quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

AS BRECHAS


                                      
                                      As Brechas

'' Busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra para que não a destruísse porém a ninguém achei.'' Ezequiel 22;30


É muito comum escutarmos falar de brechas . Elas estão por toda parte. È comum vê-las nas rochas, nos muros nas paredes e nos telhados. Contudo tem um tipo de brecha que não se pode ver , é a que está nos sistemas sociais . Psicológicos , emocionais e espirituais. Podemos citar individuais , estaduais, nacionais e internacionais.

Brecha é um espaço vazio por onde pode penetrar algo que de uma forma ou de outra pode causar dano e esse dano pode ser em qualquer área de nossa vida visível e invisível. As brechas aparecem em materiais de certa dureza .Mas tem as invisíveis e justamente essas é que fazem maiores estragos e que em muitos casos são irreversíveis

Ela pode aparecer localizada na área espiritual em um lado fragilizado de nossa personalidade que entra na nossa vida ''como ponto de apoio para o diabo cirandar , usar e abusar de nossa vida''.Alguém citou que a ''Maldição é a permissão que damos ao inimigo , por não obedecermos a palavra de Deus''.

A primeira brecha que vemos na Bíblia é a que está escrita no livro de Gênesis 38:29 . Quando nasceram os gêmeos e na hora do nascimento um dos garotos colocou a mão para fora da mãe. Ele estava numa posição posterior e por isso a enfermeira disse :''Que a brecha esteja sobre ti'' e isso aconteceu no nascimento de Tamar e Judá. A Bíblia nada cita com o que aconteceu com um desses gêmeos. Mas essa foi uma palavra de maldição, porque uma brecha espiritual é algo terrível.

Também vimos o próprio Deus abrindo uma brecha entre as tribos de Israel em Juízes 21:15 e o povo ficou triste porque isso os enfraqueceu . Mas isso aos olhos humanos e não aos olhos de Deus. Em Samuel 6:8 vemos a historia da tristeza de Davi, por ter Deus ter feito uma brecha, ferindo Oza e que por isso chamou-se aquele lugar de Feres-Osa, nome que traz até hoje.


Salomão também construiu um muro para fechar a brecha da cidade de Davi , seu pai (II Reis 11:27 .
O Salmo 143:14 diz: ''Não haja brechas em nossos muros, nem rupturas e nem lamentações em nossas praças''. Nas cidades antigas construía-se muros para proteger os habitantes e quando o inimigo conseguia fazer uma brecha, os moradores ficavam a mercê das dificuldades e assim os inimigos venciam o bloqueio do sistema e diziam '' Por onde passa um boi passa uma boiada ''e diziam também ''Por onde passa um pingo d'água passa um oceano''. E hoje? As nações fazem um muro diferente chamado ''acordos ''que nem sempre cumprem, e estão sempre fazendo ''brechas''
nos tais ''acordos.''

Zedequias foi um exemplo de rei que não ouvia os profetas do seu tempo. Fez todo tipo de brechas no seu reinado na vida do povo na vida da sua própria família e na sua vida própria, resistindo a todos os avisos por isso foi levado pelos Caldeus , teve seus olhos perfurados e foi amarrado com cordéis de bronze e levado para Babilônia.

Nós somos chamados para reparar as brechas da nossa família, da nossa cidade, da nossa nação da e até da nossa igreja e termos que ter cuidado  também com as nossas brechas . A Bíblia diz ''Guarda a fortaleza''. As maiores brechas são: a mentira, o pecado não confessado, a falta de perdão, o orgulho a soberba, a pornografia. Em tempos passados o povo da época de Ezequiel abusou do pecado e fez toda sorte de brechas.

 Por isso Deus falou '' Busquei dentre eles um homem que estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que não a destruísse porem a ninguém achei''Ezequiel 22:30. E hoje ? Quem quer ficar na brecha? Por esse mundo que está fazendo do pecado uma brincadeira. É uma falta de amor tremenda até mesmo nas Igrejas que se chama ''Escola do amor''. Ficar na brecha é necessário e é um privilegio. Quem quer?

O Código penal o que mais tem , é emenda para tentar fechar as brechas do Sistema. Temos que orar pela nossa família , pelo nosso Estado , pela nossa cidade , pela nossa Nação e pela nossa Igreja e por nós mesmo para que sejam fechadas as brechas . Ao abrir os braços no calvário , Jesus estava suplicando a Deus pelos pecadores e fechando as brechas e  nós estamos de braços aberto diante de Jesus pelos nossos familiares e pelo mundo para tapar as brechas.

Um comentário: