segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TEMPO PARA TUDO

TEMPO PARA TUDO


''Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu''. Há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de se arrancar o que se plantou;...'' Eclesiastes capitulo 3: 1-2

Quem já viu o tempo?
Como é formado o tempo?
O tempo é algo que só pode ser visto através da idade, nas mudança de determinados lugares. Podemos ver o tempo nos cabelos brancos dos idosos e nas suas rugas da face, no crescimento das crianças, no movimento das dunas, que o vento leva de um lado para o outro e através da contagem numérica dos relógios a começar dos segundos que formam os minutos, que formam as horas, que formam os dias. Os dias formam as semanas , estas formam os meses que por sua vez formam os anos que formam os séculos e dos séculos os milênios..... Dai dos milênios a eternidade.


Durante os tempos vão se formando as histórias e os acontecimentos individuais , familiares ,estaduais , nacionais e internacionais e tudo vai tendo seu tempo determinado , mas a mesma Bíblia que fala desse tempo também diz no livro de ''2 Timóteo 4:2 (a) ''Pregai o evangelho
a tempo e fora do tempo...'' E com esse comentário quero dar um testemunho de uma pregação do evangelho fora de tempo que aconteceu comigo.

Estávamos vivendo os últimos meses do ano de 2000. O mundo se preparava para a festa do Natal. As lojas estavam cheias de pessoas comprando presentes. Por todo lado se escutava as músicas alusivas ao evento. O ar era de festa. A alegria tomava conta das fisionomias, principalmente a minha , pois não escondo o encanto que essa festa provoca em mim . No auge dos preparativos , como Diretora da Escola Bíblica Dominical , nasceu no meu coração a ideia de presentear os alunos com uma lembrancinha natalina, porque o mais simples presente serve de incentivo para o comparecimento as aulas.

Resolvi comprar numa loja cujo nome é ''Atacado dos Presentes''. Lá encontramos uma variedade enorme de lembrancinhas a preço popular. Me preparei para ir a essa loja. Do lugar em que moro , gastamos uma hora e dez minutos de ônibus, para chegar até lá, portanto é um pouco distante. Era um dia de sábado e como resolvi não trabalhar, tirei o dia de folga para fazer essas compras.

Quando o ônibus sai do ponto inicial , faz um trajeto pelas montanhas e se pode dizer que é um passeio inesquecível. Chega a determinado ponto , por causa da altura , podemos vislumbrar a beleza imponente do Oceano Atlântico. É de um azul tão profundo que quase chega a confundir-se com o azul do céu. E nada melhor que uma bela paisagem para se fazer uma higiene mental. Fazendo um conjunto benéfico para a saúde respira-se o ar puro da montanha , contempla-se a beleza das arvores e se sente aquele vento suave e teimoso que sopra nos cabelos e nos acaricia o rosto . Para resumir: era isso que eu queria curtir naquela manhã ensolarada de sábado.

Subi no coletivo e observei (como era muito cedo) que somente três pessoas estava dentro do ônibus . O motorista , o cobrador e eu. Após cinco minutos de viagem subiu um rapaz e um pouco mais adiante, uma senhora muito bonita e muito elegante. Agora eramos cinco e o ônibus com as cadeiras todas vazias seguiu viagem. De repente aquela senhora olhou para todas as cadeiras e resolveu sentar junto de mim, e eu pensei '' Agora sim! Lá se foi meu passeio e o sonho de curtir a paisagem''. Era visível a tristeza daquele rosto , e a vontade de ter um ombro amigo para chorar nem que fosse de uma desconhecida como eu. Então comecei a falar com Deus no silencio do meu coração.
E pensei : “Meu Senhor ! Isto está me cheirando a gabinete Pastoral e eu não sou Pastora'' e Deus me respondeu no intimo (Calma). Então o Espirito Santo me lembrou :''A tempo e fora de tempo''.
Acostumada a evangelizar no trabalho e em campo , não contava que teria de fazer esse trabalho
Na hora de um lazer e para mim estava ''Fora de tempo''.

Aquela senhora , fez um tremendo sacrifício para fazer um ar de riso para mim e perguntou:
''Vai ao Atacado?'' Respondi que sim , e no fundo eu não queria conversar. Eu estava ali para curtir e
o que menos queria era conversar, mas mesmo contrariada comecei a ouvir a história daquela mulher e comecei a sentir uma compaixão que me fez pedir perdão a Deus. Sou uma missionária e não posso escolher o momento de dar assistência espiritual a quem precisa mesmo não sendo Pastora. Aquele encontro foi provocado por Deus, e disso não tenho a menor duvida.

E aquela dama começou a falar. Contou dos tempos da juventude em que conheceu , namorou e casou com o homem que jurou diante de Deus ser fiel eternamente e agora , depois de trinta nos a trocou por uma jovem de vinte e cinco anos. Aquela senhora começou a chorar e gentilmente pegou um lenço para enxugar as lagrimas. Chorava e falava e falava e chorava e limpava o nariz e nesse pranto educado eu fui ouvindo tudo que ela tinha para contar. Em nenhum momento a interrompi porque ela falava das viagens , dos tempos felizes , com uma riqueza de detalhes que chegava ser impressionante. Ela desabafou e eu pude sentir uma certa paz , mas então então me perguntou sobre minha vida. Respondi que também estava separada e sabia o que ela estava passando. Foi quando ela perguntou : qual era o segredo da minha calma e eu respondi:
''Jesus” e comecei a falar do amor de Deus e que ele estava contemplando aquele sofrimento e queria .que ela soubesse. Aquela mulher mudou o semblante , começou a surgir uma luminosidade especial de muita calma e ela começou a agradecer me dizendo que fora eu a responsável por ela esta se sentindo tão bem.
Aquela senhora não sabia mas tinha colocado todo entulho para fora do seu intimo e eu coloquei la dentro a palavra de Deus que é um refrigério em tempos de angustia. Ela estava vivendo o tempo de chorar e eu de pregar fora do tempo. Não vi as montanhas, debruçadas sobre as águas do Oceano Atlântico , não vi a imensidão do azul do mar , não senti o acariciar do vento e nem o verde das arvores mas vi uma coisa que jamais esquecerei :Eu vi um sorriso cheio de paz brotar naquele rosto lindo daquela senhora e isso valeu todo passeio . Concluo este testemunho repetindo que aquela senhora estava no tempo de chorar e eu fora do tempo de pregar .

6 comentários:

  1. Querida irmã em Cristo, como estou feliz com esta mensagem tão maravilhosa, pois sei que as pessoas do mundo inteiro estão sendo edificadas com tão lindo testemunho. Não estou surpresa, pois sei que você é um poço de sabedoria dada por Deus. Que Deus continui te abençoando ricamente. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado querida por esse elogio. Ore por mim sempre para que Deus me de sabedoria e palavra. Abraços da irmã Dalva para minha mãe na fé bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esto tentando ligar pra vc mas não consigo. Ligue pra mim Carmen.

      Excluir
  3. a paz, verdadeiramente HA TEMPO PARA TODO O PROPOSITO DEBAIXO DO SOL, SABIAS PALAVRAS DO REI SALOMÃO, OBRIGADO POR SUA VISITA EM MEU BLOG E SEU COMENTARIO, QUE DEUS A ABENÇOE.
    HTTP://RCOSTAALVES.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  4. Irmão obrigado por me seguir. Eu estou seguindo seu blog mas não vi a foto mesmo tendo feito o login, Paz do Senhor .
    Dalva

    ResponderExcluir
  5. Guerreira incansável de Jesus... Deus dentro de sua rica misericórdia e eterna graça continue a usar-lhe não somente para evangelizar, mas para escrever.
    Quero com lágrimas nos olhos dar graças a Deus por sua vida, pois percebo que há muito dEle dentro de ti.

    Deus lhe abençõe.
    Pablo Silveira

    ResponderExcluir