quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SAUDADES DA PATRIA

Saudades da pátria


'' As margens dos rios da Babilônia nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião.
Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas Harpas, pois aqueles que nos levaram cativos pediam canções, e os nossos opressores que fossemos alegres , dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. Como , porém, haveríamos de entoar o canto do Senhor em terra estranha?''
Salmo 137:1-4

Estamos diante de um salmo tão bonito quanto triste que inicia com uma palavra a qual é uma das sete do mundo que não tem tradução em idioma nenhum que é a palavra ''Saudade'' . Como qualquer sentimento a saudade , magoa, machuca e as vezes até mata, porque é uma dor que atinge a área emocional e muitas vezes serviu e serve para os propósitos de Deus, para chamar a atenção do seu povo , para o compromisso firmado com ele .

O coração ama, odeia, fica triste, adora mas sente saudades também e em todos os verbos ele tem tradução mas saudade (é uma palavra brasileira) que só existe aqui muito embora ,todas as pessoas do mundo inteiro tenha experimentado esse sentimento, pelo menos uma vez na vida.

A Bíblia conta que de dois irmãos gêmeos surgiram dois povos: De Esaú surgiu Edom e de Jacó surgiu Israel. Esses dois povos viviam em constantes confrontos por causa da Primogenitura que foi tirada de Esaú pelo seu irmão Jacó.( Gen. 25:31-34) O livro de Obadias retrata bem o que aconteceu entre esses dois povos.

Os Edomitas tornou-se um povo cheio de ódio, orgulhoso, feroz , vingativo, e sempre procurando pretexto para atingir os filhos de Jacó. Quando Israel saiu do Egito , conduzido por \Moisés , os Edomitas era um povo com destaque Nacional. Com o passar dos anos, Nabucodonosor invadiu Jerusalém e levou o povo cativo e os Edomitas se vangloriaram com os sofrimentos dos judeus que eram seus irmãos e até participou do massacre cruel, (Salmo 137:7), também roubando , pilhando, matando e esqueceram que um dia Deus mandou Israel tratá-los com carinho .(Deut. 23:7)

Mas a historia conta que pagaram caro, pois quando Israel foi restaurada , Ciro rei da Pérsia atacou e exterminou os Edomitas de tal forma que até seu nome desapareceu do mundo como nação. E tudo mostra que se cumpriu o que Obadias escreveu: no v.15'' Como fizeste assim se fará contigo''.

E voltando o assunto, ali as margens do rio da Babilônia estavam os Judeus , chorando de saudade
da sua terra Sião e sabendo que tinham que firmar um novo compromisso com o seu Deus. Ainda queriam que cantassem uma canção para eles ouvirem. Já estava tudo tão difícil dentro do drama da saudade e ainda ter que cantar! E para o inimigo! Era uma crueldade após outra.

Mas a Bíblia diz que '' Foi bom ser afligido para aprender os teus caminhos'' (Salmo 119:71) Também diz que Deus ''Castiga aqueles que ele ama''.(Heb.12:6) Quando somos crianças , como entendemos os castigos dos nossos pais. Na nossa mente não existe conexão entre amor e o castigo. Achamos que quem ama não bate, não maltrata , não fere, não machuca, portanto como entender os castigos de Deus?

Ele não quer perder nenhum de seus escolhidos e os primeiros escolhidos foram os Judeus e ao longo da história quantas lutas enfrentaram por causa da infidelidade? Mas Deus na sua infinita misericórdia sempre organiza novos planos para resgatá-los e isso se estende a nós também pois somos Israel espiritual.

''Na construção de um prédio, precisa-se de um Alicerce'' e na vida espiritual ele se chama compromisso. È isso que garante um bom negocio. Enquanto os demais sentimentos humanos são
emoções individuais, o compromisso canaliza e integra-os em um vinculo assim como os andares e escadas de um prédio'' O compromisso é a maior conexão emocional existente em uma
via de mão dupla, na qual ambos precisam de participação ativa''(Curiosidades).

Fica para nós uma grande lição desse Salmo : Nunca se deixar envolver pelo orgulho , pelo ódio e pelo antissemitismo. È bobagem pensar que o Exílio não existe mais. Ele é tão presente e tão frequente como foi com os Judeus . Quantos estão longe com saudades : de casa, dos pais, dos filhos , da sua terra e ainda não entenderam que Deus os está convidando para um compromisso com ele e com a sua palavra para voltarem para casa conectado com o seu amor.. e poderem cantar
não debaixo dos salgueiros mas no seio do seu lar. Quantos estão nesse momento chorando no exílio de qualquer estado do Brasil ou de alguma nação estrangeira , com saudade da pátria.

2 comentários:

  1. Olá amada, obrigada por ter postado no meu blog.Estou sem postar por algum tempo devido a uma inflamação nos tendões. Mas já estou com saudade fazer minhas postagens. Peço-lhe orações em Nome do Senhor Jesus. Abraço fraternal e fique na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir