempre pautada dentro do aprendizado e que cada lição gera uma nova experiencia para um novo crescimento. Jesus Cristo , veio fundar uma nova sociedade para fazer a diferença no mundo em todas as áreas básicas que são: concretas, físicas, emocionais, mentais, e espirituais das pessoas.

A finalidade da Igreja é alcançar o maior número de almas possível para o ''Reino de Deus'' e educá-las para serem competentes em tudo , principalmente na área '' Espiritual''. O objetivo é somar vitórias e assumir posturas diferentes diante de Deus, com diferentes importâncias especificas. Jesus disse : ''Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja''.

Nada acontece por acaso, no Reino de Deus, porque existe uma nova forma de vitoria, e se estivermos firmado na pedra , a nossa '' competência espiritual '' , vai nos ensinar, quando os problemas surgem : a aprender '' com eles a passar por eles.'' Estar conectado com o Reino Espiritual não é necessidade é obrigação. O Próprio apostolo Paulo é o maior exemplo disso.

Deus , procura pessoas comprometidas com ele , que sirvam de exemplos em estrategias arrojadas que tenham perfil capaz de de inspirar e influenciar positivamente outras pessoas e tornar isso ,um ciclo benéfico cada vez maior, Deus precisa de pessoas capazes de agir com qualidade e eficacia para vencerem , desafios e turbulências e sobressair em situações imprevistas , na Congregação, na família, e no trabalho. Maior exemplo bíblico foi o de Ana.

A Instituição Espiritual é tão importante que serve de trampolim ,para os demais que chamamos de: intelectual, emocional, física e material. O homem espiritual que é o produto da instituição ,é um entusiasta, não depende de posição social, e é portador por excelência do dinamismo do Reino. Essa pessoa consegue conectar-se com todos os níveis sociais utilizando a empatia, a assertividade, e a autoconfiança e isso atinge em cheio os colegas de trabalho, família e a sociedade.

Uma pessoa capacitada espiritual, se conhece por suas atitudes, por suas palavras que combinam com as suas ações do dia a- dia. Ele se distingue pela elegância , porque não confronta com religião nenhuma nem com crenças nem com dogmas, valores, religião e com pessoas radicais.

A modernização exagerada dos projetos , coloca em risco de desequilíbrio todo sonho cujas consequências é o enfraquecimento espiritual individual e coletivo. O Líder Cristão não pode perder o foco de sua visão. Ele não pode deixar seus valores espirituais, aprendidos no Reino de Deus. Eles são desbravadores, que tem metas a alcançar para ensinar a outros como livrar-se do pecado e guiá-lo ao serviço.

O competente espiritual tem que ter vida devocional, ser integro, ser exemplo de serviço, a Igreja a princípios morais da palavra de Deus e nunca abrir mão dos valores espirituais. Chamamos tudo isso de aptidão espiritual. E por isso cabe ao Líder a ''benção apostólica''.

2 comentários:

  1. Muito interessante esse artigo Irmã Dalva, bem coerente. Olha existem as bençãos sacerdotais, inclusive eu ministro na minha igreja, Nm 6, 24 a0 26, vem antes das bençãos apostólicas, pode ser ministrada também em cerimonia de casamentos, etc. As bençãos pastorais, 1ts 5, 23, 2, co 13.11, todas sempre antes das bençãos apostólica, aqui eu costumo cantar a benção apostolica ao invés de falar, mas cada pastor faz como achar melhor.
    Quem deve ministrar as benção apostólica, a nível de Assembleia de Deus, só de presbítero pra cima. Tem que haver um respeito hierárquico no ministério, por exemplo em um culto quem deve ministrar a benção é aquele que hierarquicamente esta em uma posição superior, no caso se o pastor presidente do ministério estiver no culto esse espaço deve ser dado pra ele.
    Agora esse procedimento mim parece que não é adotado em todos os ministérios.E não podemos esquecer que a benção apostólica é de fato a ultima benção do culto, portanto temos que valoriza-la.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pastor Ivan , cheguei agora do culto e a pregação feita pela Pastora Amara falou das bençãos de Deus feitas pelas mãos e das bençãos para aqueles que procuram a face do Senhor. Achei muito interessante, principalmente quando ela falou que a maoiria procura as bençãos das mãos e que são poucos os que buscam a face de Deus. Obrigado pelo comentário MARAVILHOSO que fez acima. Eu aprendi muito agora, pois não sabia desses detalhes. Um abraço

    ResponderExcluir